Nova rota reúne experiências para apreciar a natureza, cultura e gastronomia
A Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo é o mais novo destino turístico do Vale do Aço e região voltado para o ecoturismo, a aventura e o esporte. O trecho, de 196 km, passa pelos municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias. No trajeto, há monumentos em homenagem aos tropeiros, museus, fazendas antigas e igrejas centenárias. O passeio inclui também uma variedade de experiências gastronômicas.
A estruturação da Rota é resultado do trabalho em conjunto entre Sebrae Minas, Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), gestores municipais, Associação dos Ciclistas de Timóteo (ACTIM) e empresários da cadeia produtiva associada ao turismo.
O gerente do Sebrae Minas na Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício Fernandes, reforça que a iniciativa fortalece a identidade regional e incentiva a criação de novos negócios. “A meta é estruturar e divulgar o atrativo, contribuindo para sua melhor exploração e a geração de emprego e renda para centenas de famílias”.
No início do segundo semestre, foi realizada uma consultoria sobre transformação digital e desenvolvimento tecnológico voltada para o cicloturismo junto às micro e pequenas empresas ligadas à Rota. Novas capacitações estão previstas, com foco na melhoria da gestão de finanças, vendas, marketing digital e atendimento, além de iniciativas direcionadas ao fortalecimento da governança, divulgação e promoção do percurso.
PERFIL DOS BRECHÓS MINEIROS
Pesquisa inédita foi promovida pelo Sebrae Minas
O Sebrae Minas promoveu um estudo inédito sobre o segmento de brechós em todo o estado. Os dados foram coletados entre outubro de 2023 e março de 2024 junto a cerca de 100 brechós de Minas Gerais, visando conhecer estratégias de vendas, aquisição de estoque, precificação e marketing, além de entender o perfil dos consumidores e dos gestores desses empreendimentos.
O mercado de reúso tem apresentado crescimento nos últimos anos, atendendo à demanda de valorização da economia circular e das práticas sustentáveis. O resultado mostra que seis de cada dez pequenos negócios do segmento operam com lojas física e on-line simultaneamente, com 86% utilizando as mídias sociais para promover as atividades. Outro dado é que 53% começaram a atuar nos últimos cinco anos, tendo os adultos como principais clientes (60%).
GASTRONOMIA E CULTURA EM TEÓFILO OTONI
1ª edição de festival premiou 15 negócios em cinco categorias
A 1ª edição do Festival Gastronomia e Cultura de Teófilo Otoni foi finalizada em setembro, com a premiação de empreendimentos por meio do voto popular e da seleção de um júri especialista. A iniciativa visou alavancar o setor de alimentação fora do lar da cidade e apoiar os pequenos negócios que participam do Prepara Gastronomia, programa do Sebrae Minas desenvolvido para melhorar a competitividade de micro e pequenas empresas de alimentação fora do lar.
Quinze dos 35 negócios participantes foram premiados, os três com maior pontuação em cada categoria: Melhor Experiência Gastronômica; Atendimento; Melhor Prato; Melhor Drink; e Voto Popular. A churrascaria Chammas Grill ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Prato. Já as categorias Melhor Experiência Gastronômica e Melhor Atendimento ficaram com a Don Juarez Cervejaria. Na categoria Voto Popular, a campeã foi a Fazenda Jurema. E o Melhor Drink escolhido pelo júri técnico foi o da Boss Hamburgueria e Steakhouse.
Foram vendidos mais de 6,5 mil pratos e drinks no período do evento, movimentando em torno de R$ 260 mil. A iniciativa impulsionou a geração de postos de trabalho e a melhoria de processos de muitos bares e restaurantes. O 1º Festival Gastronomia e Cultura de Teófilo Otoni foi uma iniciativa do Sebrae Minas, Sicoob Credivale, CDL Teófilo Otoni, Prefeitura, Sindcomércio e Automóvel Clube, com apoio da Rádio 98.