Design
CRIAÇÕES INÉDITAS
Com apoio do Sebrae Minas, indústrias moveleiras de Ubá conquistam novo patamar no mercado
Isabela Lobo
Uma estante inspirada nos contornos da manga ubá, um sofá que remete às canoas indígenas e uma mesa de centro que traduz em design as notas da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, compositor natural de Ubá, na Zona da Mata mineira. Estas foram algumas das criações que despertaram a atenção do público da CASACOR Minas 2024, realizada na capital mineira entre julho e setembro, marcando um novo momento do tradicional Polo Moveleiro de Ubá ao aliar tradição e ousadia.
A participação na maior mostra de arquitetura e design da América Latina foi viabilizada pelo Idear, programa estratégico do Sebrae Minas para apoiar e fortalecer micro e pequenas empresas do setor moveleiro no estado. Dez indústrias e cinco designers trabalharam de forma integrada para compor dois espaços exclusivos na exposição, criados pela arquiteta Maikyanne Sudré para refletir a herança cultural e o potencial criativo da região.
Reginamaria Loures de Oliveira, analista do Sebrae Minas, conta que foi preciso um trabalho intenso de sensibilização e preparação para que os empresários compreendessem todas as oportunidades da mostra. “Realizamos workshops e mentorias com foco no desenvolvimento de móveis autorais, além de uma missão técnica à CASACOR São Paulo. Essa iniciativa foi essencial para que eles entendessem como a mostra funciona, o tipo de público que visita o evento e as estratégias de comunicação utilizadas pelos expositores para se conectar com novos mercados”, explica. Ela ressalta que, a partir dessa experiência, os empresários puderam não apenas desenvolver produtos mais alinhados ao mercado de alto padrão, mas também repensar suas estratégias de posicionamento e inovação. Sob a coordenação do designer Gustavo Greco, o desenvolvimento dos móveis autorais foi guiado por uma proposta clara: evidenciar as raízes culturais de Ubá. “Cada móvel criado traz uma história, uma identidade própria, gerando uma conexão mais forte com o público”, explica Gustavo. Segundo ele, essa abordagem valoriza a cultura local ao mesmo tempo em que posiciona o polo moveleiro de forma diferenciada no mercado nacional e internacional. “O design autoral, aliado a práticas sustentáveis, foi fundamental para transformar o mindset dos empresários. Eles passaram a enxergar o design como uma ferramenta estratégica, capaz de agregar valor e conquistar novos nichos”, conclui.
Luiz Roberto Pereira, sócio-diretor da Sparta Móveis, está no ramo moveleiro há quase quatro décadas. Começou prestando consultoria na área contábil e, depois de se especializar em gestão estratégica e de adquirir conhecimento em produção, resolveu abrir seu próprio negócio. O convite para participar do Programa Idear, que foi aceito de imediato, surgiu a partir de uma reunião de negócios. Depois da experiência, Luiz considera que a sua forma de enxergar o mercado mudou. “Trabalhei por mais de 20 anos em fábricas que não usavam design. Com o Idear, percebi que essa é a diferença para agregar valor aos produtos”. Para ele, a participação na CASACOR foi transformadora, abrindo portas para novas oportunidades e ampliando a visibilidade do polo de Ubá.
FUTURO PROMISSOR
Os resultados na CASACOR Minas foram significativos: dez móveis autorais, desenvolvidos com materiais sustentáveis e design inovador, foram exibidos nos espaços exclusivos. O público, composto por consumidores finais, lojistas e arquitetos, se encantou com a originalidade e a proposta criativa do polo. Outra conquista, segundo as empresas participantes, foi um aumento expressivo no engajamento nas redes sociais e nas vendas diretas de peças expostas.
Reginamaria destaca que o impacto foi percebido também nas novas conexões de mercado. “Os empresários conseguiram estabelecer contatos promissores com lojistas e clientes de todo o Brasil, o que contribuiu para fortalecer o Polo Moveleiro de Ubá como um centro criativo e competitivo”, comenta. A empresa Montanha Móveis, por exemplo, vendeu todas as peças expostas e recebeu propostas de novas parcerias. A Formato Objeto, empresa de design do polo, também fechou vários trabalhos após participar da mostra. Para 2025, o Sebrae Minas já planeja expandir o Idear, com foco em um planejamento estratégico para consolidar Ubá como um polo de design e inovação. “Vamos fortalecer o grupo, expandir a atuação e capacitar ainda mais os empresários para que possam acessar novos mercados de forma estruturada”, antecipa Reginamaria.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
A experiência na CASACOR trouxe tanto oportunidades quanto desafios para o polo de Ubá. Um dos principais obstáculos foi o curto tempo para o desenvolvimento dos produtos, já que o tema da mostra só foi anunciado em março, com a exposição prevista para julho. “Precisamos pensar no design dos móveis rapidamente, o que exigiu agilidade e criatividade”, relata Reginamaria. Além do tempo, a distância de Ubá para Belo Horizonte também representou uma barreira para os empresários. “O contato presencial é essencial em eventos como a CASACOR. A distância limitou um pouco nossa presença, mas conseguimos criar boas oportunidades de mercado mesmo assim”, explica Luiz Roberto.
PROGRAMA IDEAR
Iniciado em 2024, o Programa Idear tem como foco fortalecer e fomentar novos negócios nos polos produtivos moveleiros do estado. Ubá, na Zona da Mata mineira, foi a primeira cidade a receber a iniciativa, que contou com a participação de dez indústrias e cinco designers. O programa também já é realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, para 2025, a expectativa é que o Idear alcance empresários de outros polos do estado, incluindo Carmo do Cajuru, Passos e a região de São João Del Rei.