
Pequenas histórias de grande sucesso
Cerâmica com alma e afeto
Adriana Ribeiro foi elencada entre os cem maiores artesãos do Brasil

Crédito: Arquivo Pessoal
“Minha história com o artesanato começou ainda na adolescência, quando me sentia atraída por trabalhos manuais, mas foi na vida adulta que a atividade se tornou a minha profissão. Eu era funcionária pública e, na pandemia, decidi mudar totalmente. Eu buscava algo que me conectasse com a criatividade e, ao mesmo tempo, me permitisse equilibrar a vida pessoal e profissional.
Encontrei essa oportunidade na cerâmica, atividade tradicional em Recreio, minha cidade. Então, essa arte passou a ser um verdadeiro refúgio: é mais do que uma profissão para mim, é uma forma de expressar minha identidade e, ao mesmo tempo, de conectar pessoas e histórias por meio da arte.
Cerâmica Aldeia
Criei a Cerâmica Aldeia em setembro de 2020 e, aos poucos, comecei a me aperfeiçoar para unir a arte de moldar argila às práticas contemporâneas de design. A produção de peças utilitárias e decorativas me permitiu combinar a tradição artesanal com as novas tendências do mercado. Cada peça criada é única, e a busca constante por inovação me impulsiona a explorar novas técnicas, sempre mantendo a essência do meu trabalho.

Crédito: Arquivo Pessoal
Foi o apoio do Sebrae Minas que me ajudou a transformar essa paixão em um negócio sustentável e de sucesso. No início de 2021, recebi a visita de um consultor do Sebrae e, de lá pra cá, tive várias oportunidades que deram visibilidade para o meu trabalho. Além de capacitações em finanças e gestão, participei de iniciativas como o Programa Design para Artesanato e outras ações voltadas para o fortalecimento da identidade cultural.
Participei pela primeira vez do Origem Minas em 2017, quando na ocasião, além de ser servidora pública, trabalhava com bolsas em tecido de garrafa PET e resíduo têxtil. Em todos os anos, seja com bolsas ou com cerâmica, participei dos editais do projeto. A contribuição do Origem Minas para o meu negócio é enorme. Graças a ele estou conseguindo tocar o meu negócio, os espaços de feiras do projeto são muito bem organizados e decorados.
Prêmio Top 100
Uma das grandes vitórias que a cerâmica me trouxe foi a premiação no Top 100 de Artesanato, em 2022. Além de visibilidade, o reconhecimento me deixou mais confiante. Eu me senti validada como profissional e percebi a importância de representar o artesanato em um contexto nacional.
O G20 é um fórum de cooperação econômica internacional integrado por 20 países, e que debate temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.
O prêmio foi um divisor de águas: pude participar de projetos, como o fornecimento de peças para a Presidência da República, que foram oferecidas como presentes aos representantes de vários países durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, em 2024. Para mim, essa foi uma das realizações mais significativas e que fortaleceu ainda mais a marca Cerâmica Aldeia.
Além disso, desde o prêmio, tive um crescimento significativo de seguidores nas minhas redes sociais. Atualmente, a página da Cerâmica Aldeia no Instagram tem mais de 100 mil seguidores. O alcance foi tão grande que agora tenho clientes do Sul, Centro-oeste do país e de outros estados do Sudeste e aumentei o meu faturamento em torno de 40%.
Desafios e expectativas
Artesanato me trouxe desafios. O mercado on-line tem se mostrado promissor, mas a venda esbarra em obstáculos logísticos. As peças são delicadas, e as transportadoras não oferecem garantias adequadas, o que eleva custos com embalagens e, ainda assim, ocorrem danos durante o envio. Por isso, os eventos como feiras continuam sendo uma excelente alternativa para ampliar o alcance dos produtos e garantir a segurança na hora do recebimento da compra.
Para o futuro, meus planos são expandir o ateliê, explorar a sustentabilidade nas novas coleções e buscar novos mercados, como o de aulas on-line. Também tenho a intenção de compartilhar meus conhecimentos com a comunidade local e com outros artesãos, pois acredito que o fortalecimento da arte e do empreendedorismo é fundamental para o artesanato.
Sei que ainda há muitos desafios pela frente. No entanto, com o apoio contínuo do Sebrae Minas e o meu comprometimento, sinto que estou no caminho certo para consolidar meu nome no mercado e contribuir para a valorização do artesanato brasileiro.”
Conheça
Acesse o perfil da Cerâmica Aldeia e acompanhe o trabalho da Adriana
CONTE A SUA HISTÓRIA!
Você é microempreendedor individual ou tem um pequeno negócio de sucesso e gostaria de compartilhar sua história inspiradora com outros empreendedores? Então, manda pra gente!
Clique aqui e preencha o formulário.