Pequenas histórias de grande sucesso
Oportunidade por trás das câmeras
Cinegrafista Olavo Maneira se dedica à produção audiovisual de grandes obras
Sou apaixonado pelo empreendedorismo e pela comunicação. Na minha trajetória profissional, sempre busquei aliar essas duas áreas, inspirado nos meus pais, que tiveram uma confecção de roupas e uma fábrica de salgados no coração de Belo Horizonte, na região da Savassi.
Entre os anos de 1999 e 2004, fui coordenador de eventos no ginásio do Mineirinho e no Mineirão. Nessa época, conheci o audiovisual no estádio e me apaixonei por aquelas unidades móveis das emissoras de TV, pela dinâmica do repórter de campo e pela comunicação.
Depois desse período, me mudei para o Rio de Janeiro, onde fiz cursos de edição e produção de vídeo. A formação me abriu portas para atuar em uma produtora audiovisual, prestando serviços para emissoras internacionais e gravando DVDs de artistas famosos.
Em 2008, decidi começar minha jornada no empreendedorismo, mas de maneira informal. Ao retornar a Belo Horizonte, passei a trabalhar como cinegrafista de eventos, casamentos, formaturas e shows. A transformação veio na Feira do Empreendedor do Sebrae de 2010, em que buscava ideias para o meu negócio, e saí de lá com muito mais: com meu próprio CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), com uma conta bancária Pessoa Jurídica e até mesmo um site.
Esse passo mudou tudo. Desde então, passei a atender construtoras e poder público em grandes projetos que duram de dois a três e até sete anos. Os avanços no trabalho foram tantos que, em 2015, consegui me tornar Microempresa (ME), com faturamento anual de R$ 150 mil.
Com o negócio formalizado, vieram os primeiros grandes contratos. O primeiro deles foi registrar o projeto de pesquisa Saúde e Segurança da Mineração, da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep). O projeto durou de 2012 a 2015, período em que entreguei 155 horas de gravação de filmagens de pesquisas e entrevistas. Em seguida, fui contratado para acompanhar as obras do Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, o Hospital do Barreiro. Ao longo de dois anos de obras e mais sete anos registrando seus marcos — como a inauguração, a abertura do CTI e do bloco cirúrgico, o primeiro paciente e a primeira cirurgia —, percebi que meu trabalho é um acervo de histórias. Foi daí que nasceu o nome da minha empresa: Acervo Audiovisual. Outro grande projeto de que me orgulho é o da restauração do Palácio da Liberdade em 2023, quando fiz o registro do dia a dia da obra. Como “vizinho” do Palácio, foi uma honra participar desse trabalho.
Com o avanço da tecnologia, a inovação tem sido uma aliada. Atualmente, a Acervo Audiovisual oferece soluções em foto, vídeo, transmissão ao vivo, tour virtual em 360º e timelapse das obras, com equipamentos de captação e edição de última geração, além de drones. A inteligência artificial passou a me ajudar no planejamento dos projetos, dando mais clareza sobre metas, processos e resultados. Meu plano para o futuro é seguir investindo em inovação e ampliar as possibilidades de transmissão ao vivo.
O Sebrae Minas, há mais de 15 anos, tem sido meu grande parceiro. Sempre que tenho dúvidas, recorro aos consultores. Já fiz cursos de marketing, prospecção de clientes e participo de todos os eventos possíveis. Um dos mais importantes para mim é a Max, maior evento de negócios do audiovisual do mercado, que amplia o meu networking e traz novas ideias. Costumo dizer que sou um “filho do Sebrae”. Foi em uma feira que criei meu CNPJ e, desde então, a instituição tem feito parte da minha jornada. Hoje, entrego um trabalho técnico, com olhar corporativo, mas também profundamente humano. E devo grande parte dessa trajetória ao apoio contínuo do Sebrae.
CONTE A SUA HISTÓRIA!
Você é microempreendedor individual ou tem um pequeno negócio de sucesso e gostaria de compartilhar sua história inspiradora com outros empreendedores? Então, manda pra gente!
Clique aqui e preencha o formulário.
