Pequenas histórias de grande sucesso
Representatividade feminina
Christiane Brandão é a primeira mulher em cinco gerações à frente da produção de queijos
“Minha fazenda está localizada no município de Santo Antônio do Itambé, na região do Serro. Estamos aos pés da Serra do Espinhaço, local que abrange três biomas: Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Costumo dizer que a região tem um solo sagrado, de onde vêm a história do queijo e a minha própria trajetória.
Crédito: Arquivo Sebrae Minas
A roça e o queijo sempre foram minhas paixões. Meu pai era produtor rural, e minha melhor lembrança da infância é a de entrar escondida no quarto de queijo para sujar a mão de massa, uma travessura que já dizia sobre meu destino. Mas o machismo enraizado na criação do meu pai me afastou da vida na roça. Após a separação dos meus pais, passei a morar em Belo Horizonte, onde me formei em Sistemas de Informação e trabalhei em empresas de desenvolvimento de software.
Não imaginava que um fato trágico me levaria de volta para lá. Em 2012, meu pai faleceu, e todos os filhos retornaram para o interior. Passamos cinco anos resolvendo as burocracias do inventário e, com a partilha de bens, em 2017, herdei um pedaço de terra nua, Foi nesse local que decidi trabalhar com a minha paixão, o queijo, e onde surgiu a Fazenda Maria Nunes.
Terra nua é um imóvel rural que não possui construções, plantações, instalações ou qualquer tipo de estrutura física.
No início, cada produto vendido pagava as dívidas da construção. Aos poucos, o negócio começou a tomar forma, passei a participar de concursos, a conquistar premiações e a investir na divulgação nas redes sociais. O queijo Maria Nunes foi premiado com duas medalhas de prata no Mundial de Queijo Tours, na França, em 2019 e em 2021, e uma medalha de ouro e uma de prata no mesmo evento, em 2023. Também ganhou uma medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil 2025. Considero as premiações uma coroação do meu trabalho.
Crédito: Arquivo pessoal
Empreender na produção de queijo é um desafio. Os equipamentos estragam muito rápido, e os insumos têm encarecido. Além disso, tenho que estar à frente do processo de produção, da venda e do pós-venda para fidelizar os clientes.
A Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS) e o Sebrae Minas tiveram uma grande contribuição na minha trajetória e na de outros produtores. As instituições criaram a marca coletiva do Queijo do Serro, ajudaram na obtenção da Indicação Geográfica e, em 2024, criaram a Rota do Queijo da Região do Serro. Minha fazenda faz parte, ofereço uma experiência que une história à harmonização dos queijos com doces, cervejas e cafés artesanais. Nas férias de julho de 2025 cheguei a receber até 40 turistas por dia. Além disso, meu faturamento cresceu 50% após a participação na Rota. Isso me motiva a investir mais no turismo de experiência.
Crédito:Arquivo pessoal
O trabalho do Sebrae Minas tem auxiliado a conferir maior visibilidade ao território, mais capacitação para os produtores e mais valor ao queijo do Serro. Todos ganham, pois desenvolver o território é desenvolver as pessoas que nele ali estão inseridas.
Minha fazenda leva o nome da antiga proprietária, Maria Nunes. Meu pai comprou a terra nos anos 1970. De lá para cá, o papel da mulher na produção rural mudou, mas muitas delas fazem queijos, e o rótulo ainda leva o nome de um homem. Na fazenda eu trabalho para mudar isso: empodero, incentivo e contrato mulheres. Quero que outras possam colocar seu nome com orgulho no próprio queijo.
Afirmo que eu não escolhi o queijo, foi ele que me escolheu. E espero que minha filha Jady, de 23 anos, represente a sexta geração no negócio. Ela se forma em Agronomia em 2025. Tem também a minha neta Maitê, de 1 ano, que se encanta pelas vacas ao me acompanhar na roça. Enterrei o umbigo dela aqui, um gesto simbólico e de pertencimento muito comum na tradição mineira. Será ela a sétima geração? É um desejo, mas o tempo e Deus vão permitir que ela escolha seu caminho.”
Conheça o trabalho da Fazenda Maria Nunes.
CONTE A SUA HISTÓRIA!
VOCÊ TEM UM PEQUENO NEGÓCIO DE SUCESSO
E GOSTARIA DE COMPARTILHAR SUA HISTÓRIA
INSPIRADORA COM OUTROS EMPREENDEDORES?
ENTÃO, MANDA PRA GENTE!
Clique aqui e preencha o formulário.
