Histórias de Sucesso

Indústria

Bússola para a Evolução

Programa + Indústria contribui para ampliação de mercado, redução de custos, aumento de produtividade e sustentabilidade de negócios


Josie Menezes

A tradicional Goiabada Cascão Mineirão é um sucesso do Triângulo Mineiro que chega a todo o Brasil por meio da Minaly Alimentos. Além desse item, a fábrica em Uberaba comercializa outros doces em várias regiões do país: chutney de goiabada com pimenta, goiaba em calda, bananada, pé de moleque com rapadura e doce de queijo. Devido à alta qualidade dos produtos 100% naturais, a demanda é intensa e um grande desafio para a proprietária Mariana Tavares.

Foi com a participação no Maratona da Indústria Sebrae, em 2024, que a empreendedora conseguiu detectar gargalos no processo fabril. Por meio de medições e análises de indicadores, a necessidade de aumentar a capacidade produtiva ficou evidente. “Era preciso crescer em eficiência operacional, mas mantendo a qualidade dos doces, que é o grande diferencial Minaly”, explica Mariana.

Mariana Tavares, proprietária da Minaly Alimentos, tem um plano para reduzir custos e desperdícios em 50%
Crédito: Dante Bragança

Segundo ela, um plano de ação foi elaborado, visando reduzir custos e desperdícios em cerca de 50%. “Em um ano de consultoria, evoluímos muito na maturidade empresarial. Estamos contratando um gestor de produção e fazendo intervenções para colocar nosso plano de ação em prática”, comemora. Ganhos em otimização de processos e padronização foram algumas das conquistas da Minaly no trabalho.

Evento Mind em Uberaba
Crédito: Arquivo Sebrae Minas

Piloto em 2024
O Maratona da Indústria Sebrae foi lançado no ano passado como um projeto-piloto em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Trata-se de uma jornada aprofundada para intervenção transversal e focada nos desafios da indústria. O objetivo é auxiliar empreendedores a identificar oportunidades de melhoria dos negócios, potencializar a atração e a retenção de clientes, aprimorar processos de gestão e operação, sustentabilidade, entre outros resultados.

A iniciativa faz parte do + Indústria, uma abordagem do Sebrae para impulsionar a competitividade dos pequenos negócios do setor. As ações atendem desde o MEI até pequenas empresas em busca de um novo posicionamento de mercado. O trabalho contempla estratégias de inteligência flexíveis e adaptáveis, oferecendo soluções que realmente atendam às necessidades específicas de empreendedores dos diversos segmentos da indústria. São quatro etapas, com ações práticas e complementares.

A fase inicial do + Indústria, de sensibilização, tem o evento Mind, com palestras, painéis e workshops sobre processos produtivos, sustentabilidade, mercado, gestão estratégica e resultados. Já a etapa de priorização está vinculada ao programa Brasil + Produtivo, por meio do qual são promovidos diagnósticos e consultorias in loco, de forma gratuita, para que se apresentem às empresas soluções de eficiência energética e lean manufacturing.

Para a fase de praticagem é realizado o programa Maratona da Indústria, com consultoria personalizada para cada negócio e um giro de 360º em todas as áreas da empresa. Na etapa final, de evolução, é disponibilizado o acesso a linhas de crédito para inovação, sustentabilidade e expansão dos negócios.

O analista do Sebrae Minas Diogo Dias Lisboa avalia que, até o momento, a jornada do + Indústria sinaliza que a estratégia de intervenção vem cumprindo o papel de acelerar e impulsionar a transformação nos pequenos negócios industriais. “No primeiro ano, foi desenvolvida toda a estratégia que orienta o trabalho atual. No segundo ano, realizamos ações-piloto importantes. Agora, o ano de 2025 marca a consolidação e afirmação da estratégia, com foco na expansão do + Indústria para outras regiões do estado”, explica.

Além da Minaly, outras dez fábricas de Uberaba e de Araxá foram beneficiadas na edição-piloto: Minas Pão, Supremo Gelado, Doces Mineiros Caseiros, Padaria da Cris, Sorvete Sorriso, Lema Massas, Digiovanni Móveis, Biscoitos Sempri, Lanches Caseiros e Massas Botelho. O trabalho apresentou indicadores que permitiram mensurações objetivas em quatros áreas-chave: finanças, marketing/vendas, operações e sustentabilidade. Um dos principais gargalos identificados foi a falta de processos produtivos bem-definidos, o que levou o Sebrae Minas a intensificar consultorias técnicas e práticas para orientar os empresários na estruturação, padronização e otimização das operações.

Evento Mind em Uberaba

Em 2025, a nova etapa do Maratona da Indústria em Uberaba visa consolidar o programa como referência regional em qualificação industrial. Para tanto, a iniciativa está dedicada ao desenvolvimento da gestão de pessoas, ao acesso a mercados, à melhoria de processos e ao aumento da competitividade.

Sul de Minas
Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), 117 pequenas indústrias do Sul do estado serão atendidas pelo programa Brasil + Produtivo, jornada de produtividade e transformação digital que também integra o + Indústria.

No ano passado, o Sebrae promoveu o Mind Indústrias de Minas em Itajubá, com palestras e painéis sobre processos produtivos, sustentabilidade, mercado, gestão estratégica e resultados.

Revelações do cliente oculto

A consultoria do cliente oculto ajudou Raquel Dias a identificar oportunidades de melhoria no Restaurante Catalina
Crédito: Luciano Firmino/Túlio Kaule

Um dos beneficiados pelo Maratona da Indústria em Pouso Alegre, o Restaurante Catalina vivenciou a consultoria do cliente oculto. O estabelecimento atende a empresas com produção e entrega de marmitas, além de oferecer self-service diariamente. Uma das sócias-proprietárias do negócio, Raquel Brandão Dias, destaca que a consultoria apontou questões relevantes. “Pudemos confirmar que nosso trabalho contempla toda a documentação exigida pela Vigilância Sanitária, incluindo alvará sanitário de transporte. O que nos surpreendeu com a consultoria foi a experiência em relação à equipe do salão, que nos trouxe informações importantes”, explica. Segundo ela, a partir da consultoria foi possível desenvolver ações para melhorar atendimento e vendas. “Estamos implantando um novo sistema com vários departamentos e conseguimos ter melhor controle de gastos e custos, como de estoque e perdas, além do gerenciamento da mão de obra”, conclui.

A proprietária da Minas Telas, Ana Beatriz Machado Pereira, também relata a experiência positiva de participar do Brasil + Produtivo com o lean manufacturing, em 2024. Após meses de consultoria, a fábrica de telas de alambrado investiu em atualização do maquinário para semiautomático e outras mudanças para otimizar o tempo de produção. “Tivemos todo tipo de suporte, inclusive com planilhas para implementar o novo controle”, afirma.

Entre em contato com o Sebrae Minas para mais informações sobre Indústria e outras soluções.

MIND tem programação diversificada

Direcionado para micro e pequenas indústrias com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais, a Maratona Mind é um evento com uma programação ampla e diversificada de palestras, painéis e workshops. A iniciativa visa sensibilizar, envolver e reunir pequenos e grandes negócios da cadeia da indústria mineira, além de discutir tendências, tecnologias e ferramentas e gerar negócios e relacionamentos.

O evento é realizado em parceria com sindicatos regionais, Fiemg, Senai e prefeituras. Em 2025 o Maratona Mind está em três municípios: Itaúna, Uberaba e Pouso Alegre. “Buscamos aumentar a competitividade dos pequenos negócios, aproximar as instituições financeiras das micro e pequenas empresas da cadeia industrial e trabalhar interesses convergentes em prol do desenvolvimento econômico do setor industrial em Minas Gerais”, explica o analista do Sebrae Minas Diogo Lisboa.