Turismo
COMIDA, GENTILEZA, ACOLHIMENTO E MUITO MAIS
Programa Acelera Check-In impulsiona experiências turísticas diferenciadas e inovadoras em Belo Horizonte
JOSIE MENEZES
O povo mineiro é famoso por oferecer uma culinária saborosa e farta, além de tratar a todos com gentileza. Não à toa, em 2019, a Unesco concedeu a Belo Horizonte o reconhecimento de Cidade Criativa da Gastronomia. E, muito além de ter a deliciosa e farta comida típica e o acolhimento peculiar dos belo-horizontinos, a capital mineira é um destino perfeito para quem busca lazer, cultura e inovação.
Auxiliar os pequenos negócios da cadeia do turismo na oferta de experiências diferenciadas e adequadas ao novo perfil do turista, que busca novas maneiras de se conectar aos territórios que visita, é a proposta do programa de aceleração de experiências turísticas Acelera Check-In Turismo, do Sebrae Minas. A iniciativa visa promover a mudança no jeito de estruturar e ofertar o turismo, apoiando os empreendimentos nas atividades, desde a concepção dos atrativos até a estruturação das ações, incluindo o design de experiência do turista e a lógica de comercialização de mercado, com definição de preços, promoções e estratégias.
Todo o trabalho desenvolvido é baseado em observações das jornadas dos mercados nacional e internacional para clientes B2B (com negociações entre empresas) e B2C (com venda direta ao cliente final). O programa atua no mapeamento das oportunidades no território, na ideação e desenvolvimento das experiências e na formação dos produtos que estimulem o turismo. Há, ainda, uma etapa de validação por meio da fase de testes das experiências in loco. Além de Belo Horizonte, outros destinos mineiros foram escolhidos para o piloto do programa.
Na capital, o Sebrae Minas investiu em uma consultoria especializada, que efetuou o levantamento de oportunidades de experiências que a cidade pode oferecer ao turista. “Levamos em consideração aquilo que BH tem de melhor, seja na gastronomia, na música, na arte urbana e na cultura popular. Conversamos com os empresários para entender o que poderíamos explorar, aprimorar e desenvolver junto a eles”, explica o analista do Sebrae Minas Renato Lana. Segundo ele, o trabalho envolveu empresas com diferentes níveis de atuação com o turismo: “Fizemos o refinamento de conteúdo, fotografia, formatação, precificação. Em alguns casos, ajudamos a criar do zero, inclusive mostrando como funciona a jornada do mercado de turismo”.
Ao todo, 19 experiências em BH foram elencadas e testadas em tempo real por um grupo composto por gestores de projetos, operadoras de turismo, guias de turismo, agências receptivas, influenciador digital e consultores de mercado. Eles fizeram visitas, em uma espécie de roteiro-teste para validação.
BOM DEMAIS DA CONTA
Em setembro, o Sebrae Minas e a Belotur apresentaram as 19 atrações inovadoras ao mercado, mostrando o que há de melhor para se fazer em BH no lançamento do catálogo “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte”. No portfólio, estão destacadas opções diversificadas para explorar e curtir. “É só escolher no cardápio a opção desejada, na gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras áreas”, pontua Renato.
MENUUH É A MISTURA DA PALAVRA “MENU” COM A EXPRESSÃO “NUUH”, QUE É UMA FORMA MINEIRA DE EXPRESSAR INTENSIDADE NA FALA. ESSA ENERGIA ESTÁ TAMBÉM NA DIVERSIDADE DO CARDÁPIO DE EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS E CULTURAIS PUBLICADAS NO MATERIAL.
O lançamento oficial ocorreu na Abav Expo 2024, em Brasília, e, em seguida, na Feira Internacional de Turismo América Latina (FIT), em Buenos Aires. “Entendemos que se inicia uma nova era de experiências turísticas na capital mineira. A ideia é que o cardápio seja comercializado tanto via B2B, de agência para operadora, quanto via B2C, de agência para cliente”, destaca Renato Lana. A presidente da Belotur, Barbara Mennucci, avalia o sucesso da iniciativa: “Estamos muito felizes com o resultado do Menuuh, um projeto inovador que reúne atividades e vivências reais dos belo-horizontinos, possibilitando ao turista e ao próprio morador conhecer e se conectar mais com a cidade, de forma criativa e surpreendente, como BH de fato é”.
MUITAS CONEXÕES E IDEIAS
Dez empreendedores de Belo Horizonte estiveram presentes nos eventos de lançamento do Menuuh no Distrito Federal e na Argentina, onde contabilizaram 374 novas conexões comerciais. Thiago Bicalho, proprietário da Sensações Turismo, identificou enorme potencial para posicionar o produto turístico de Belo Horizonte no cenário nacional. “Nós dialogamos com operadoras de turismo de todo o Brasil e do mundo. Especialmente em Buenos Aires, num evento internacional, nos conectamos com outras realidades de produtos e vamos conseguir posicionar o turismo na capital de uma maneira diferenciada e organizada”, planeja.
Thiago relata que, no processo de criação da experiência turística, a opção foi por ter algo que atendesse a todas as pessoas. “Pensamos a experiência BH para todos os sentidos, explorando para além do olhar e da interpretação falada. As pessoas vão sentir cheiros e aromas da cidade”, diz. O seu plano é demonstrar que a capital tem muitas vivências a oferecer ao turista, desmistificando a imagem de que é uma cidade de passagem.
Outro estabelecimento envolvido, o Bar do Museu Clube da Esquina, já nasceu com o intuito de promover experiências relativas às raízes da cidade. No local, os turistas podem entender a história do movimento Clube da Esquina ao participar de passeios guiados, em um roteiro turístico. A gerente Virgínia Paletta Câmara está entusiasmada com o Acelera Check-In, que, segundo ela, contribuiu para colocar várias ideias em prática. “Já éramos uma referência com o tour, iniciado há quatro anos, mas o Acelera Check-In, como o próprio nome diz, vai conseguir acelerar ideias novas que queremos implementar. Voltei com contatos quentíssimos das duas feiras, e, certamente, haverá desdobramentos para outros produtos dentro do Bar do Museu”, anuncia. Virgínia também aponta que o Acelera Check-In teve um papel crucial para a melhoria da gestão, pontuando conceitos relevantes nos quesitos precificação adequada e roupagem dos produtos.
Já na Casa Palma, as experiências turísticas incluem uma verdadeira imersão nos universos das artes plásticas, música, literatura, fotografia, gastronomia e vinhos. O proprietário Júlio Antunes ressalta que o Acelera Check-In os despertou para sair do universo exclusivo da arte e entender mais o mercado de turismo em si. “Não havíamos atentado para o potencial que o turismo propicia para a nossa atuação com a arte. Antes, pensávamos somente nos entusiastas da arte em Belo Horizonte e em empresas que nos contratavam. Agora, ajustamos nossa experiência pensando em um leque muito mais amplo, entendendo melhor o perfil dos turistas qualificados que vêm para cá e podem explorar novos horizontes conosco”, explica.
Para além de BH
Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e os municípios da região do Caparaó Mineiro (Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Espera Feliz e Caparaó) também são pilotos na implantação do Acelera Check-In Turismo. O objetivo do Sebrae Minas é seguir com eles a mesma metodologia aplicada em BH, mas adaptada aos territórios, considerando as peculiaridades e as necessidades dos empreendedores e dos destinos turísticos.
As experiências nessas cidades estão em fase final de consolidação. A analista do Sebrae Minas Nathália Milagres relata que houve um processo para conhecimento dos territórios e sensibilização dos diversos empreendimentos. “Após um nivelamento do conceito do turismo de experiência, fizemos a seleção das oportunidades que conversassem com os territórios e valorizassem o posicionamento da região e seus estabelecimentos”, explica.
No Caparaó Mineiro, há perspectivas de um maior reconhecimento da marca do território, com o fortalecimento do turismo e, consequentemente, o aumento da geração de empregos. “Mostramos aos empreendedores que o café, uma riqueza da região, vai muito além da percepção do produto que está na xícara. A paisagem, a natureza, a cultura local e a história das pessoas precisam ser apropriadas pelos empreendedores em seus negócios, para oferecer aos turistas uma experiência cultural única em um dos pontos mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira”, ressalta.
Em Nova Lima, foram criadas 20 experiências focadas no bem-estar e no encantamento. “O objetivo é explorar a vocação que o município tem nas áreas de educação e saúde, oferecendo aos turistas oportunidades de acessar conhecimento e serviços diferenciados”, destaca Nathália Milagres.