Histórias de Sucesso

Entrevista

Caminhos para a inovação

Empreendedores com ideias inovadoras de base tecnológica podem aderir ao regime Inova Simples


Thaís Nascimento

Mariana Diniz é analista do Sebrae Minas
Crédito: Arquivo Pessoal

Criado em 2019, o Inova Simples é um regime especial de abertura de startups e empresas de inovação. Seu objetivo é desburocratizar a abertura de negócios inovadores, oferecendo mais agilidade e menos custos para quem tem uma boa ideia e quer tirá-la do papel. Em Minas Gerais, a iniciativa já mostra resultados expressivos: 8.473 empresas foram abertas, sendo o segundo maior estado na abertura de negócios sob esse regime.

Para esclarecer o processo de abertura de uma empresa inovadora, a Revista Histórias de Sucesso ouviu a analista do Sebrae Minas Mariana Diniz.

O que é o Inova Simples?
É uma iniciativa do Governo Federal para simplificar a formalização de empresas inovadoras, como startups e negócios de base tecnológica. A ideia principal foi de desburocratizar o processo de abertura dessas empresas, para proporcionar um ambiente mais acessível e favorável ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

Por que esse regime foi criado?
Basicamente, para simplificar o processo, para que o empreendedor consiga dar aquele pontapé inicial no seu negócio. Às vezes surgem dúvidas naquela fase de ideação, de testar uma forma de comercialização ou alguma outra fase ligada ao produto ou serviço. Por exemplo, como buscar um CNPJ, sendo que o empreendedor(a) ainda não tem faturamento, ou como participar de editais, sendo que ainda não tem esse CNPJ. Então, o Inova Simples auxilia na busca de um CNPJ para regularizar a situação e formalizar as empresas inovadoras, de forma simplificada.

Quais são os benefícios do Inova?
Um dos benefícios é o custo envolvido na abertura, porque o processo é feito de forma on-line e gratuita. Há também o apoio à inovação, com incentivos fiscais para pesquisa e desenvolvimento, que podem ser um grande diferencial para essas empresas. Elas também terão um regime de tributação simplificado, já que podem aderir ao Simples Nacional. E temos o principal benefício, que é a prioridade no processo de registro de marcas e patentes. Esse processo de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) carece de um tempo e, com a empresa enquadrada no Inova Simples, ela tem prioridade nesse registro.

O que caracteriza uma empresa simples de inovação?
São empresas que têm caráter disruptivo e inovador, que são agentes indutores de avanços tecnológicos e de geração de emprego no país.

Qual o passo a passo para uma empresa se inscrever no Inova Simples?
Primeira coisa: é preciso entrar no portal Gov.br, ir na opção “Empresas e Negócios” e na página selecionar “Inova Simples”. Dentro desse portal, há toda a definição do objeto social, é onde o empreendedor vai identificar a atividade principal da empresa, lembrando que tem que ser atividade na área de inovação e tecnologia. Ele também vai indicar no cadastro quem são as pessoas que vão participar, se tem sócios ou não e como essa empresa vai atuar. Reforçamos que hoje essa empresa tem a possibilidade de atuar até em coworkings, então ela não precisa ter um endereço fixo. Depois das informações preenchidas, já sai a emissão do alvará. Com a conclusão desse cadastro, o sistema vai gerar automaticamente o CNPJ, formalizando a abertura da empresa.

Como o mercado se comportou desde a criação desse regime? Houve adesão significativa?
Segundo dados da própria plataforma do Inova Simples, há mais de 11 mil empresas abertas nesse regime em todo o país. Apesar de ser novo, o Inova Simples é muito bom para empreendedores que querem ter esse CNPJ para avançar no processo de legalização do seu empreendimento. Então, acho que a tendência é cada vez mais aumentar os números da adesão ao regime.

Qual é a atuação do Sebrae Minas junto a empresas simples de inovação?
O Sebrae Minas trabalha com orientações, principalmente atendimento de consultoria, para instruir e sugerir um melhor regime para o empreendedor que queira abrir a sua empresa. Então, quando conhecemos toda a situação do empresário e suas pretensões, conseguimos apontar os caminhos. Muitos empreendedores talvez ainda nem conheçam o Inova Simples, por isso trabalhamos com o incentivo, a orientação, a consultoria e, principalmente, o apoio para a participação em projetos de incentivo para pesquisa e desenvolvimento. Quem empreende e está trabalhando com produtos com esse caráter inovador pode procurar o Sebrae Minas para se informar, diferenciar seus empreendimentos e dar esse start para que seus negócios voem longe.