Moda autoral
INSPIRAÇÃO NOS ANCESTRAIS
Programa Mãos à Moda resgata e aplica tradições, saberes e ofícios regionais à produção de moda autoral em Almenara, no Vale do Jequitinhonha
Josie Menezes
As tradições culturais são riquezas preciosas de um território. Elas geram pertencimento e são um importante elemento de diferenciação e competitividade em um mercado que valoriza cada vez mais a identidade local.
Em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, um projeto realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura local, está contribuindo para preservar as tradições, os saberes e os ofícios, despertando comunidade para aprender com os seus mestres. É o Mãos à Moda, iniciativa que incentiva a criação de produtos de moda com valor agregado, visando atender às necessidades do mercado, valorizar o patrimônio e gerar renda para a região.
O analista do Sebrae Minas Humberto Pereira afirma que a moda é entendida como uma ferramenta para promover a identidade local. “É um segmento que atrai todas as idades, inclusive os mais jovens. Fomentar o reconhecimento de técnicas, matérias-primas locais e os saberes populares é premissa básica do Mãos à Moda”, explica.
Humberto conta que o pensamento inicial da Prefeitura local era uma ideia direcionada para a capacitação técnica em costura e modelagem. O Sebrae Minas propôs ir além, colocando o empreendedorismo como o cerne da iniciativa. “Era preciso atender à demanda de forma mais ampla, olhando para o mercado. Com isso, levamos ao prefeito um projeto inovador, voltado para a criação de moda autoral, e não baseado em modelos industriais em larga escala”, relembra.
MODA AUTORAL
A moda autoral é um modelo de negócio composto por pequenos empreendimentos que valorizam a produção local, o trabalho autoral e o uso de materiais mais sustentáveis. O Sebrae Minas propôs trabalhá-la como um vetor de desenvolvimento do território de Almenara, uma vez que valoriza a cultura local, gera trabalho, renda, autonomia, protagonismo, por meio de uma construção coletiva.
Para colocar o programa em prática, o parceiro Raízes Desenvolvimento Sustentável foi contratado, e o primeiro passo foi o mapeamento do território, com o levantamento das riquezas da região de Almenara. “Percebemos que era uma terra de grandes mestres artesãos. Há bordadeiras, artistas, mestres em ofício de selaria – raríssimos no Brasil – e muitos alfaiates”, explica a consultora da Raízes, Jussara Rocha. O reconhecimento desses artistas como mestres de ofício gerou uma publicação que registra essa história, o Caderno de Saberes, Ofícios e Tradições de Almenara.
ALMA ALMENARA
As participantes do programa passaram pelas etapas de formação em moda e empreendedorismo durante todo o ano passado. Já em 2024, o grupo partiu para a fase de criação e desenvolvimento de produtos, apresentando ao mercado a Coleção Alma Almenara, que tem cinco linhas temáticas: feminina, infantil, upcycling (processo de uso de subprodutos e resíduos na criação de novos produtos, aplicando-os em uma função diferente daquela para a qual foram inicialmente projetados), acessórios e moda casa. As criações foram lançadas em primeira mão para a comunidade de Almenara, em agosto. Depois, figurou em grande estilo no Minas Trend Preview, em Belo Horizonte, no mês de outubro. “Os looks trouxeram a pegada da autoralidade que tanto buscávamos e foram todos inspirados nos mestres de Almenara, valorizando a história e a identidade do território”, comemora Jussara.
Além de trazer as participantes ao evento, o Sebrae Minas aproveitou a vinda à capital para promover uma missão técnica de empreendedorismo com o grupo, dessa vez uma imersão no universo da moda belo-horizontina. “Estamos começando uma pequena revolução em Almenara com o Mãos à Moda, e algumas soluções estão em estudo pela Prefeitura. É um projeto que funciona como semente, mas com entregas bem sólidas”, vibra o analista Humberto Pereira.
DESAFIO AOS JOVENS
Com mais de 300 pessoas interessadas nas inscrições do Mãos à Moda e uma grande procura pelos jovens da região, o programa foi desmembrado em uma segunda iniciativa do Sebrae Minas: o Desafio Mãos à Moda Jovem. Na ação, 140 alunos do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas do Baixo Jequitinhonha puderam aprender sobre conceito, design, criação e produção de moda. Foram cinco fases: reflexão sobre propósito pessoal, objetivos de vida e metas a serem alcançadas; capacitação para desenvolvimento das características empreendedoras; mentorias em design para aprimorar o processo criativo; conhecimento de referências locais e criação das coleções. Ao final da competição, os estudantes confeccionaram produtos sob a orientação dos empreendedores do Mãos à Moda, um momento de repasse de conhecimento e troca entre as gerações. Das 37 equipes, 13 finalistas tiveram seus looks expostos no Minas Trend Preview.
PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA
“O Mãos à Moda é a luz que iluminou Almenara.” É dessa forma que Adelícia Amorim, de 89 anos, se refere ao programa do Sebrae Minas. A bordadeira é uma das mestras de ofício da cidade e está encantada com a possibilidade real de ver seu conhecimento ser repassado para as novas gerações. “Não foi bom só para mim, mas para todos os moradores da cidade. Está dando a oportunidade de as pessoas trabalharem, aprenderem e terem uma nova fonte de renda”, avalia. Ela, que não se cansa de repetir o quanto gosta de ensinar, está realizada com o fato de o Sebrae ter despertado nas pessoas o interesse em aprender o seu ofício. “Finalmente estão querendo aprender a técnica de bordado, que tanto amo. O que eu puder ensinar estou aí; enquanto Deus permitir, estarei fazendo esse trabalho”, diz.
Já o artista plástico João do Cipó está colhendo frutos de outra vertente do Mãos à Moda: a de ampliar as oportunidades para o Vale do Jequitinhonha por meio do impulsionamento do empreendedorismo na moda. Na avaliação dele, o programa vem de fato trazendo a valorização do artesanato local, tanto que está com dificuldades para atender às inúmeras demandas em outras regiões do Brasil. “Estou com uma encomenda da Bahia com quantidades surpreendentes, e isso não para de me acontecer. Precisamos dar sequência, vou continuar ajudando a desenvolver esse programa, para que os alunos se aperfeiçoem e entendam a diferença de trabalhos trançados com originalidade”, planeja o artista plástico. Com a humildade que só os mestres têm, João faz questão de agradecer e valorizar a iniciativa. “O Mãos à Moda me consagrou ainda mais como mestre e me ensinou várias formas de dar visibilidade ao trabalho que realizo e apresentar o meu diferencial na criação. São muitos vídeos, reportagens, e tudo isso é um reconhecimento muito importante para mim”, diz.
O artista Diomilton Ferraz, outro mestre do Mãos à Moda, avalia os resultados após o lançamento da Coleção Alma Almenara. “Já foi possível analisar e perceber a criatividade em todas as linhas temáticas. Os produtos estão lindíssimos, mostrando a capacidade criativa dos participantes”, analisa. Ele ressalta o respeito com que o programa mapeou a cidade, valorizando a cultura local. “Sinto que o planejamento foi fundamental para os resultados, e muitos frutos virão para Almenara. É como o Sebrae sempre fala: inovação e criatividade para aproveitar as oportunidades e desenvolver um trabalho cada vez melhor.” E Diomilton está seguindo os conselhos à risca: ele está viajando pelos estados brasileiros com suas oficinas inovadoras, tornando sua técnica de pintura de quadros com bordados tridimensionais conhecida em todo o país.
PLATAFORMA CAMINHOS DA MODA
Além de ser referenciado como um estado de grandes polos da moda, Minas Gerais contabiliza 19 Arranjos Produtivos Locais (APLs) do segmento. Para apoiá-los, o Sebrae Minas lançou a plataforma on-line Caminhos da Moda. Nela são cadastrados produtos e serviços, facilitando contatos e geração de negócios. “É uma iniciativa gratuita, que funciona como uma vitrine virtual para estabelecer conexões”, diz Karina Hanun, analista do Sebrae Minas. Já são mais de 600 cadastros, com pessoas e empresas interessadas em comprar ou vender.
Além de viabilizar possibilidades de negócios, a plataforma disponibiliza notícias sobre tendências do setor, informações sobre polos de moda em Minas, rotas de compras e programas e iniciativas do Sebrae para o segmento. Outra funcionalidade disponível é um chat, para trocas de mensagens entre vendedores e compradores.
INTEGRA MODA
O Sebrae Minas promoveu duas edições do Integra Moda Negócios, uma rodada de negócios personalizada para o segmento de moda voltada para as pequenas confecções do setor em Minas Gerais. Os eventos contabilizaram em torno de R$ 12 milhões em vendas para empresas de moda íntima, praia, fitness, infantil, camisaria, malharia, jeans, plus size e moda noite. Ao todo, foram 52 empresas e 144 compradores participantes das ações realizadas em Belo Horizonte e Divinópolis.
A analista do Sebrae Minas Raquel Canaan ressalta a importância de abrir mercado para essas empresas, em um cenário de concorrência acirrada com plataformas internacionais. “Identificamos que o segmento de moda precisava de uma inteligência comercial especializada, que entendesse o perfil das marcas expositoras e prospectasse compradores qualificados. Dessa forma, conseguimos ser mais efetivos no match entre compradores e vendedores e gerar ótimos resultados”, explica.
O casal Wilson Piaza e Priscila Nogueira, da Indústria de Confecção San Loren, de Divinópolis, registrou um volume de vendas de R$ 116 mil. “O Integra Moda nos trouxe vendas excelentes para todo o Brasil e grandes experiências com outras empresas”, comemoram os empresários. Já Igor Souza, da Sunshine Moda Íntima, de São João do Manteninha, participou das duas edições do evento e aponta a integração como ponto principal. “Nós somos pequenas empresas, mas temos grandes sonhos e muito empenho. A integração é importante para a gente ter um olhar para além do nosso dia a dia de confecção”, avalia.