Consultoria
IA ao alcance
Sebrae Minas facilita acesso de pequenos negócios a ferramentas e tecnologias de inteligência artificial
Alexandre Magalhães
Até 2030, pelo menos seis em cada dez consumidores utilizarão a tecnologia para adquirir bens e serviços. São pessoas que, na China, por exemplo, já utilizam o TikTok Shop para comprar sete de cada dez itens consumidos. “Não por acaso, o pequeno negócio deve tomar rapidamente a decisão de fazer da tecnologia uma amiga de seu negócio”, recomenda a gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini.
Ela observa que é fundamental para qualquer empresa – de todos os portes e em grandes, médias e pequenas cidades – saber quem é o seu cliente, onde ele está e quais são suas preferências. E a Inteligência Artificial (IA) generativa tem auxiliado a coletar e analisar dados de forma muito mais efetiva e eficaz.
Apesar disso, há aqueles – e não são poucos – que ainda resistem à tecnologia, por acreditarem que as opções disponíveis são dispendiosas e, sobretudo, difíceis de utilizar. “Muitos ainda creem que vão perder tempo em vez de ganhar eficiência. Por isso, digo que já estamos correndo atrás do prejuízo”, diz Lina Volpini.
“O empreendedor deve tomar rapidamente a decisão de fazer da tecnologia uma amiga de seu negócio”
Lina Volpini
Gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas
Auxílio do Sebraetec
A boa notícia é que os pequenos negócios podem ter no Sebrae Minas um aliado para conhecer possibilidades acessíveis de IA aos mais diferentes tipos de atividade. Ainda de acordo com Lina, o primeiro passo a ser dado pela pessoa que empreende é se informar sobre o que existe; o segundo é compreender a fundo o próprio negócio e suas “dores”; e, por fim, buscar alternativas para aplacá-las. “Ajudamos quem empreende a fazer esses três movimentos e a definir quais são as prioridades para o seu negócio.”
Uma das opções que auxiliam nesse processo é a consultoria “Impulsionando a presença digital com a IA”, oferecida por meio do Sebraetec, programa que, entre as mais de 80 soluções adaptadas à realidade de micro e pequenas empresas, conta com 25 fichas para auxiliar no processo de digitalização dos pequenos negócios, inclusive na adoção de tecnologia com IA. Além de atendimento personalizado, o Sebrae Minas oferece subsídio equivalente a 70% do custo do serviço – apenas os 30% restantes cabem ao (à) empreendedor (a). Para usufruir de quaisquer das soluções, basta preencher um formulário disponível no site do Sebraetec e enviá-lo. Em seguida, a equipe do Sebrae entrará em contato para apresentar a solução de forma detalhada – só depois disso o empreendedor decidirá se vai contratar ou não.
Outras opções
Já na plataforma Sebrae Play, o empreendedor tem à disposição o “Índice de Maturidade Digital”, ferramenta que possibilita aferir o quão digitalmente maduro o negócio está. Outras formas de acesso a conhecimento de ponta são o Reload, evento de sensibilização sobre a importância da tecnologia para alavancar negócios, e o Digitalize, com oficinas voltadas para a realidade produtiva de cada uma das localidades visitadas. “O Digitalize é mais ‘mão na massa’, aplicado aos pequenos negócios. As regionais do Sebrae Minas divulgam as programações, os empreendedores interessados devem ficar atentos”, detalha a gerente.
