
Consultoria
O que vem por aí
NRF Retail’s Big Show apresenta temas e movimentos previstos para o mercado varejista
Cristina Mota
“Quem chega primeiro bebe água limpa.” O ditado popular faz muito sentido quando aplicado ao contexto das empresas, especialmente do varejo: elas precisam conhecer as novidades e os rumos do mercado, além das mudanças no comportamento do consumidor, a fim de preparar o negócio e buscar melhores resultados. Nesse sentido, um dos principais norteadores de informações é a feira NRF Retail’s Big Show, organizada pela National Retail Federation, dos Estados Unidos, elencada entre os maiores eventos mundiais do setor. A feira é realizada anualmente em Nova York, nos Estados Unidos, e, em 2025, ocorreu em janeiro, apresentando temas e movimentos que o mercado varejista pode esperar para os próximos meses. Felipe Leal, sócio da plataforma de conhecimentos StartSe, participou do NRF. Ele afirma que a feira é “um ponto de encontro obrigatório da indústria, pois também propicia momentos de networking entre os principais players.” O especialista lembra que temas como IA, Retail Media, prevenção de fraudes e previsão do comportamento do consumidor foram tendências apontadas na NRF de 2024, cenário que se confirmou, com os temas seguindo em alta. “IA continua como uma das principais pautas não só do varejo, mas de gestão e tecnologia como um todo. Os demais temas também, com destaque para fraudes e cybersegurança, que são correlatos.” Para 2025, Felipe selecionou cinco entre as diversas tendências destacadas na NRF e que devem estar no radar do varejo. Confira na arte abaixo:
