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VITRINES DO FUTURO

Pequenos varejistas podem lucrar com a estratégia retail media


Isabela Lobo

Imagine entrar em uma loja e ver telas digitais exibindo anúncios personalizados. Ou, ao navegar no site de um varejista, deparar-se com banners específicos, baseados em seus interesses de compra. Essa é a retail media, estratégia que transforma os canais próprios do varejo em espaços publicitários valiosos, além de representar uma opção de renda alternativa. Embora já consolidada em mercados como o norte-americano, a prática ainda está em desenvolvimento no Brasil, onde tem potencial de crescimento expressivo.

“A retail media traz uma nova fonte de receita para o varejista. Com ela, é possível rentabilizar o ponto de venda, digital ou físico, sem precisar aumentar os preços dos produtos”, explica Victor Mota, analista do Sebrae Minas. Para as marcas, a vantagem é clara: anunciar exatamente onde o cliente está comprando e pode, portanto, tomar uma decisão imediata de compra.

O que chama atenção na estratégia é o fato de ela ser democrática e aplicável a qualquer tipo de negócio, independentemente do ramo ou porte. Apesar de ter ganhado força com gigantes do varejo, a retail media tem potencial de ser facilmente adaptada para pequenos negócios. Por exemplo, um salão de beleza pode instalar uma tela sobre o espelho, onde exibe anúncios locais voltados para o público feminino; ou um restaurante pode usar o tempo de espera dos clientes para mostrar promoções de parceiros da região.

“Essa tendência vai se espalhar rapidamente pelos pequenos estabelecimentos. É uma forma de trazer mais rentabilidade e engajar os consumidores, principalmente em bairros onde as comunidades são bem conectadas”, destaca Victor. O custo inicial de instalação das telas talvez pareça um obstáculo, mas a rápida amortização do investimento torna o modelo atraente até para pequenos varejistas. Para implementar a retail media, o analista sugere algumas etapas (veja no infográfico abaixo). “O segredo é montar um plano de negócio, mas voltado especificamente para esse tipo de divulgação.”

POTENCIAL DE CRESCIMENTO
A expectativa é que o uso da retail media cresça exponencialmente no Brasil nos próximos anos, tanto entre grandes redes quanto em pequenos varejistas. “A chave está em começar pequeno e testar. Com o tempo, essa estratégia de marketing vai se tornar comum no Brasil, e quem sair na frente vai colher os melhores resultados”, avalia Victor Mota. Independentemente do porte da empresa, a retail media representa uma estratégia acessível e eficaz para impulsionar negócios e gerar novas oportunidades de parceria e lucro. “A inovação é essencial. Adotar a retail media agora colocará o empreendedor à frente da concorrência quando essa prática se tornar padrão no varejo. É como diz o ditado: ‘Quem chega primeiro bebe água limpa’”, ressalta o analista.