Histórias de Sucesso

Gastronomia

Sabores, estratégia e resultados

Programa Prepara Gastronomia apoia mais de 90 eventos por toda a Minas Gerais


Thaís Nascimento

Em 2025, o Festival Cultural de Paracatu transformou a cidade de mais de 94 mil habitantes em um grande palco de arte, tradição e sabores. Um dos concursos de destaque foi o Cozinha Mineira Paracatuense, que contou com 24 estabelecimentos de alimentação fora do lar participando nas categorias restaurantes e similares. Entre os negócios presentes estava a cafeteria Santo Café, comandada por Glaucia Françoso, vencedora na categoria similares, com o prato Eita Gota Serena, inspirado nas raízes nordestinas do pai da empresária: uma receita que combina pão focaccia, requeijão de raspa, cebola caramelizada, bits de cebola e carne de sol.

Após dedicar anos à família e aos filhos, Glaucia abriu a cafeteria em fevereiro de 2023, com a proposta de criar um espaço acolhedor e de excelência. Para a empreendedora, o resultado do concurso representa muito mais que reconhecimento: é uma vitrine essencial para o crescimento do negócio. “O movimento aumenta muito na cidade em dias de festival e as pessoas passam a nos conhecer, o que ajuda a alavancar o faturamento”, afirma.

Glaucia Françoso foi uma das vencedoras do Cozinha Mineira Paracatuense com o prato Eita Gota Serena
Crédito: Dante Bragança

Estratégia integrada

O Santo Café é um dos 1,1 mil estabelecimentos do estado que participam dos festivais gastronômicos apoiados pelo Sebrae Minas por meio do Prepara Gastronomia. Desde 2022, o programa atua de forma estruturada nos eventos para fortalecer a identidade gastronômica dos territórios e gerar oportunidades para pequenos negócios.

As ações do programa nos festivais são realizadas em parceria com prefeituras, associações comerciais, instituições de turismo e organizadores dos eventos. Os empreendimentos recebem apoio antes, durante e depois dos festivais. No pré-evento, passam por consultorias de cardápio, precificação, boas práticas e atendimento. Durante o festival, recebem acompanhamento em tempo real, com orientações para ajustes operacionais, fluxo e experiência do cliente. No pós-evento, são analisados desempenho, faturamento e estratégias para os próximos passos.

Ao todo, mais de 90 festivais de gastronomia são apoiados pelo Prepara Gastronomia em Minas Gerais, e cerca de 1,1 mil novos pratos foram criados com foco nas identidades regionais. Apenas em 2025, os festivais apoiados pelo programa movimentaram cerca de R$ 10 milhões em negócios.

Festivais apoiados pelo Prepara Gastronomia em 2025 movimentaram cerca de R$ 10 milhões em negócios

De acordo com a analista do Sebrae Minas e coordenadora estadual do Prepara Gastronomia, Simone Lopes, os festivais são ferramentas importantes de desenvolvimento territorial. “Eles valorizam a cultura alimentar, movimentam o turismo e estimulam a economia criativa. Além disso, ajudam as cidades a se posicionarem como destinos gastronômicos, o que gera uma dinâmica econômica mais forte, colaborativa e sustentável”, destaca.

Os impactos são diretos: os negócios ganham domínio de processos, fortalecem sua identidade e ampliam visibilidade e fidelização. A proprietária do Santo Café já colhe os frutos dessa jornada. “Depois do Prepara Gastronomia, fizemos mudanças no estilo do cardápio e temos usado muito a inteligência artificial para auxiliar no sistema. Além disso, passamos a investir mais nas redes sociais para fortalecer e aumentar as vendas”, conta.

Oportunidade que gera crescimento

O empresário Lucas Badaró, atual presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Centro-Oeste mineiro, transformou a paixão pela gastronomia em negócio. Em 2021, abriu em Divinópolis o Nôro Bistrô e, em 2025, inaugurou em Nova Serrana o Nôro Steak House. O nome dos estabelecimentos homenageia o falecido sogro de Lucas, Luiz Francisco, que sempre o apresentava como “Seu Nôro”. A lembrança é uma forma de unir o espírito acolhedor da família à culinária sofisticada em seus empreendimentos. “Nosso cliente deve se sentir respeitado e acolhido. Com essa filosofia, estamos conseguindo atrair e agradar as pessoas de toda a região”, destaca Lucas.

Com o Prepara Gastronomia, o empresário viu uma oportunidade de fortalecer a reputação dos empreendimentos, testar novos produtos e aumentar a visibilidade nos eventos. “O programa apareceu como uma oportunidade de qualificação real, prática e alinhada ao que o mercado exige”, pontua. E, como liderança regional, Lucas reforça a importância do Sebrae Minas e da iniciativa no território. “O Sebrae tem papel essencial no apoio aos empreendedores da alimentação fora do lar, oferecendo capacitação, consultorias, acesso a mercado e orientação personalizada.”

Com o Prepara Gastronomia, Lucas Badaró teve oportunidade de fortalecer a reputação de seus bares
Crédito: Dante Bragança

Inspiração e capacitação

Após passar 15 anos fora do Brasil, principalmente no Japão, Fred Campos comandou diversos negócios gastronômicos, como deliveries e uma casa especializada em estrogonofe, e ofereceu consultorias no setor, em São Paulo. Ao retornar para Pirapora, no Norte de Minas, em 2022, abriu o Live Sunset Gastrobar com o propósito de unir alta gastronomia com produção artesanal inspirada no Cerrado. “A ideia foi empregar toda a minha bagagem em um lugar pequeno, autêntico, com alma e técnica, onde eu pudesse cozinhar com propósito e criar experiências reais.”

Em 2024, foi realizada a primeira edição do Prepara Gastronomia na cidade, durante o Festival de Gastronomia e Arte de Pirapora. Foi ali que Fred conheceu o programa e compreendeu que a participação em festivais é vitrine para o seu empreendimento. “É onde conseguimos mostrar o potencial da cozinha mineira contemporânea, dar voz à nossa identidade e, ao mesmo tempo, trazer movimento para a cidade e para o nosso negócio”, pontua.

Após duas edições do Prepara Gastronomia, Fred viu melhora nos processos, fortalecimento da marca, aumento de fluxo e faturamento. Além disso, expandiu seus projetos com o delivery Vai.di.pasta e a iniciativa Sabores da Sorte, que apoia restaurantes locais. “Esse resultado vem da combinação de identidade coesa, participação em festivais, apoio do Sebrae e melhoria contínua de processos”, explica.

Após duas edições do Prepara Gastronomia, Fred Campos viu melhora nos processos do seu negócio, fortalecimento da marca, aumento de fluxo e faturamento
Crédito: Solon Queiroz

O futuro dos festivais

A expectativa para 2026 do Prepara Gastronomia é ampliar o número de empreendedores atendidos, consolidar indicadores e fortalecer a integração entre gastronomia, turismo e economia criativa, além de incluir mais cidades no circuito de eventos apoiados. De acordo com Simone Lopes, a ideia é reforçar o papel do programa como ferramenta de desenvolvimento. “Queremos ampliar o impacto econômico e fortalecer ainda mais a identidade gastronômica do estado”, conclui.

Conheça

Tem um negócio e quer participar do Prepara Gastronomia? Acesse aqui e saiba mais.