Histórias de Sucesso

Notas

PREPARE-SE PARA A SIC 2023


De 8 a 10 de novembro, o Expominas Belo Horizonte reunirá líderes, gestores e produtores na Semana Internacional do Café (SIC). A feira aproxima elos da cadeia produtiva e gera oportunidades de acesso aos mercados nacional e internacional.

A SIC oferece conteúdo de ponta por meio de palestras, cursos, workshops, competições, provas de café e pesquisas. “Como um dos organizadores do evento, o Sebrae Minas vai apresentar as diversas facetas das origens controladas, promover encontros exclusivos por meio do Educampo e mostrar como montar uma cafeteria semelhante à que será exposta na feira”, antecipa Danielle Fantini, analista do Sebrae Minas.

Acompanhe

Veja a programação completa aqui.

Produtores de Porteirinha destacam-se em concurso internacional de queijos


Produtores conquistaram seis medalhas, sendo três de Ouro
Crédito: Arquivo pessoal

Cinco produtores de Porteirinha, no norte do estado, conquistaram seis medalhas, sendo três de Ouro, no Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo Brasil. O evento foi realizado em Araxá, no Alto Paranaíba, entre 25 e 27 de agosto. As 55 categorias reuniram aproximadamente 400 produtores e 1,3 mil queijos, representantes de quatro continentes.

Com o apoio do Sebrae Minas e da Prefeitura de Porteirinha, 25 integrantes da Associação dos Produtores de Queijo da Serra Geral (Aproqueijo) participaram do evento. Um deles foi Maria da Saúde Oliveira, que conquistou medalhas de Ouro nas categorias Queijo Muçarela Palito e Muçarela Redondo. “Foi a terceira vez que participei do evento, mas só este ano consegui duas medalhas de ouro. Um grande incentivo para continuar melhorando cada vez mais os meus queijos”, comemora a empreendedora, que fabrica os produtos há mais de 45 anos.

O terceiro Ouro foi conquistado por Everson Pereira, com o Requeijão Moreno. Os produtores Carlos Alessandro e Maria Silva Correia levaram Prata e Bronze, respectivamente, na categoria Requeijão. A sexta medalha foi para Eduarda Barbosa, que levou a Prata com o Queijo Muçarela Nozinho

Prestigie

veja aqui lista com vencedores em todas as categorias.

Negócios apoiados pelo Sebrae Minas participam da CASACOR 2023 Minas Gerais


O Armazém Origem Minas apresentou produtos típicos do estado, como queijos, geleias e artesanatos
Crédito: Cynthia Silva

A 28ª edição da CASACOR Minas Gerais, uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina, teve a participação de pequenos empresários apoiados pelo Sebrae Minas. O evento ocorreu de 15 de julho a 3 de setembro, na Casa Ferolla, em Belo Horizonte.

O Armazém Origem Minas foi o espaço dedicado a produtos típicos da culinária mineira, como queijos, doces, méis, cafés, cachaças e geleia, produzidos por pequenos negócios participantes do projeto Origem Minas. Os 24 artesãos mineiros vencedores da 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – que reconhece as melhores unidades produtivas do Brasil – também expuseram seus trabalhos. E cinco empresas de marcenaria apoiadas pelo Sebrae Minas tiveram produtos inseridos em sete ambientes da CASACOR 2023.

Além disso, o projeto Moda Brechó, iniciativa do Sebrae Minas, promoveu debates e painéis sobre sustentabilidade, economia circular e moda consciente. Especialistas e empresários do segmento de brechós puderam compartilhar suas experiências com o público.