Histórias de Sucesso

Consultoria

A primeira impressão é a que fica

Embalagens influenciam decisão de compra do consumidor e, por isso, merecem máximo cuidado


Laura Baraldi

Quem nunca comprou algo porque se encantou com a embalagem, seja porque ela era diferente, seja porque era reutilizável? Essa é uma atitude muito comum. Estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2020, mostrou que, entre produtos semelhantes, o consumidor escolhia o que tinha a embalagem mais atraente. Além disso, registrou que 75% das empresas que investiram em design contabilizaram aumento nas vendas, e 41% delasreduziram custos de comercialização.

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Gustavo Greco, designer e colaborador do projeto Origem Minas, desenvolvido pelo Sebrae Minas e pela Faemg, acredita uma estratégia efetiva de comunicação visual e embalagens seja crucial para a diferenciação de um produto e para melhorar as vendas. “A embalagem muitas vezes é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto e influencia diretamente na decisão de compra. Uma embalagem bem planejada contribui para o reconhecimento da marca, cria diferenciação no mercado e gera conexões emocionais”, explica

Ao criar uma embalagem, o designer precisa avaliar o ambiente social e cultural em que o produto irá circular, para que possa utilizar informações sobre o comportamento humano e visualizar oportunidades e soluções para o negócio. “A embalagem deve se destacar e ser memorável para o consumidor. Por isso, é muito importante que o designer tenha clareza sobre a mensagem que pretende transmitir por meio dela”, reforça Gustavo

Torne o seu produto marcante

Alguns passos podem ajudar o profissional que busca enriquecer a estratégia para criar uma embalagem de impacto:

  • Realizar pesquisa e análise de mercado para entender o público, suas necessidades e preferências;
  • Analisar a concorrência e identificar os comportamentos do mercado;
  • Definir uma estratégia clara e objetivos para a embalagem, alinhados com a identidade da marca e o posicionamento do produto;
  • Criar um conceito de design que esteja alinhado com a estratégia definida;
  • Antes de lançar a embalagem no mercado, realizar testes com o público para avaliar sua eficácia e fazer ajustes, se necessário;
  • Considerar práticas sustentáveis na escolha de materiais e processos de fabricação da embalagem;
  • Garantir que a embalagem reflita adequadamente o conteúdo do produto e seja prática e funcional para o consumidor;
  • Estar atento às regulamentações de rotulagem e embalagem aplicáveis ao produto, garantindo que esteja em conformidade com as normas legais e de segurança.