Histórias de Sucesso

Varejo

Em sintonia com os novos tempos

Programa Varejo+ aposta na identificação de novas oportunidades para o comércio, valorizando principalmente as estratégias digitais


Roger Dias

Quem sonha em empreender não deve ter receio de mudar de segmento ou absorver novas ideias. Para o empresário Wagner Oliveira, por exemplo, a decisão de abrir mão de vender açaí em Três Pontas, no Sul de Minas, e apostar na comercialização de papeis térmicos pode ter sido a mais acertada. Com a mudança, em um ano e meio ele saiu de um faturamento pouco expressivo para um rendimento de R$ 150 mil mensais com a Shop Store, cujo foco são as vendas on-line.

Wagner optou pelo segmento ao perceber que havia grande demanda por papéis térmicos, usados para imprimir etiquetas e cupons fiscais. Mas o negócio deslanchou com a adesão ao Se Joga no Online, uma das vertentes do Varejo+, que o levou a usar o Mercado Livre, parceiro na iniciativa, para vender os produtos. “Vivíamos um tempo de incertezas, pois não vendíamos quase nada. Ao apostarmos no mercado on-line, buscamos no programa melhores estratégias de vendas, que levassem o consumidor a se interessar pelo nosso produto. Antes, lançávamos o produto na internet de qualquer jeito. Hoje, desenvolvemos melhor a linguagem dos anúncios, aproximando a empresa do cliente, e ganhamos em eficiência”, afirma o empresário.

Ele trabalha ao lado de outras duas pessoas no atendimento, feito apenas de forma remota, e no despacho da mercadoria. O êxito da Shop Store foi tão expressivo que ele já almeja usar outras plataformas, como a Magalu e a B2W. “O programa foi muito importante para estarmos atentos a novas oportunidades de expandir os pontos de vendas e aumentar a clientela e o valor da mercadoria. Percebemos um crescimento enorme de outras plataformas, e nosso objetivo é atingir esse mercado e fazer a empresa crescer ainda mais”, ressalta.

Iniciantes ou veteranos

Segundo dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o comércio foi o setor que teve o segundo maior número de baixas de empresas em Minas Gerais no período de isolamento social e após a retomada das atividades. Das mais de 12 mil empresas mineiras que fecharam as portas, de janeiro a julho de 2020, 30% eram de atividades ligadas ao setor, que enfrentou períodos longos de fechamento. E as que sobreviveram passaram por muitas adversidades. De acordo com a Pesquisa Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas, 50% dos empresários relataram aumento dos custos com insumos, combustíveis, aluguel ou energia. Para 25% dos donos de pequenos negócios, a falta de clientes foi um desafio a mais, enquanto 17% apontaram dívidas com empréstimos, impostos ou fornecedores como os principais entraves.

O Varejo+ atende desde o empreendedor que quer abrir um negócio até pequenas empresas em busca de um novo posicionamento de mercado.

O Varejo+ surgiu para ajudar o varejo a se recuperar, especialmente por meio de estratégias comerciais que levem à ampliação das vendas, incluindo o uso de canais digitais. O programa contribui para que o empresário identifique oportunidades de melhoria do negócio, potencialize a atração dos clientes, obtenha maior presença digital e aumente a conversão, além do aprimoramento dos processos de gestão e operaçã o. “Os desafios do comércio são muitos, porque temos vários tipos de empresas e empresários. Contamos com pessoas mais e menos experientes. Colocamos algumas trilhas e ações para que cada um deles possa ser bem atendido e consiga desenvolver o seu negócio, seja no varejo físico, mais tradicional, ou no e-commerce, que tem outros canais de venda, como redes sociais, WhatsApp, marketplace e sites”, explica o analista do Sebrae Minas Victor Mota.

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O analista Victor Mota fala sobre o programa Varejo+ no podcast

Segundo ele, o programa tem a meta de capacitar os participantes a analisar seus resultados e indicadores de desempenho e criar estratégias eficazes para melhorar seu desempenho. Para tanto, há cursos, palestras e consultorias presenciais e a distância, com conteúdos direcionados para gestão, finanças, vendas, inovação e marketing digital. “Apresentamos informações e ferramentas para apoiar os empreendedores na gestão, contribuir para aumentar a rentabilidade e melhorar o posicionamento dos pequenos negócios no mercado”, destaca o analista. Durante as etapas, os participantes têm acesso a consultorias que propõem uma transformação efetiva nas empresas, para que possam atrair novos clientes, aumentar o tíquete médio das mercadorias ou investir em outras ações que ajudem a ampliar a margem de lucro.

Se Joga no Online

Uma das vertentes do Varejo+ é o Se Joga no Online, que teve a participação do empreendedor Wagner. A iniciativa foi lançada em 2021, em Minas Gerais, em parceria com o Mercado Livre. Desde então, já alcançou 23 estados, contribuindo para a venda total de R$ 60 milhões em produtos na plataforma.

O programa promove outras ações que estimulam a evolução dos pequenos negócios do varejo. Os empreendedores passam por consultorias de gestão de KPI na Prática, cujo objetivo é dinamizar o gerenciamento estratégico das empresas para que as metas sejam cumpridas com mais eficiência. Já a consultoria Gestão Competitiva ajuda os pequenos negócios e acompanha as empresas por até 10 meses para ajudar o empresário a identificar as oportunidades de melhoria e criar as estratégias para melhorar seus resultados e implementar essas estratégias. Em outra frente, o Sebrae Minas desenvolveu o Diagnóstico Varejo+, com foco em quatro pilares: melhoria na gestão de controles, digitalização do negócio, estratégias comerciais e foco em resultados.

O empresário Marcos Moraes também se beneficiou do produto para aumentar seu faturamento nas plataformas digitais. Em 2017, ele teve a primeira experiência como empreendedor em Ipatinga, no Vale do Aço, ao abrir a loja Summit Comércio, especializada em brinquedos e eletrônicos em geral. A ideia de apostar no e-commerce veio aos poucos, sobretudo com a expansão dos canais on-line e a possibilidade de economizar com impostos. “Além de expandir o volume de vendas, consegui reduzir o custo operacional da empresa. No comércio on-line, é possível vender para todo o país, levando a marca a outro patamar”, afirma o empreendedor.

Além do Mercado Livre, o comerciante repassa seus produtos aos clientes pelas Lojas Americanas, Magazine Luiza e Shopee. Com a mudança gradual para as plataformas digitais, Marcos registrou um salto de 35% no faturamento da empresa. “Aprendemos coisas novas a cada dia, como explorar melhor os canais na internet e os anúncios. O mercado eletrônico é muito intenso, competitivo e não admite erros. Se não desenvolvemos estratégias eficazes, o prejuízo é inevitável. E o mais importante nessa nova atuação é a chance de nos tornarmos conhecidos no Brasil todo”, destaca.

Marcos Moraes aumentou o faturamento de sua loja após a participação no Se Joga no Online
Crédito: Pedro Vilela
João Barbosa continua a vender na loja física, mas impulsionou o comércio no on-line
Crédito: Arquivo pessoal

Expansão e novo negócio

Ao participar das capacitações sobre finanças, gestão e marketing por meio do Varejo+, o empresário João Barbosa afirma ter conseguido estruturar a expansão da empresa FW Store, focada em vestuário masculino e com atuação em Capelinha e Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. “Aprendi muito sobre empreendedorismo e tive retorno em diversas áreas. O faturamento cresceu em torno de 25%, o que permitiu viabilizar outras ações, cursos e aperfeiçoamentos”, pontua. E ele tomou uma decisão importante: continua a vender na loja física, mas impulsionou o negócio digital. “Foi uma virada de chave importante. Avaliei todos os custos e o potencial de alcance e concluí que o meio digital realm ente é bastante atrativo. Tenho um poder de expansão maior, que me permite atingir todo o país.”

João também abriu a agência de marketing digital Space-4, obteve a certificação do CNPJ e passou a atuar na criação de sites e manutenção de redes sociais, além de oferecer serviços de fotografia, produção de vídeos e outros trabalhos relacionados à divulgação de negócios e produtos. “Depois do programa, passei a identificar melhor as demandas do mercado, desenvolvi o projeto e abri a agência em 2022”, conta.

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Experiências satisfatórias para os clientes

Eventos do Varejo+ Experience foram realizados entre agosto e outubro nas cidades de Juiz de Fora, Uberlândia, Barbacena e Ponte Nova, estimulando os participantes a aprender e colocar em prática ações que gerem experiências mais satisfatórias para os clientes. A iniciativa do Sebrae Minas foi direcionada aos varejistas e prestadores de serviços do comércio, além de outros empreendedores interessados em conhecer as tendências para o segmento.

Varejo+ Experience em Barbacen
Crédito: Arquivo Sebrae Minas

Nas cidades da Zona da Mata, as atrações foram Rodrigo Miranda, CEO da Zaitt, Babi Tonhela, embaixadora da americanas.com, Thaís Falabella, UX Design Manager do iFood, Leticia Zanon, diretora de Operações na DHL Supply Chain, Vagner Fiuza, coordenador de Produtos do PagSeguro, e Victor Mota, analista do Sebrae Minas. Já os empreendedores de Uberlândia e demais cidades do Triângulo Mineiro também assistiram aos seminários coordenados por Babi Tonhela, Thais Falabella e Victor Mota, além de participar da palestra de Alexandre Viana, consultor do Mercado Livre.

SAIBA MAIS

O perfil do Varejo+ no Instagram reúne conteúdos trabalhados no programa, além de uma série de exemplos de empreendedores que obtiveram êxito após participarem da iniciativa. Clique aqui para acessar.