Histórias de Sucesso

Eventos

Trend Connection aproxima mercado da moda


Trend Connection em Belo Horizonte
Crédito: Gláucia Rodrigues

O mercado da moda ganhou um evento que promete conectar clientes da indústria, varejo e serviços. Lançado neste ano pelo Sebrae Minas, o Trend Connection oferece oportunidades de capacitação e relacionamento para pequenos negócios desse segmento. Ao longo de seis edições, o projeto percorreu cidades nas regiões Central (Belo Horizonte, em duas ocasiões), Sul de Minas (São Lourenço) e Triângulo Mineiro (Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia).

Em Uberlândia, o evento de estreia do Trend Connection recebeu mais de 500 participa ntes. Já na capital mineira, a última edição abriu a comemoração dos 15 anos do Minas Trend, iniciativa promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O projeto ampliou a parceria do Sebrae Minas com marcas da moda e parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

A analista técnica do Sebrae Minas Raquel Canaan avalia que o Trend Connection aproxima os clientes das novidades sobre posicionamento, mercado, produção e vendas para o setor. “O evento apresenta temas atuais relacionados à sustentabilidade, autoralidade e inclusão social, com foco no desenvolvimento de uma moda mais alinhada às tendências mundiais.”

Sebrae Minas apoia Minascom 2022


Conhecida por suas águas termais, Poços de Caldas despertou a atenção dos empresários da construção civil. Em novembro, a cidade sediou o Minascon 2022, o maior evento do setor no estado. Apoiada pelo Sebrae Minas, a iniciativa foi promovida pela Fiemg, por meio da Câmara da Indústria da Construção e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) das cidades de Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre.

Com o tema “Construções Verdes e Cidades Inteligentes”, o evento mostrou caminhos para uma cadeia produtiva mais sustentável e tecnológica por meio de palestras, feira de imóveis e salão de negócios. “Nosso foco foi disseminar conhecimento sobre métodos eficazes para a redução de custos e desperdícios, proporcionando mais produtividade e competitividade para os pequenos negócios”, destaca o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha. (Assintecal) e o hub de inovação P7 Criativo .

Audiovisual mostra vigor na MAX 2022


O maior evento do audiovisual mineiro movimentou a sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. A MAX 2022 reuniu – de 8 a 10 de novembro – grandes nomes do mercado para discutir sobre oportunidades, desafios e tendências do setor no Brasil. Nessa edição, a iniciativa contou com mais de 20 painéis, palestras, encontros e pitchings, além de uma rodada de negócios com 459 projetos de longas-metragens, séries, programas de TV, documentários e reality shows.

MAX teve programação diversificada
Crédito: Amanda Ketly

Para aqueles que sonham trabalhar na indústria audiovisual ou já empreendem nesse mercado, a entidade reservou três encontros especiais com grandes players: Paramount, Filme Filme e Sofá Digital. “A MAX oferece oportunidades para produtores, distribuidores e exibidores de conteúdo para cinema, televisão e internet a partir de uma programação diversificada, que inclui debates sobre temas de interesse do setor e capacitações que fortaleçam a indústria brasileira do audiovisual”, afirma Marden Magalhães, diretor de Operações do Sebrae Minas.

SeBIM debate inovação na construção civil


A capital mineira foi palco da quinta edição do Seminário BIM (SeBIM), promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Câmara BIM-MG. O evento reuniu, em outubro, especialistas, lideranças, técnicos e outros profissionais da construção civil para analisar os desafios e benefícios do BIM (Modelagem das Informações da Construção , em português).

Palestra durante o SeBIM
Crédito: Caio Leme

Realizado simultaneamente ao Construa Minas, o seminário discutiu a diversidade no mercado do trabalho e a aplicação do BIM em projetos de infraestrutura rodoviária. Os participantes também puderam conhecer o trabalho da MRV na implementação dessa técnica, que favorece o planejamento e monitoramento eficaz da obra a partir de simulações de uma edificação. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).