Histórias de Sucesso

Prepara Gastronomia

Vocação lapidada

Prepara Gastronomia tem ações em todo o estado de Minas Gerais para auxiliar negócios na adaptação aos novos hábitos de consumo


Ana Cláudia Vieira

Os mineiros têm apreço pelos espaços de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, lanchonetes e outros. Ainda assim, a tradição vem se adaptando aos novos hábitos, incluindo a possibilidade de consumo em casa, por meio das facilidades digitais e do delivery. Esse formato, inclusive, mostrou-se fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a pandemia, gerou uma mudança na forma de atuação do mercado e impulsionou a adesão dos consumidores.

O apoio no processo de migração para o delivery e na organização da presença digital das empresas, nas redes sociais e em mecanismos de buscas, fazia parte do escopo inicial do Prepara Gastronomia, criado em 2020 como uma ação emergencial para auxiliar os estabelecimentos de alimentação durante a pandemia. Conforme explica o analista Renato Lana, “o programa atuou também para ensinar a montar um bom prato, contar uma boa história, interagir com o cliente, trabalhar a marca e o negócio, bem como na adaptação às políticas dos aplicativos de entrega”. Como parte de uma evolução natural, a iniciativa ganhou outro contorno em 2021, fazendo frente aos pontos críticos de sucesso do setor em longo prazo.

“No futuro, acredito que serão os setores da economia criativa os que vão pautar o mercado. Por isso temos feito um movimento para preparar esse ecossistema, formado por pequenas empresas, para atender a demanda futura de contribuição com a economia mineira”, informa a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.

O primeiro passo foi mapear fatores que podem ser melhorados e os indicadores a serem monitorados. A partir daí, segundo Simone, foi possível pensar em soluções que atendessem a grupos distintos em todo o estado. Os conteúdos começaram a ser pensados para avaliar a aderência da proposta de valor do negócio à jornada de consumo dos clientes, desenvolver estratégias de vendas e até mesmo remodelar o empreendimento. Cursos, capacitações em marketing, consultorias customizadas, seminários e eventos gastronômicos foram criados para atender às demandas e promover melhorias nos empreendimentos ou criação de novos produtos.

Com base no estudo, o programa identificou diferentes frentes de atuação em territórios e nichos de mercado, como o Elas na Gastronomia e o Identidade Gastronômica, assim como a atuação com festivais de gastronomia e cultura. E os resultados têm sido muito positivos: do ano passado até o fim de outubro de 2022, mais de 3.500 empresas já foram atendidas, em mais de 60 municípios. Os 27 festivais gastronômicos já realizados, por sua vez, capacitaram dezenas de bares e restaurantes.

Identidade regional

Entre as iniciativas do Prepara Gastronomia está o estudo de identidade gastronômica. O trabalho consiste na realização de uma pesquisa local dos ingredientes, de personagens e de receitas que representem a gastronomia da região para embasar um plano de desenvolvimento, com ações para valorizar as características únicas dos destinos mineiros e integrar toda a cadeia produtiva da gastronomia. Na Região do Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, o trabalho foi realizado em quatro municípios – Bonito de Minas, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Januária. Foram capacitadas 40 pequenas empresas, e desenvolvido um plano de ações para a gastronomia local nos próximos anos, envolvendo a comunidade, o empresariado e o poder público.

Um dos participantes foi Vanderson Rodrigues Alves, sócio da hamburgueria Carrancas, com unidades em Januária e em Itacarambi. Ele conta que teve vivência com o empreendedorismo desde bem jovem, quando vendia frutas e outros produtos em feiras e organizava eventos. Em 2018, ele assumiu a primeira unidade da hamburgueria, junto ao sócio Rômulo Souza. “Já havia uma clientela estabelecida e, a partir de uma releitura dos pratos e outras mudanças, foi um sucesso. Tivemos que fazer investimentos e cursos para nosso aprimoramento, e foi quando acessamos o Sebrae Minas”, relata.

Vanderson participou do Empretec e de outros programas e, neste ano, recebeu a equipe de consultores do Prepara Gastronomia, que acompanhou os empresários na realização do Primeiro Festival de Gastronomia de Januária. “Recebemos chefs de cozinha e consultores, que nos passaram orientações e ideias novas. Foi muito enriquecedor”, relata. O empreendedor ressalta a criação de pratos com ingredientes típicos e tradicionais, como hambúrguer de peixe, além dos sucos com frutas da região. “Estamos muito confiantes no futuro, as ações são excelentes e têm contribuído para que o potencial turístico se torne uma realidade”, afirma.

Vanderson usa ingredientes típicos para hambúrguers e sucos nos estabelecimentos localizados em Itacarambi e Januária
Crédito: Nereu Júnior

Em Paracatu, no Noroeste mineiro, 26 pequenas empresas do segmento de Alimentação Fora do Lar participaram de uma jornada de transformação para a melhoria de cardápios e divulgação da culinária regional. Como resultado desse esforço, o sócio-proprietário do Bella Carne, Batista Fagundes, foi premiado em 2019, 2021 e 2022 no Festival Gastronômico de Paracatu e no Festival Cultural da Cozinha Mineira de Paracatu. Com o apoio do Sebrae Minas, o empreendedor foi certeiro no desenvolvimento de uma proposta de valor para sua churrascaria, que explorou as possibilidades geradas pelo turismo. “Chegamos em 2017 para suprir a necessidade de uma churrascaria na cidade. O modelo que adotamos permite que o cliente escolha, pese e asse a carne. Dizemos que o cliente come o que os olhos pedem. O que nos identifica é o prazer em comer bem. Graças a isso e a um bom atendimento, temos uma resposta extraordinária do público”, conta.

Ainda de acordo com o empreendedor, o Sebrae tem sido um parceiro mais do que importante, ao proporcionar uma visão nova de comércio e de competitividade. “Montar um bar não parece difícil à primeira vista, até que você vê que há uma série de questões por trás do sucesso do negócio. O Sebrae convida o empreendedor a se especializar e a ser mais profissional. Esses cursos para a equipe e liderança facilitam vencer desafios como o da pandemia”, avalia. Para o futuro, Batista Fagundes vislumbra crescimento. “Já começo a enxergar outros modelos de negócios. A cidade é financeiramente muito rica, e o Prepara Gastronomia nos ajuda a estarmos entre os melhores”, diz.

Batista Fagundes foi premiado por três anos em festivais gastronômicos de Paracatu
Crédito: Pedro Vilela

Elas na Gastronomia

Apesar de a participação das mulheres na gastronomia ser historicamente grande, grande parte das cozinhas renomadas ainda tem homens como chefs. Atentos a isso e também à percepção de que a maior parte dos clientes na área de gastronomia eram mulheres, o Sebrae Minas desenvolveu estratégias específicas para incentivar o público feminino. Assim surgiu o Elas na Gastronomia, dentro do programa Prepara Gastronomia A iniciativa está presente em sete cidades do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “A gastronomia é uma alternativa para muitas mulheres sustentarem suas famílias. Entendemos que era estratégico ter uma formação focada em suas necessidades e demos, então, ferramentas para que elas se articulassem e atuassem de forma interconectada para a troca de informações e auxílio mútuo”, explica Simone Lopes. Além de promover encontros, o Elas na Gastronomia disponibiliza conteúdos técnicos e socioemocionais para potencializar as práticas empresariais e as atitudes empreendedoras.

Maíra Marcolino, sócia-proprietária do Soul Jazz Burger, está no grupo. Inaugurado em novembro de 2017, o estabelecimento nasceu para oferecer a experiência de juntar hambúrgueres produzidos de forma inteiramente artesanal – desde a massa do pão às carnes e molhos – a um ambiente musical temático, com apresentações semanais de soul e jazz, a cargo de músicos locais. Surpreendidos pela pandemia, os proprietários foram obrigados a adotar o delivery enquanto a circulação de pessoas era proibida. O convite para participar do Elas na Gastronomia veio em um momento oportuno, quando era necessário reforçar as estratégias de vendas após o fim do isolamento social. “Além de trazer um aprendizado técnico do Sebrae, a troca de informações é muito interessante, pois quem participa passa por dificuldades parecidas”, conta a empresária. Por exemplo, durante as atividades ela percebeu que estava direcionando muitos esforços para a operação e que precisava dar mais atenção ao planejamento e à administração “Após as qualificações e eventos, estimo um crescimento entre 10% e 15% frente aos resultados pré-pandemia”, relata.

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Silvana e o chef Antônio, do Cactus Pub: esforços conjuntos para valorização de um espaço icônico de BH
Crédito: Rafael Motta

Retomada do Malleta, em Belo Horizonte
Outra frente do Prepara Gastronomia ocorre no edifício Arcangelo Maletta, espaço icônico da capital mineira, dotado de uma grande diversidade de negócios. A proprietária do Cactus Pub Comida Mexicana, Silvana Peixoto, é uma das participantes da ação e tem trabalhado com outros comerciantes para resgatar a história do prédio, que perdeu movimento devido à pandemia. “Queremos voltar ao cenário de sete anos atrás, quando chegava a ter fila para achar lugar.” Uma das medidas para valorizar a gastronomia, arte e diversidade é o Festival Vem pro Maletta. Em homenagem ao Clube da Esquina, a iniciativa do Sebrae Minas foi realizada em novembro de 2022.

Com mais de 20 anos de experiência, Silvana tem no currículo a condução de empreendimentos como o Nine e a choperia Matilde, ambos no Maletta. Após um estudo de mercado e com o apoio de três sócios investidores, a empresária inaugurou, em maio de 2022, o Cactus Pub, estabelecimento de comida mexicana com toque mineiro. “Temos releituras de comidas mineiras e mexicanas com uma decoração diferenciada. Isso tem chamado atenção”, comemora. Como resultado da participação no Prepara Gastronomia, Silvana cita a casa cheia praticamente todos os dias. A clientela, por sua vez, não tem poupado elogios ao cardápio e ao atendimento .

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