Mercado
PARA VENDER MAIS
Programa MOVE+ prepara empresas para novas oportunidades de negócios
JOSIE MENEZES
Como acessar novos clientes e encontrar oportunidades para a expansão comercial do negócio? Os empresários Geovani Flauzino Dias Júnior e Mayra Teodoro Cardoso, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, encontraram essa resposta no Programa MOVE+ Agente de Mercado, do Sebrae Minas. Após inscreverem a Personalizados ZFW na iniciativa, eles passaram a entender a importância da captação de leads qualificados para a empresa. Agora, o casal celebra a conquista de um grande cliente. “Tivemos a satisfação de fechar uma venda com grande volume de brindes personalizados para um grupo empresarial que atua nos setores de tecnologia da informação, comunicação, entretenimento e agro. Isso é resultado direto da nossa participação no MOVE+”, afirma Geovani.
A Personalizados ZWF começou atuando no setor de vestuário, depois explorou o mercado de produtos exclusivos em couro legítimo e, mais recentemente, entrou para o segmento de brindes corporativos. “O processo de produção em couro é demorado, e começamos a perceber que muitas em presas solicitavam coisas personalizadas. Mas, para crescer, precisávamos de apoio”, relata o empreendedor. Segundo ele, a participação no MOVE+ foi fruto de uma parceria contínua com o Sebrae Minas para ampliar o escopo de trabalho da empresa. “O programa nos ensinou a expandir a rede de contatos e captar uma grande quantidade de leads qualificados para aumentar, ainda mais, o volume de vendas”, ressalta.
COMO FUNCIONA
O MOVE+ auxilia as pequenas empresas a se qualificarem comercialmente para novas oportunidades de negócios. As atividades duram seis meses, englobando a fase de diagnóstico, que inclui análise do perfil do empreendedor e a previsão do funil de vendas, até a aproximação comercial com potenciais compradores. Até o início de setembro, 1.690 empresas já haviam sido alcançadas pelo programa, em dois ciclos. No Ciclo 3, já em curso, a perspectiva é atender a mais 1.404 negócios em todo o estado.
A analista do Sebrae Minas Vanessa Visacro explica que o primeiro ciclo foi um piloto, visando ao aprendizado quanto à execução da metodologia. “No Ciclo 2, as melhorias identificadas estavam implementadas, como, por exemplo, a incorporação de tecnologias que permitiram a digitalização do processo de gestão e monitoramento do programa”, relata.
Foi no segundo ciclo que os empreendedores passaram a contar com o app MOVE+, o que deu mais agilidade às aproximações comerciais. “O empresário passou a ter na palma da mão a relação de todos os potenciais compradores prospectados pelo agente de negócios. Assim, passou a ter a possibilidade de dar o aceite às solicitações de reuniões e contatos de forma rápida, com comodidade” conta.
Além do aplicativo, outras soluções foram disponibilizadas, como o Diagnóstico da Gestão Comercial do negócio atendido, cujas respostas guiam o empresário durante a Trilha de Qualificação. “Assim, há a possibilidade de escolha de soluções ofertadas pelo Sebrae Minas, como Sebraetec e Sebrae Connect. O intuito é preparar o empreendedor para ter relações comerciais de melhor qualidade e mais efetivas”, explica Vanessa.
ABERTURA DE MERCADOS
Danilo Akira é gerente da Goianeiros Alimentos, de Divinópolis. A empresa foi fundada pela sua mãe, em 2002, e inicialmente vendia linguiças e espetos para pequenas mercearias.“Há alguns anos estamos trabalhando para crescer, e conseguimos, inclusive, o selo estadual para vender nossos produtos para todo o estado de Minas Gerais. Também pretendemos ter selo artesanal para atuar em outros estados brasileiros. Não está sendo fácil, é um mercado muito competitivo e necessitávamos do apoio”, explica Danilo.
Nessa preparação, Danilo também buscou o MOVE+. Ele aprovou a atuação dos agentes, especialmente o trabalho inicial de abertura de mercados, com o primeiro contato e apresentação da Goianeiros para locais que seriam de difícil acesso. “A prospecção foi muito interessante e a chancela do Sebrae Minas nos ajuda a ser recebidos pelos compradores. Depois do programa, a Goianeiros catalogou mais de 300 possíveis clientes. Já estamos em contato com vários e já fechamos alguns negócios”, celebra.