Histórias de Sucesso

Notas

XI PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR


O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições na sua edição nacional: 1.615 projetos habilitados de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é do Sudeste, com 51. Minas Gerais foi o segundo estado com maior participação, 176.

Na etapa regional, Minas recebeu a inscrição de 209 projetos, de 153 municípios. Os oito vencedores foram: Divinópolis, Conselheiro Pena; Cataguases; Chapada Gaúcha; Guimarânia; Uberaba; Paracatu e Couto de Magalhães de Minas.

Premiação dos oito vencedores da etapa Regional

ESCOLA DO SEBRAE TEM NOVOS CURSOS E MARCA


PARA SABER MAIS SOBRE OS NOVOS CURSOS, Clique aqui

A Escola do Sebrae teve novidades no início de 2022: além do lançamento da nova marca, a instituição entrou para o mercado do Ensino Superior, com dois cursos de pós-graduação: Educação Empreendedora 5.0 e Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação. Passou, também, a ofertar o curso técnico em Administração noturno.

A Escola do Sebrae está presente no mercado há 28 anos e sempre atenta às novas demandas. “Hoje, há busca de profissionais com iniciativa, proatividade, habilidades de liderança e capacidade de inovar. Nossos cursos visam estimular esse novo mindset”, pontua a gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

CAFÉ DA CHAPADA DE MINAS É EXPORTADO PELA PRIMEIRA VEZ PARA A AUSTRÁLIA


CARACTERÍSTICAS DOS CAFÉS DA REGIÃO DA CHAPADA DE MINAS

Cor: caramelo

Sabor: frutas passa

Corpo: denso

Acidez: cítrica e capim limão

Um contêiner com 640 sacas de 30 quilos de café especial foi enviado pela Região da Chapada de Minas para a Austrália, no primeiro semestre. O resultado é fruto do trabalho realizado em parceria com o Sebrae Minas para melhorar o posicionamento do setor no mercado interno e externo. Avaliada em R$ 400 mil, a carga foi produzida nas cidades de Capelinha, José Gonçalves de Minas e Água Boa.

A Região da Chapada de Minas é formada por 22 municípios dos Vales Alto Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Possui uma área de produção de aproximadamente 28 mil hectares. A estratégia “Café da Região da Chapada de Minas” foi lançada em 2020, contribuindo para agregar valor e reforçar a identidade e a origem da região. “Após a criação da marca coletiva, o produto foi reconhecido no mercado e teve uma valorização de quase 15% do preço do café”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.

O próximo passo dos produtores para a expansão dos negócios é a busca pela origem controlada, garantindo ao mercado que o café foi produzido na região com característica específica e, por isso, não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, sendo um produto único.

Contêiner com 640 sacas foi exportado