Histórias de Sucesso

Programa ALI

INOVAÇÃO AO ALCANCE

Iniciativa que oferece acompanhamento gratuito e personalizado a pequenos negócios é ampliada para atender mais segmentos


Mariana Coelho e Tatiana Rezende

Segundo a edição mais recente da pesquisa Sobrevivência dos Negócios, realizada pelo Sebrae no início de 2023, cerca de 22% das micro e pequenas empresas (MPE) fecham as portas antes de completarem cinco anos de atividade, percentual considerado elevado. Entre os fatores que contribuem para o resultado estão a falta de preparo por parte dos empreendedores e fatores relacionados ao planejamento do negócio, principalmente inovação. Daí a relevância de iniciativas de apoio, como o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que passa a abranger mais modalidades em 2023.

Há mais de 15 anos, o ALI ajuda micro e pequenas empresas a inovar em produtos, serviços e processos por meio de acompanhamento gratuito e personalizado de um agente local de inovação. Durante a jornada, que pode durar entre 6 e 15 meses, são realizados encontros individuais e coletivos, visitas técnicas e consultorias especializadas, visando realizar um diagnóstico e propor soluções para as necessidades e desafios do negócio.

* Dados referentes a 2022

A partir de 2020, o programa ganhou novas vertentes. Uma delas é o ALI Produtividade, direcionado a questões operacionais. “Com o passar do tempo, percebemos que muitas dores dos clientes se relacionavam a questões que demandavam um olhar mais atento sobre a operação do negócio. Assim foi criado o ALI Produtividade, que integra o Programa Brasil Mais, parceria com o Governo Federal que se propõe a levar às MPE soluções para aumentar a produtividade por meio de melhorias rápidas e de alto impacto”, explica Bruno Ramos, analista do Sebrae Minas.

Outra vertente, lançada em 2022, é o ALI Transformação Digital, que utiliza ferramentas digitais para ampliar a produtividade de pequenos negócios. Ambos os programas se estruturam em ciclos de implantação de indicadores de evolução de performance e mensuração de resultados. Um diferencial do ALI Transformação Digital é que, ao final, o participante recebe um inventivo financeiro de até R$ 2 mil para aplicar em ferramentas tecnológicas. “A escolha do programa leva em consideração a maturidade do negócio. Por isso é importantíssimo o diagnóstico inicial feito pelos agentes locais de inovação. Vale destacar que o principal ganho dos programas está na mudança do mindset. Após passar por todo o ciclo da metodologia, o empreendedor está preparado para adaptá-la a outros processos na empresa. É a melhoria contínua aplicada ao negócio”, detalha Bruno.

Ainda em 2022, o ALI ganhou novas modalidades para atender a negócios urbanos ou rurais e para estimular a educação empreendedora e o desenvolvimento do potencial econômico-social de territórios brasileiros. Confira quais são elas:

  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
    auxilia no mapeamento das necessidades, no relacionamento com o mercado para identificação e na implantação de ferramentas digitais.
  • RURAL
    Promove o aperfeiçoamento da inovação em cinco dimensões, visando ao aumento
  • da competitividade dos pequenos negócios rurais.
  • EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
    leva conhecimento sobre inovação e empreendedorismo para professores e instituições de ensino públicas da Educação Básica nos municípios.
  • ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
    identifica a realidade do território, propõe soluções e acompanha o desenvolvimento das ações.
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
    atua para ativar o processo de inovação no território, a criação e o fortalecimento das Indicações Geográficas (IG).

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Presença digital

Com a estratégia orientada pelo ALI, o faturamento do Instituto Kelps mais que dobrou
Crédito: Pedro Vilela

Cláudio Dutra é proprietário do Salão de Beleza Kelps, em Manhuaçu, na Zona da Mata, há quase quatro décadas e, há 13 anos, agregou ao negócio a formação de profissionais do ramo da beleza, inaugurando o Instituto Kelps. No ano passado, ele se inscreveu no ALI Transformação Digital. “A divulgação por meio das plataformas digitais já era feita, mas o trabalho não trazia os resultados esperados”, conta.

Após o diagnóstico, Cláudio adotou uma estratégia de inovação e marketing via Google Meu Negócio. “Minha página já recebia mil visitas por mês. No entanto, esse montante não se revertia em negócios”, relata o empresário. Fotografias, descrições dos cursos, produtos e ofertas foram inseridos na página, as visitas passaram a ser monitoradas, e as respostas aos contatos se tornaram mais ágeis. Em seis meses, foi registrado crescimento tanto no número de alunos quanto em faturamento. “Para atender à demanda, no início do ano tive que ampliar meu espaço, saindo de um cômodo com área total de 96 m² para outro com mais de 320 m². O faturamento mais que dobrou, devido ao aumento significativo do número de novos alunos”, comemora.

Horizontes expandidos

Sistema de Notificação de Emergência desenvolvido pela Televale está instalado em 38 usinas hidrelétricas e em quatro mineradoras
Crédito: Arquivo Televale

Há mais de 30 anos, a Televale, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, começou sua trajetória no ramo de telecomunicações desenvolvendo tecnologias personalizadas. Até que, em 2005, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, surgiu a ideia de criar algo para auxiliar na proteção de vidas. Projetado e desenvolvido integralmente pela Televale, o Sistema de Notificação de Emergência alerta os habitantes de áreas sujeitas a enchentes ou a rompimento de barragens hídricas/de rejeitos de minério sempre que o risco de uma ocorrência se manifestar. “É um sistema completo para proteção das zonas de autossalvamento em conformidade com a legislação vigente e com a Política Nacional de Segurança de Barragens”, explica o engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento Pedro Portela. Atualmente, a ferramenta está instalada em 38 usinas hidrelétricas em todo o país e em quatro mineradoras. “Nosso custo é bom, e ofertamos o dobro da potência acústica dos similares importados”, diz Carlos Humberto Oliveira, fundador da Televale.

O crescimento da demanda gerou a necessidade de rever a gestão administrativa. Pedro conta que, como os sócios priorizavam o trato de questões de natureza técnica, a operação do negócio era relegada a segundo plano. “Sabíamos dessa deficiência e, por isso, recorremos ao Sebrae Minas, no qual participamos do ALI Produtividade”. A partir do contato com o programa, a Televale definiu metas e estruturou seu planejamento estratégico. E, ao identificar potencialidades, investiu em capacitações e programas de estímulo à tecnologia e ampliou sua atuação social em Uberaba. Todo o esforço resultou em um salto de pequena para média empresa, de forma estruturada e organizada.

No ano passado, a Televale foi a única mineira de médio porte, entre mais de 2 mil empresas, a chegar à final do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), iniciativa do Sebrae e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), concorrendo na categoria Inovação de Produto. “Ficamos entre as grandes empresas do mercado. Eu olhava para o lado e via diretor da Embraer, da Natura, da Volkswagen... Foi muito representativo para nós”, destaca Pedro.

Carlos Humberto antecipa os próximos passos da empresa. “Estamos trabalhando para levar nossa tecnologia a mais lugares do Brasil e a outros países. E temos o projeto de, em 2025, inaugurar nossa nova sede em Uberaba, ainda mais tecnológica, para surpreender os clientes.”

Pedro Portela e Carlos Humberto Oliveira, da Televale, na final do Prêmio Nacional de Inovação
Crédito: Arquivo Televale

RECONHECIMENTO

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Qualidade na xícara

Luiza e Daniel estão à frente do Guanabara Café
Crédito: Arquivo pessoal

O casal Luiza Borges e Daniel de Paula está à frente do Guanabara Café, em Boa Esperança, no Sul de Minas, desde 2017. Além do desafio de assumir o empreendimento da família dela, eles precisavam melhorar os resultados. Uma estratégia foi torrar o café e criar uma marca própria. Foi quando eles buscaram o apoio do ALI Produtividade. Além da criação da marca, houve ajustes na equipe e nos processos produtivos, em busca de maior qualidade. Inovações como o rastreamento de lotes e a conquista de certificações também foram adotadas. Com isso, o Guanabara Café foi reconhecido pelo Certifica Minas em 2020 e, em 2022, foi certificado pelo Rainforest Alliance Brasil. “Nosso café se tornou exclusivo, pontuado e passou a ser exportado. E passamos a produzir cafés especiais, que vendemos em microlotes”, conta Luiza.

Além desses resultados, o contato com o ALI gerou outra oportunidade de negócio. O agente local de inovação que acompanhava o Guanabara Café também atendia a um coworking de construção civil em Varginha, no Sul de Minas, que precisava de uma lanchonete no local; assim, o Guanabara Café inaugurou, em fevereiro de 2023, a sua primeira cafeteria.

Atualmente, o Guanabara Café participa do ALI Transformação Digital para colocar em prática um novo projeto, um clube de assinantes. Os reconhecimentos pelo trabalho também continuam: em março de 2023, a empresa venceu o Campeonato de Torra da Atilla Roasters, no Andradas Café Festival, que teve a participação de alguns dos melhores torrefadores do Brasil. “Foi com muito cuidado e carinho que selecionamos os melhores grãos e torramos com maestria para oferecer o melhor café”, diz Daniel.