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Iniciativa do Sebrae Minas guia startups em sua jornada empreendedora


Fernanda Pereira

Para tornar os negócios viáveis e consolidá-los no mercado, os empreendedores passam por uma grande jornada. Atento a isso, o Sebrae Minas criou o Fator S, iniciativa que busca impulsionar a criação de startups, de base tecnológica e outras, por meio de uma sequência de programas com lógica evolutiva, destinados a orientar o desenvolvimento desde os primeiros passos.

O analista do Sebrae Minas Fabiano Alves explica que o Fator S se divide em três etapas básicas. A primeira delas, chamada de Fator S Agita, tem como objetivo estimular a criação de ideias de negócios para solucionar problemas reais do mercado. Os participantes tanto podem propor ideias para solucionar dores de uma empresa participante do programa quanto sugerir outros problemas comuns para serem trabalhados na imersão. “Independentemente de quais sejam os desafios, os participantes se juntam em times multidisciplinares, desenham hipóteses e validam a ideia junto a clientes em potencial, gerando oportunidades reais”, informa.

Um exemplo foi o da empresária Danyelle Van Straten, que buscava um novo modelo de negócio para fortalecer o posicionamento de sua marca de franquias de depilação, a Depyl Action. A primeira unidade foi fundada em 1996, em Belo Horizonte, a partir de uma experiência com a indústria de ceras depilatórias pertencente à família. A parceria com o Sebrae Minas, que já vinha da época da indústria, se fortaleceu quando Danyelle decidiu criar a franquia, que já soma 94 unidades no país. “A Depyl Action nasceu da inovação, tendo como propósito mudar a experiência de depilação. Nossa missão é oferecer soluções completas e personalizadas para cuidados com os pelos. A partir disso, buscamos um modelo de startup que agregasse valor ao serviço e melhorasse o dia a dia dos clientes”, diz.

Daí surgiu uma solução que dispensou o cliente de ir à clínica e fez com que a clínica fosse até o cliente. Assim foi criada a Depyl Móvel, estruturada em um trailer para atendimento em condomínios, supermercados e outros locais. Além de ter sido o projeto vencedor do Desafio Fator S Agita, a ideia foi base para que a empresa pudesse operacionalizar seus serviços em meio à pandemia, sendo adaptada para o formato de atendimento em domicílio. “Montamos um carro plotado, com estrutura para aqueci mento de cera, e chamamos o serviço de Depyl Home Care. Íamos até a casa das clientes e fizemos parceria com algumas empresas e coworkings, onde passávamos o dia atendendo”, conta Danyelle.

Com a retomada do atendimento nas unidades, o Depyl Home Care voltou para análise e agora opera em apenas algumas delas. “Entendemos que esse formato é um novo negócio, e não um incremento da Depyl. Então decidimos reavaliá-lo para que ele volte ainda com mais força e de forma mais estruturada. Estamos no momento de revisão da estratégia para entender de que forma esse atendimento domiciliar pode se adequar às necessidades do público”, afirma a empresária. Segundo ela, a intenção é voltar à ideia original da startup, ou seja, ao formato de trailer.

Danyelle avalia que a experiência com o Fator S foi muito positiva, especialmente por propiciar a ela o contato com análise de clientes que conheciam a Depyl e de pessoas que nunca tinham tido contato com a empresa. “O desafio nos deu vários insights, que trouxemos para dentro da marca como inteligência de mercado e aplicamos em vários outros projetos para melhorar a experiência do cliente nas lojas”, relata.

Outras etapas

A segunda etapa do Fator S é o Pré-Acelera, em que os times aprofundam o conhecimento sobre o problema e validam a solução junto ao mercado, contando com o suporte dos mentores para a elaboração de um plano de estruturação do negócio em potencial. Esta é uma fase importante para a decisão dos empreendedores de seguir ou não com a formação de sua startup.

Já o Fator S Acelera é a última etapa dessa parte da jornada, em que as startups entram em fase de criação de estratégias, planejamento financeiro, organização societária e decisões jurídicas para a sua operação. A equipe do Fator S orienta os empreendedores em importantes áreas, como a modelagem de negócios, a avaliação do mercado nacional e internacional para a expansão e escala. Estratégias, roadmap e desenho do pitch perfeito também são parte integrante da solução para apresentação do negócio, seja para parceiros, clientes e/ou potenciais investidores.

“No início do surgimento do modelo startup, era mais fácil o empreendedor conseguir investimento. Alguns negócios receberam aportes apenas com a ideia em um PowerPoint. Mas o mercado amadureceu e, de alguns anos pra cá, mais do que uma boa ideia é preciso se provar como um bom negócio, ter uma definição clara do problema a ser resolvido e o tamanho do mercado em potencial de atendimento. Tudo isso se dá por meio do famoso Product Market Fit, ou seja, prova do próprio mercado de que a solução satisfaz uma forte demanda. É um processo que requer uma estratégia forte e bem-planejada, o que é possível obter por meio do Fator S”, explica Fabiano Alves.

Carlos Humberto antecipa os próximos passos da empresa. “Estamos trabalhando para levar nossa tecnologia a mais lugares do Brasil e a outros países. E temos o projeto de, em 2025, inaugurar nossa nova sede em Uberaba, ainda mais tecnológica, para surpreender os clientes.”

Em busca de investimento

Ana Carolina teve o suporte do Fator S no desenvolvimento da estratégia comercial e na rodada de investimentos
Crédito: Pedro Vilela

O mercado pet segue repleto de oportunidades de negócios. Pensando em ampliar as possibilidades de cuidado dos animais pelos tutores, a zootecnista Ana Carolina Gomes fundou, em 2016, a ABC Cães e Gatos, em Viçosa. Ela iniciou com serviços de adestramento, pet sitting (cuidar temporariamente de animais de estimação durante a ausência dos tutores) e dog walking (passear com os animais), em parceria com várias clínicas, até se concentrar em atendimentos individualizados. Em 2019, a empresa foi pré-incubada no Tecnoparque de Viçosa para testes de um modelo de atendimento nutricional e fabricação de alimentos especiais.

Em 2020, a ABC Cães e Gatos passou à fase da incubação e deu início à instalação da cozinha para produção dos alimentos dentro do Tecnoparque, mas o projeto foi suspenso devido à pandemia e acabou perdendo alguns clientes. Como boa empreendedora, Ana Carolina encarou o desafio com resiliência e estratégia. “Decidimos mudar a direção e, em vez da dieta completa, começamos a produzir petiscos. Refizemos o planejamento, reformulamos nossa estrutura e iniciamos novos testes da solução em 2021. A partir daí, validamos a nova estratégia e lançamos o Tast no mercado”, relata.

O Tast é um petisco 100% natural, feito com filé de frango desidratado, sem conservantes ou aditivos. Seu diferencial está no QR Code impresso na embalagem: a partir dele, o tutor que adquirir o produto tem acesso à metodologia de adestramento desenvolvida pela ABC Cães e Gatos. “É uma junção das expertises da ABC: o adestramento e a nutrição”, diz Ana Carolina. Apesar do grande potencial da ideia, a estratégia comercial não foi muito eficaz.

Em 2022, com o apoio do Centev, agência de inovação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a empresa chegou ao Fator S. Como a solução já existia, o desafio foi traçar uma estratégia comercial. “O programa agregou muito à ABC, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do nosso pitch de vendas. Criamos a estratégia comercial e a levamos para a rodada de investimentos no Tecnoparque. E saímos de lá com dois grandes investidores”, conta a empreendedora. Ela diz que a empresa continua em fase de reorganização da gestão e reformulando a escalabilidade para entrar no mercado de forma segura e sólida. “Nossas expectativas são as melhores, porque o mercado pet é muito promissor”, conclui.

Carreira inovadora

Jhady Vasconcelos desenvolve projeto para estimular a participação feminina na área de investimentos financeiros
Crédito: Juliana Flister

Ideias inovadoras podem dar origem a produtos, serviços e projetos inspiradores. A empreendedora Jhady Vasconcelos cresceu buscando novas experiências e formas de cuidar bem dos seus recursos financeiros. Cursou Contabilidade e, no decorrer da graduação, passou a pesquisar sobre mercado financeiro, bolsa de valores e investimentos. Achava tudo complexo, mas decidiu fazer seu primeiro investimento, sem auxílio de um assessor, em 2019, para “aprender a investir na prática”. “Quando veio a pandemia, tive tempo para mergulhar fundo, estudei bastante e até fiz meu trabalho de conclusão de curso da faculdade sobre bitcoin. Como já estava ajudando alguns familiares a investir, decidi sair da área contábil para buscar uma oportunidade no mercado financeiro”, afirma.

Ela abriu uma conta em uma empresa de investimentos, mas não chegou a investir, pois não tinha segurança do que significava colocar seu dinheiro na mão de um assessor. “Comecei a pesquisar mais sobre as funções dentro do mercado financeiro e vi uma vaga para trainee naquela mesma empresa. Achei-a perfeita para mim e, felizmente, fui selecionada”, conta. A partir daí, Jhady seguiu na área de assessoria para ajudar investidores iniciantes a entender sobre investimentos e auxiliar nas indicações. “Eu, que não confiava em assessores, me tornei um deles”, recorda, com humor.

No ano passado, Jhady participou de um desafio para participantes do Sebrae Delas dentro do programa Fator S e pôde colocar em prática o projeto Mulheres de Valor no escritório da empresa de investimentos em que trabalha, em Belo Horizonte. “É uma área em que não vemos muitas mulheres, e gosto muito de incentivá-las a se interessarem pelos investimentos”, diz. Ao participar de projetos semelhantes realizados pela empresa de investimentos em todo o Brasil e do Fator S, ela teve várias ideias para estruturar os eventos, sempre com temas relevantes para as mulheres.

Além do projeto Mulheres de Valor, Jhady também faz palestras e minicursos sobre diversos assuntos, desde os primeiros passos para investir até investimentos mais arrojados. “A bandeira que eu carrego hoje é a de ajudar investidores iniciantes. Quem menos tem dinheiro para investir são as pessoas que mais precisam do trabalho.”

Novidades

A partir do segundo semestre de 2023, o Sebrae Minas vai promover uma série de eventos on-line do Fator S, aumentando a capilaridade da iniciativa. A ideia, segundo Fabiano Alves, é ampliar o número de turmas em todas as etapas do programa, além das instrutorias e mentorias, com maior influência da marca Fator S. “O programa teve uma redução do número de horas no Pré-Acelera e Acelera e um aumento do número de horas de mentoria. A intenção é ter um atendimento mais direcionado, para incentivar o desenvolvimento dos empreendedores com ferramentas e metodologia focada”, informa o analista.

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