Histórias de Sucesso

Educação

Estímulo à inovação e ao empreendedorismo

Projeto com estudantes do Ensino Fundamental e Médio tem resultados significativos na microrregião de Patos de Minas


Fernanda Pereira

Mentalidade inovadora é um ativo de valor inestimável no empreendedorismo. Não por acaso, muitas empresas investem em recrutamento, capacitação e retenção de talentos com habilidades associadas à criatividade, solução de problemas, pensamento crítico e competências socioemocionais.

Essas aptidões podem – e devem – ser desenvolvidas desde os primeiros anos da formação educacional, contribuindo para preparar os jovens para uma visão de mundo ampliada, postura participativa e capacidade de propor soluções criativas em diferentes contextos. Esse é o objetivo do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, que utiliza diversas estratégias para aumentar o capital empreendedor e transformar a realidade socioeconômica de inúmeros territórios.

Desde 2013, o programa atua com a educação empreendedora como tema transversal nos currículos escolares em todos os níveis de ensino. Nas escolas da microrregião de Patos de Minas, por exemplo, o Projeto Jovens Empreendedores integra a ação e é desenvolvido com alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae Minas, as secretarias municipais de educação (Semed), a Superintendência Regional de Ensino (SRE-MG), instituições de Ensino Superior e agências do Sicoob, com ações que alcançam 12 municípios por meio da oferta de cursos de formação, palestras e seminários voltados a gestores, educadores e estudantes. Além disso, no ano passado o município de Patos de Minas, sede na microrregião, recebeu o projeto-piloto de Agente de Educação, cujo objetivo é incorporar tecnologias e promover a temática da inovação nas práticas de gestão e ensino. “Como a sociedade está em constante mudança – sobretudo por causa da evolução tecnológica –, ela precisa de soluções inovadoras para problemas diversos. É justamente esse ponto que a educação empreendedora visa atingir”, justifica a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

Bruno Damasceno é agente local de inovação em educação empreendedora
Crédito: Pedro Vilela

As ações do projeto-piloto possuem como base uma abordagem mais direcionada, de acordo com o contexto das escolas. Para isso, há o suporte de um agente local de inovação em educação empreendedora, que, a partir de um diagnóstico detalhado, de indicadores de desempenho e do levantamento de informações fornecidas por gestores e educadores, aponta as ferramentas e soluções mais adequadas. “O principal diferencial dessa metodologia é a possibilidade de trabalharmos mais próximos do cotidiano das escolas e encontrar, em conjunto, os caminhos para promover as transformações de que os territórios precisam”, afirma o agente do projeto, Bruno Damaceno.

O contato frequente do agente com as escolas facilitou o acesso de gestores, professores e alunos aos cursos e capacitações oferecidas pelo Sebrae Minas. “Todos estão bastante satisfeitos com as formações indicadas a partir dos diagnósticos, especialmente os alunos do Ensino Médio, que saem com conhecimentos e certificados em temas muito aderentes ao mercado de trabalho, reforça o agente. Segundo Bruno, os recursos tecnológicos se adéquam ao contexto – se a escola tem laboratórios de informática e tablets disponíveis, por exemplo, o projeto indicará formações específicas para explorar esses recursos.

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Valorizando cada história

Algumas das escolas atendidas estão localizadas em áreas rurais, onde a principal atividade econômica é a agricultura familiar. É o caso da Escola Municipal Major Augusto Porto, localizada na sede do distrito de Chumbo, que atende a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a maioria proveniente de famílias de produtores rurais. Nesse contexto, a relevância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico da região e das próprias famílias foi valorizada.

A supervisora educacional Rozelena Soares junto a alunos da Escola Municipal Major Augusto Porto
Crédito: Pedro Vilela

A supervisora educacional Rozelena Damaceno Soares destaca o protagonismo dos alunos e o envolvimento das famílias nos projetos. “No ano passado, trabalhamos o empreendedorismo envolvendo a agricultura familiar. A princípio, faríamos uma exposição com os produtos da região, mas os alunos tiveram a iniciativa de transformar esse evento em uma feira, para que pudessem comercializá-los, e o resultado foi surpreendente. Eles demonstraram várias habilidades empreendedoras e arrecadaram um valor considerável com as vendas”.

Segundo a educadora, neste ano a direção levantou a necessidade da realização de ações para valorizar a história da escola e a importância de cada professor e aluno que ajudaram a construí-la. “Está sendo muito produtivo desenvolver os projetos com base em uma metodologia aplicada. A educação empreendedora é extremamente importante em nosso contexto, porque a maioria dos nossos alunos acaba levando para casa os conhecimentos que adquirem aqui, contribuindo para aperfeiçoar o negócio de suas famílias”, acrescenta Rozelena.

O diretor Walisson Souza ressaltou os impactos positivos das atividades para além das salas de aula
Crédito: Pedro Vilela

Crescendo e aprendendo

As capacitações fazem parte do processo de preparação dos profissionais envolvidos na formação de adolescentes e jovens, permitindo que a cultura empreendedora seja implantada de maneira eficaz nas escolas. Em 2022, a parceria entre o Sebrae Minas e a SRE-MG viabilizou a realização do curso Crescendo e Empreendendo para potencializar habilidades e competências empreendedoras em sala de aula, bem como colaborar para o desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Médio.

Ao todo, participaram da iniciativa 59 turmas de estudantes e nove de docentes, somando 1.629 alunos e 350 professores, de 18 escolas situadas nos municípios de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Lagoa Formosa, Presidente Olegário, Santa Rosa da Serra e Matutina. “A proposta desse curso é promover um debate sobre o mundo do trabalho e a importância das habilidades empreendedoras, de modo que os jovens se sintam preparados para lidar com os desafios profissionais e sejam protagonistas de suas vidas”, afirma Jéssica. Segundo a analista, a parceria com a SRE-MG também possibilitou ampliar a capilaridade do programa, alcançando quatro municípios da microrregião que aprovaram a lei municipal que garante a temática do empreendedorismo no currículo das escolas.

Walisson Bráulio de Souza é diretor da Escola Estadual Antero Magalhães Aguiar, de Santa Rosa da Serra. Ele ressalta que o curso colaborou para a melhoria da qualidade do ensino e promoveu uma reflexão sobre as demandas do mercado e a necessidade de explorar novas habilidades em sala de aula. “Foi muito positivo para os professores pensarem não só sobre o ensino, mas também em formas de empreender na vida pessoal e transformar sua realidade”, diz.

A escola iniciou o projeto de educação empreendedora em 2018 e, em dezembro daquele ano, realizou sua primeira Feira do Jovem Empreendedor. Durante a pandemia, as ações foram suspensas, sendo retomadas no ano passado. Depois do Crescendo e Empreendendo, os próprios alunos levantaram recursos e decidiram que negócio iriam apresentar na feira. Os valores arrecadados por eles com as vendas dos produtos foram aplicados em uma atividade de lazer. “A gente percebe que os alunos desenvolvem características empreendedoras com muito mais facilidade, conseguem ter uma perspectiva melhor dos seus sonhos, e muitos até investem no próprio negócio, sempre com o suporte e as ferramentas que o Sebrae oferece a eles”, completa o diretor.

O diretor Walisson Souza ressaltou os impactos positivos das atividades para além das salas de aula.

Experiência-piloto no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Patos de Minas será mais uma cidade mineira a contar com uma unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que passará a oferecer gratuitamente o Curso Técnico em Administração. A iniciativa tem o diferencial de ser viabilizada por meio do Projeto Trilhas do Futuro, do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Escola do Sebrae, o Centro Universitário Patos de Minas (Unipam) e a Prefeitura da cidade. A oportunidade vai beneficiar estudantes que já concluíram ou estejam em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio na rede pública ou particular. Inicialmente, estão sendo oferecidas 80 vagas, mas há possibilidade de que o número chegue a 140.

De acordo com a gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, além da formação técnica, a metodologia ativa e inovadora do NEJ abrange conhecimento em gestão e promove o desenvolvimento do comportamento empreendedor. “Os alunos têm a oportunidade de participar de projetos estruturantes: Tutoria, Empresa Simulada, Vitrine e outras atividades curriculares e extracurriculares que propiciam uma formação mais completa não só para o mercado de trabalho, mas para a vida”, afirma.

A primeira unidade do NEJ foi fundada em 2010, em Belo Horizonte, e já contabiliza mais de 2,4 mil alunos formados. O curso segue a metodologia da Escola do Sebrae, referência internacional no ensino de educação empreendedora para jovens. Há turmas em andamento na capital mineira e em Itabira, Uberaba, Nova Lima, Brasília, Ribeirão das Neves, Conceição do Mato Dentro, Ibirité e Itabirito. Além da turma em Patos de Minas, outras estão confirmadas ainda para 2023 nos municípios de Araxá, Guaxupé e Teófilo Otoni (MG), Toledo (PR), Canoas e Novo Hamburgo (RS).

Mais de 2,4 mil alunos já se formaram no NEJ
Crédito: Bruna Brandão