Histórias de Sucesso

Sebrae Connect

Conexão como chave

Sebrae Connect viabiliza acesso de pequenos negócios a soluções tecnológicas e digitais


André Di Bernardi

Em 2021, Amanda Cattoni fundou a Picolé Baby, e-commerce voltado para o universo materno e infantil. A loja virtual disponibiliza itens diversos, de mamadeiras e chupetas a vestuário e outros produtos para mães de todas as idades e crianças de 0 a 4 anos. “Quando fiquei grávida, comecei a adentrar esse universo tão bonito, em busca de produtos de qualidade. Achei difícil encontrar exatamente o que procurava. Foi quando tive um insight sobre esse nicho de mercado”, conta a empreendedora, que buscou o apoio do Sebrae Minas para criar um ambiente virtual adequado ao propósito de comercializar produtos para esses públicos. E a solução veio por meio do Sebrae Connect.

A solução foi desenvolvida de forma colaborativa entre o Sebrae Minas e a consultoria Beta-i e integra o Programa de Inovação Aberta do Sebrae, o Sebrae Open. Seu objetivo é conectar os pequenos negócios a soluções tecnológicas e digitais disponibilizadas pelo mercado, notadamente startups, e viabilizar a resolução de desafios enfrentados por empreendedores de todos os segmentos de forma fácil, rápida e segura. Amanda destaca exatamente isso. “A plataforma tem todas as informações em um lugar só, o que facilita demais. Tive auxílio para desenhar o processo de gestão da minha empresa, criar o e-commerce, aprimorar a gestão financeira e tomar decisões importantes”.

Os bons resultados já alcançados pelo Sebrae Connect estimulam o projeto a evoluir. Em 2022, houve reformulação da oferta e do produto. Além disso, está em curso o desenvolvimento de uma nova plataforma, de forma a aprimorar a sua usabilidade, e a divulgação tem sido reforçada em eventos dedicados ao marketing digital.

Saiba mais

O Reload, maior evento de marketing digital do Sebrae Minas, tem percorrido o estado de Minas Gerais. Confira a cobertura as últimas edições aqui

Principais desafios mapeados

Para a construção do Sebrae Connect, os principais desafios das empresas foram mapeados, dando origem às soluções contidas na plataforma: Finanças e Pagamentos; Operações e Processos; e Marketing Digital. Laila Kallab, analista do Sebrae Minas, explica que entre os grandes diferenciais da iniciativa estão justamente a curadoria técnica dos fornecedores e os serviços para apoio aos pequenos negócios. “Buscamos as melhores soluções disponíveis no mercado e entregamos ao empreendedor ferramentas específicas, desmistificando o processo de inovação e mostrando que é possível aumentar o faturamento e a cartela de clientes a custos bem acessíveis”, detalha.

Com o Sebrae Connect, empresários de todos os segmentos acessam soluções tecnológicas e digitais para os desafios do negócio de forma fácil, rápida e segura

No lançamento , em dezembro de 2020, o Sebrae Connect contava com 16 startups. Um ano depois, a plataforma já tinha 75 fornecedoras cadastradas. Uma delas é a Unbox, que atua com marketing digital e criação de sites de vendas e que foi a contratada por Amanda para colocar o e-commerce da Picolé Baby no ar. “Oferecemos para ela uma operação completa de vendas on-line. O site é conectado a suas redes sociais, e a entrega é feita em todo o Brasil. Além disso, oferecemos todo o suporte de que ela precisava para dar os primeiros passos, resolvendo as dúvidas e ajudando-a a crescer com conteúdos relevantes sobre o mundo do e-commerce e do marketing digital”, informa Bruno Pereira, fundador da startup.

A empreendedora considera que o apoio obtido por meio do Sebrae Connect foi essencial para o sucesso do negócio. “Minha empresa fez um ano em junho, e, de janeiro de 2022 para cá, registramos um faturamento 130% superior ao de junho a dezembro de 2021. O Sebrae Connect potencializou o meu negócio”, diz, revelando planos de expandir as atividades com a montagem de um showroom para expor os produtos e a contratação de mais colaboradores.

Reload 2022

Saiba mais sobre o evento na entrevista com a analista do Sebrae Minas Carla Gobb

Digitalização em alta

A digitalização de processos e o uso de tecnologias diversas por empresas de vários portes já eram uma realidade antes mesmo da pandemia, mas foram acelerados pela crise sanitária. Um estudo da IBM mostrou que seis em cada dez empresas investiram com mais velocidade em projetos de digitalização no ano de 2020. Outra análise, da consultoria KPMG, apresentou cenário semelhante: entre 780 empresas ouvidas mundialmente, 67% apressaram transformações digitais, e 63% aumentaram o orçamento para esse fim. Entre as organizações brasileiras que responderam à consulta, 71% aceleraram processos, e 67% aumentaram o orçamento destinado à aquisição de novas soluções.

Ainda de acordo com uma pesquisa do Sebrae, realizada em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o percentual de pequenos negócios no Brasil que utilizam ferramentas digitais, como WhatsApp, Facebook e Instagram, aumentou ao longo de 2021, saltando de 59%, em maio, para 74%, em dezembro.

Francisco Rezende Junior registrou melhoria em processos de gestão de sua agência após utilizar serviços via Sebrae Connect
Crédito: Arquivo Vírgula MKT 360°

O Sebrae Connect tem apoiado os pequenos negócios no processo de transformação digital. A mLabs é uma das startups cadastradas no programa para auxiliar os empreendedores a gerenciar suas mídias sociais, organizando os canais em uma única ferramenta. “O Sebrae Connect é uma das melhores formas para as empresas se conectarem a esse universo da tecnologia, principalmente. A palavra ‘conexão’ ganha outra dimensão nesse sentido. E os resultados são positivos para todos”, explica Rafael Kizo, fundador e CMO da mLabs.

Um dos negócios que acessaram a plataforma e contaram com o mLabs é a Virgula MKT 360°, agência de marketing e publicidade sediada no Rio de Janeiro. Segundo Francisco Carlos de Rezende Junior, diretor do empreendimento, foi possível ajustar as rotinas de gerenciamento de postagens e análise de métricas dos clientes da agência por meio da ferramenta, além das novas funcionalidades de disparo de SMS, e-mail marketing e criação de landing pages. “Quando iniciamos nossa parceria, esses pontos eram um grande problema, porque tínhamos que fazer todo esse processo manualmente. Depois de participarmos do Sebrae Connect e usarmos a solução do mLabs, pudemos evoluir e nos dedicar a outras tarefas, como a captação de novos clientes, e, dessa forma, ampliar a estrutura de nossa empresa”, relata.

75 fornecedores cadastrados

3 principais desafios dos negócios são contemplados:

Soluções Financeiras e Pagamentos: apresenta soluções como fluxo de caixa, soluções contábeis que controlam pagamento de boletos, tributações, folha de pagamento, soluções que facilitam o acesso ao crédito, soluções de pagamento eletrônico e programas de fidelização.

Gestão de Operações: contempla soluções que mapeiam e automatizam os processos da empresa, soluções de controle de fornecedores, logística e distribuição, produção e/ou CRM, soluções HRtech para recrutamento, seleção, admissão e acompanhamento dos colaboradores.

Marketing Digital: inclui ferramentas de campanhas para geração e captação de leads, usando o WhatsApp Business, e-commerces, marketplaces, Facebook e Instagram, soluções de CRM que permitam mensuração de resultados de campanhas, soluções para capacitar o time comercial para gerir, nutrir e engajar leads.

Sebrae Connect

Laila Kallab, analista do Sebrae Minas, explica como utilizar os serviços da plataforma.