Histórias de Sucesso

Consultoria

Marketing digital: estratégia para crescimento e vendas

Sebrae Minas oferece soluções diversas para pequenos negócios interessados em melhorar resultados no ambiente on-line


André Di Bernardi

A pandemia acelerou um processo natural de transformação digital pelo qual os pequenos negócios já vinham passando. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que, em 2021, o percentual daqueles que utilizavam as ferramentas digitais disponíveis saltou de 59%, em maio, para 74%, em novembro.

A analista do Sebrae Minas Carla Gobb observa que o marketing digital é um grande aliado de quem o utiliza de forma estratégica. “Ele permite que a relação com o cliente seja mais próxima e efetiva, por meio de um contato direto com quem realmente está interessado em determinado produto ou serviço.” Além disso, as ferramentas dão acesso a métricas que ajudam os empreendedores a entender melhor o comportamento do seu público ou mesmo analisar se determinada campanha está performando bem e, caso seja necessário, fazer ajustes. “As empresas têm a possibilidade de melhorar o seu posicionamento, construir uma presença digital forte e aumentar suas vendas. E estas são apenas algumas das possibilidades”, diz Carla.

74% dos pequenos negócios brasileiros, no fim de 2021, utilizavam as ferramentas digitais disponíveis

Mídias sociais

O estudo do Sebrae e da FGV mostrou, também, uma grande adesão às mídias sociais para fins de venda de produtos: em novembro de 2021, 84% das MPEs e dos MEIs usavam o WhatsApp; 51%, o Instagram; e 42%, o Facebook. Ainda assim, muitos pequenos empreendedores ainda tinham dúvidas sobre quais mídias usar para potencializar seus negócios. “De fato, há muitas possibilidades disponíveis, e, por isso, é preciso avaliar a que mais se encaixa na necessidade do negócio”, ressalta Carla. Ela pontua, ainda, o fato de que as mídias se dirigem preferencialmente a pessoas, não a empresas. “Por isso os pequenos negócios devem centrar sua estratégia em conteúdos humanizados, para ampliar as chances de sucesso junto a atuais e potenciais clientes.” Para auxiliar os empreendedores na aplicação do Marketing Digital, o Sebrae Minas disponibiliza soluções diversas. Há eventos, cursos, programas, capacitações e e-books, como o Guia de Marketing Digital, para os interessados em melhorar a performance de seus negócios com a utilização das ferramentas digitais. Vale conferir aqui.