Histórias de Sucesso

Franquias

Desejadas e inovadoras

Atentas ao futuro, pequenas empresas ganham escala com apoio do programa Minas Franquia


Lucas Alvarenga

O olhar atento às novas práticas de consumo mostra o quão inovador se tornou o mundo. Em busca de praticidade e de um mercado mais consciente, o consumidor revisou velhos hábitos e estimulou a adoção de novas tecnologias, proporcionando uma mudança no perfil dos negócios. E, embora pareçam ainda distantes da realidade de micro e pequenas empresas (MPEs), tendências como metaverso, hiperpersonalização, eventos híbridos e ESG (governança ambiental, social e corporativa) podem se tornar mais acessíveis por meio das franquias.

Responsáveis por 1,45 milhão de empregos no Brasil, as franquias são um modelo de negócio por meio do qual uma empresa licencia o uso de sua marca, os sistemas de operação e gestão e o seu conhecimento para franqueados. Em contrapartida, estes se comprometem a vender produtos ou serviços daquela empresa ao consumidor, remunerando o franqueador por meio de royalties. Para os franqueadores, o sistema é uma oportunidade de expandir a operação com menos dinheiro em caixa, fortalecer a marca e qualificar as gerências das franquias.

Apenas no segundo trimestre de 2022, mais de R$ 48 bilhões foram gerados por 178 mil empresas franqueadas no país, como mostra a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Minas Gerais respondeu por 9,32% dessas operações e 7,87% do faturamento. A participação mineira nesse mercado foi acentuada por iniciativas pioneiras, como o Minas Franquia, programa do Sebrae Minas lançado em 2011, que desde então apoiou 156 micro e pequenas empresas a se tornarem franqueadoras, alcançando 1.025 franqueados. “Nosso desafio para 2023 é ajudá-los a darem suporte a sua rede de franqueados, como uma extensão do Projeto Minas Franquia”, adianta a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões.

A especialista ressalta que a inovação, a qualidade dos serviços, a gestão equilibrada e o custo-benefício são diferenciais do modelo de franchising. “As franquias refletem tendências e desejos que se materializam em uma marca, não importa o tamanho da empresa. São negócios que contribuem para transformar a realidade de diversas regiões do estado por meio da geração de emprego e renda”, observa.

Mercado Inexplorado
Um dos primeiros casos de sucesso do Minas Franquia, a Viva Eventos é obra do pioneirismo dos amigos Fernando Sotrate, Marcelo Gonçalves, Mylliano Salomão, Renato Filgueiras e Vitor Pedrosa. Em 2003, eles decidiram promover uma festa para integrar os alunos dos cursos que frequentavam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi quando perceberam a oportunidade de transformar eventos de formatura em um negócio lucrativo.

CEO da Viva Eventos, Renato Filgueiras comemora 1,3 mil festas de formatura realizadas no primeiro semestre de 2022
Crédito: Pedro Vilela

Fundada em 2007, a Viva Eventos logo se tornou grande demais para o mercado juiz-forano. Ao estudarem um meio de expandir os negócios, os sócios descobriram o Minas Franquia. Tão logo perceberem a ausência de franqueadores no mercado de formaturas, eles fundaram a primeira franquia do segmento no Brasil. De 2011 em diante, a empresa avançou país afora, atingindo, recentemente, as cinco macrorregiões brasileiras.

Nem mesmo a pandemia de Covid-19 – que abalou o setor de eventos – fez a Viva Eventos recuar. Nesse período, a empresa negociou mais 18 unidades, a um custo inicial de R$ 190 mil, chegando a 36 franqueados. O sucesso na gestão da crise e a aposta na retomada do setor proporcionaram à franquia dois Prêmios de Excelência da ABF, além do selo Great Place to Work, que distingue as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Efeito champanhe é como os empresários denominaram a expectativa de retomada dos setores de lazer, turismo e entretenimento no pós-pandemia

CEO da Viva Eventos, Renato Filgueiras destaca os números da franquia, que se beneficiou do chamado “efeito champanhe” para crescer. “No primeiro semestre deste ano, fizemos 1,3 mil festas de formatura, o equivalente ao volume de um ano inteiro. Só conseguimos esses números porque o Sebrae Minas nos fez entender o modelo de negócios e nos capacitou para atuar conforme as peculiaridades de implantação da franquia em cada região.”

Tendência de negócio

O processo de franchising do empresário Marco Canali será finalizado em 2023
Crédito: Pedro Vilela

A perspectiva de expansão estruturada da marca New Guard mobilizou o empresário Marco Canali a procurar o Sebrae Minas no início da pandemia. Ele possui um negócio que favorece o uso de bicicletas – e, consequentemente, a adoção de práticas sustentáveis, um dos itens apontados pelo Guia Tendências para 2022, produzido pelo Sebrae. No mercado desde 2017, a empresa é referência internacional em envelopamento de bikes para atletas de alto rendimento.

A ideia surgiu após uma viagem à Califórnia, onde Marco conheceu a película de poliuretano que utiliza. Após uma tentativa frustrada de aplicá-la em faróis de carros, ele desenvolveu uma técnica para usá-la nas bicicletas, garantindo proteção extra contra impactos mais severos. Após recusar pedidos internacionais, devido à alta demanda interna, o empresário estudou a possibilidade de franquear a marca.

Em 2021, durante o processo de franchising, ele tentou abrir – sem sucesso – uma loja-piloto em Brasília. “Não tinha um modelo de negócio estabelecido. Daí, acessei o Minas Franquia, pelo qual recebi orientações que me ajudaram a perceber que a New Guard deve funcionar dentro das lojas de bikes, aproveitando o público dessas operações”, afirma. Marco informa já ter recebido sondagens de interessados em ser franqueados. “Agora, seguimos com o trabalho para concluir o processo de franquia e transformar esse projeto em realidade a partir de 2023.”

Jornada do franqueador
Há pequenas empresas que, assim como as grandes redes, fascinam por seus produtos ou pelo jeito único de prestar serviços. Pensando nesses negócios com potencial de crescimento, o Sebrae Minas oferece o Minas Franquia. O programa orienta micro e pequenas empresas que tenham, no mínimo, dois anos de funcionamento, apresentem o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), estejam em dia com as obrigações fiscais e tenham o negócio validado pelo mercado.

Saiba mais

Programa Minas Franquia auxilia as marcas a se tornarem mais conhecidas e conquistar espaço no mercado. Veja mais informações.

“Caso a MPE passe na avaliação de viabilidade, ela fará parte de uma turma de até dez empresas, cujos sócios aprenderão as bases da Lei do Franchising e receberão quatro documentos: a Circular de Oferta de Franquia, a planilha econômico-financeira, o contrato com o fraqueado e o manual operacional. Além de saírem capacitados e habilitados, eles ainda terão apoio no lançamento da marca”, ressalta a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões.