Histórias de Sucesso

Varejo

CADA VEZ MAIS FORTES

Presente em 30 cidades, associação de varejistas de tintas celebra longa parceria com o Sebrae Minas


César Macedo

O associativismo tem sido um elemento diferencial para o sucesso dos negócios ao estabelecer laços entre empreendedores e promover o desenvolvimento coletivo. A iniciativa funciona como poderoso catalisador para o crescimento sustentável, desde que seja conduzida por uma gestão eficiente e profissional.

Basicamente, a estratégia reúne grupos que atuam em um mesmo setor e com interesses em comum para, com base em uma rede de apoio em que compartilham recursos, conhecimentos e experiências, possam enfrentar os desafios e celebrar conquistas em conjunto.

Foi seguindo essa diretriz que 15 empresários se reuniram para formar o Clube das Tintas, em fevereiro de 2013, unindo forças no concorrido mercado de produtos utilizados em pinturas imobiliárias, industriais e de veículos. A inspiração veio do Clube da Casa, sediado em Varginha, uma das primeiras centrais de negócios criadas em Minas Gerais com o apoio do Sebrae, reunindo comerciantes atacadistas de materiais de construção em geral.

Renato Bernardone tem uma loja na região de Betim e é o atual presidente do Clube das Tintas.
Crédito: Pedro Vilela

Ao conhecer a experiência, os empreendedores decidiram participar da capacitação Cultura da Cooperação, promovida pelo Sebrae Minas, na qual entenderam a importância do associativismo para viabilizar objetivos comuns. “Conhecer as vantagens de se criar uma Central de Negócios foi fundamental para criarmos a nossa associação”, lembra Renato Bernardone, comerciante na região de Betim e atual presidente do Clube das Tintas.

A parceria entre a associação e o Sebrae completou uma década no ano passado, com o grupo sendo qualificado por meio de várias capacitações. A analista do Sebrae Minas Pollyanna Mara Gontijo relembra que os pilares iniciais do trabalho foram a cultura da cooperação e a metodologia da Central de Negócios, estabelecendo uma busca conjunta por melhores condições de relacionamento com o mercado. “Foram propostas e implementadas metodologias que contribuíram para redução de custos, revisão e melhoria de processos, qualidade no atendimento e ampliação do mercado. O amadurecimento da gestão e a profissionalização dos negócios têm sido fatores de sucesso da associação”, comenta.

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Marketing e comunicação

“Somos doutores em cores.” Esse é o lema do Clube das Tintas, que reúne 50 lojas físicas localizadas em 29 cidades mineiras, além de dois estabelecimentos comerciais na cidade de Franca (SP). Também fazem parte da associação 11 lojas virtuais. A união estratégica de esforços, segundo o presidente do grupo, traz benefícios evidentes aos lojistas: melhor promoção de produtos e serviços, acesso a novos mercados e obtenção de indicadores de escala que seriam muito difíceis de atingir individualmente. “A soma dos talentos dos associados e colaboradores fortalece a marca Clube das Tintas”, comenta.

Bruno Mendes está à frente do marketing do Clube das Tintas
Crédito: Pedro Vilela

O comerciante Bruno Mendes, da Nova Lima Tintas, assumiu a coordenação de Marketing. Ele explica que, nos primeiros anos, foi feito um investimento maciço em mídias tradicionais de grande alcance, como outdoors, spots em rádios e anúncios em jornais. As ações fizeram com que o Clube despontasse no mercado com uma identidade forte frente aos concorrentes. “O grande desafio do nosso modelo é criar uma comunicação que, ao mesmo tempo, atraia os clientes e atenda às particularidades dos associados. Como somos uma associação, cada lojista depende de seu único ponto de venda, ao contrário dos grandes concorrentes, que visualizam o resultado de uma rede com várias lojas”, compara.

Para diversificar as estratégias, Bruno explica que, nos últimos anos, o investimento migrou majoritariamente para o digital. “Para 2024, a ideia é voltar a trabalhar com mídias tradicionais, sem abrir mão do digital, promovendo um trabalho convergente que proporcione aos clientes uma experiência de atendimento moderna, inovadora e com qualidade, marcas registradas do Clube”, detalha.

Gestão competitiva

A mais recente interação entre o Clube das Tintas e o Sebrae Minas ocorreu em 2023, quando alguns associados participaram do programa Varejo Mais. A iniciativa capacita pequenas empresas varejistas a aumentar as vendas e a melhorar os resultados, principalmente a partir da presença digital e do aprimoramento dos processos de gestão e operação. “Foi muito importante termos participado, obtendo subsídios para uma atuação mais profissional, com foco em gestão de pessoas, de metas e de indicadores financeiros. Os resultados positivos apareceram muito rápido, com grande aumento da eficiência das nossas lojas”, destaca Bruno.

Renato Bernardone corrobora: “A capacitação e a profissionalização ajudam a promover melhorias contínuas na gestão da associação e, consequentemente, das lojas, tendo como resultados sustentabilidade e lucratividade”. Para ele, a melhoria dos processos e da administração traz benefícios evidentes, como uma maior competitividade nas compras e vendas de insumos, além de facilitar o acesso à indústria de fabricantes de tintas. “Tanto os associados quanto nossos fornecedores estão satisfeitos em participar de uma marca forte e respeitada no varejo”, enfatiza. Fazendo um comparativo entre os exercícios de 2022 e 2023, os representantes do Clube das Tintas destacam os seguintes indicadores: aumento de 20,02% no faturamento médio da rede; crescimento de 7,9% no número de clientes atendidos; majoração de 9,47% na quantidade de itens vendidos; elevação de 10,39% no tíquete médio das lojas; aumento de quase 2% no lucro líquido.

Quem acompanhou de perto o recente trabalho junto ao Clube das Tintas foi Thiago Silveira, consultor credenciado do Sebrae Minas para o projeto Varejo Mais. Ele relata que o grupo acessou uma solução conhecida como Gestão Competitiva, cujo objetivo é melhorar processos e rotinas em micro e pequenas empresas do varejo, levando conhecimento e ferramentas necessárias, além de acompanhar o desenvolvimento da gestão empresarial.

“A solução tem o formato de metodologia aberta, flexível, e quem ministra as atividades tem autonomia para adequar técnicas, estratégias e procedimentos às características e especificidades do cliente com o qual vai trabalhar”, explica. A consultoria é composta por três etapas: diagnóstico inicial, 11 visitas para implementação e acompanhamento das ações e workshop coletivo.

Para Thiago, dentre os diversos benefícios que o Clube das Tintas obteve, o principal foi a capacitação dos empresários em gestão empresarial. “Foi notória a evolução deles no entendimento dos principais processos de suas lojas, na análise de indicadores-chave na análise de resultados e na elaboração de estratégias comerciais. A cada visita, novas ações eram propostas e, em seguida, verificados os resultados e sua efetividade. Com isso, foi se enraizando a cultura de planejamento, implantação e análise de resultados”, finaliza.

Parceria pelo sucesso

Entre as ações desenvolvidas pelo Clube das Tintas e pelo Sebrae Minas, destacam-se:

  • Oficina Cultura da Cooperação: para o presidente Renato Bernardone, essa ação foi “a base de tudo”, pois foi responsável pela formação do Clube das Tintas, tendo reflexo até os dias atuais. “Nossa união, fruto dessa ferramenta, é o alicerce para todas as nossas conquistas.”
  • Oficina de Liderança para Gerentes: implementação de técnicas práticas na liderança das equipes, trazendo aumento na margem de faturamento.
  • Consultorias de Gestão Competitiva para o Varejo: trouxe benefícios como a atualização dos gestores e processos, inovação e construção de novas técnicas de gestão administrativa e de pessoas e maior agressividade e assertividade na gestão comercial.