Cooperação
UNIÃO PARA O FORTALECIMENTO DO SETOR
Empreendimentos da Central de Empresários da Beleza de Montes Claros obtêm resultados por meio da atuação conjunta
Marina Lopes
Em um estúdio de fotografia, onde fazia arte ao registrar as imagens das pessoas, Jonh Smith descobriu uma nova vocação: maquiar os clientes. Ao perceber o potencial dessa atividade, ele decidiu atuar como freelancer, encontrando rentabilidade e satisfação maior do que ao fotografar. Assim começou sua bem-sucedida carreira no mundo da beleza, que ganhou corpo com a abertura do Smith Noivas e Cabeleireiros em Montes Claros, no Norte de Minas.
Durante a pandemia de covid-19, Jonh conta que os desafios para o empreendimento se intensificaram. “O negócio estava em uma crescente, a gente estava com muita expectativa, e foi desafiador lidar com a situação.” O contexto exigiu adaptabilidade e resiliência, duas qualidades que Jonh demonstrou ao manter a equipe e adaptar os serviços para atender às necessidades de autocuidado de seus clientes.
Foi na recuperação dos impactos da pandemia que a Central de Empresários da Beleza de Montes Claros nasceu. Os empreendedores precisavam enfrentar o mercado cada vez mais competitivo, além de atender aos novos hábitos de consumo e superar as dificuldades com o fechamento total dos negócios. O programa foi criado com o apoio do Sebrae Minas, reunindo 11 proprietários de salões e barbearias, com o objetivo de fortalecer seus negócios por meio da cooperação.
A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes relata que existe um universo de 7 mil negócios da beleza, entre barbearias e salões, na cidade de Montes Claros. “Esses profissionais são artistas da beleza, mas têm dificuldade em se perceberem como empreende- dores, o que prejudica a gestão dos negócios. Então, a proposta foi atender ao setor para que eles pudessem avançar desses desafios”. O Sebrae Minas ofereceu uma série de capacitações, como a Mais Serviços - Pró-Salão, e consultorias em áreas-chave, como gestão e marketing, e levou o grupo de empresários em missões para eventos de referência, como a Beauty Fair, em São Paulo, e a Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte. Houve também missões em outros países, como visita à Feira Internacional da Beleza, em Bologna, na Itália, e a Paris, na França, considerada a capital mundial da beleza. Com as ações, o grupo se organizou e, de lá para cá, obteve resultados significativos, veja na imagem.
Jonh destaca a importância da Central, na qual exerce o papel de presidente. “Essas experiências proporcionaram não apenas atualização profissional, mas também acesso a novas tecnologias e produtos, ampliando as opções para os clientes. O curso Líder Coach, por exemplo, teve um papel importante, fornecendo conhecimento sobre gestão eficaz e promoção de um ambiente de trabalho motivador.” A analista Hebbe, por sua vez, avalia que o trabalho teve um início promissor e tem expectativas de evolução: “Estimulamos a cooperação entre os empreendedores do setor, conseguimos reuni-los pela primeira vez. Esperamos que os bons resultados estimulem outros negócios a se juntarem à Central”.
Verdadeira empreendedora
Silvania Pereira Nascimento de Barros é vice-presidente da Central e proprietária do Sil Studio’s. Ela iniciou sua carreira em 1998, quando, ainda em busca de uma oportunidade de trabalho, descobriu a vocação atuando em um famoso salão de beleza da cidade. O primeiro contato com o setor foi tão impactante que a motivou a se especializar: formou-se em Química e se graduou em Tricologia e Terapia Capilar.
Ao saber da Central, Silvania percebeu que a colaboração com outros profissionais seria “como uma estrada para promover melhorias significativas no setor.” Então, juntou-se ao grupo, decisão de que não se arrepende. Ela relata que a transformação pessoal e profissional proporcionada pela Central de Negócios reflete um crescimento que vai além dos negócios: ela agora se vê como uma verdadeira empreendedora, abordando desafios com uma perspectiva estratégica.
Visão para o futuro
A Central de Negócios da Beleza está em processo de expansão, com planos de incorporar novos membros e fortalecer ainda mais a rede. Um planejamento estratégico cuidadoso orienta a nova fase, visando ao crescimento do número de membros e ao desenvolvimento contínuo de cada negócio integrante.
Tanto Jonh quanto Silvania estão otimistas para o futuro de seus negócios. Eles planejam continuar investindo na profissionalização e na força da Central. Seus conselhos para novos empreendedores são claros: a gestão e a colaboração são fundamentais. “E quem está começando precisa ter persistência, reconhecer os desafios e compreender que eles podem ser superados e os sonhos podem ser realizados”, finaliza Silvania.