Histórias de Sucesso

Marketing territorial

Destinos mais atrativos

Paracatu e Delfim Moreira redefinem estratégias para fortalecer o turismo e estimular a economia local


César Macedo

O turismo em Minas Gerais movimenta 200 mil pequenos negócios, responsáveis por 8% dos empregos no estado – resultado acima da média nacional de 3%, segundo o Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). O estado foi o segundo destino mais procurado por turistas no Brasil em 2021 e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11,4% das viagens nacionais realizadas no ano passado tiveram Minas Gerais como roteiro.

Para fomentar o setor, que tem grande potencial para o desenvolvimento econômico dos territórios, o Sebrae Minas tem apoiado vários municípios por meio de iniciativas para identificar vocações e fortalecer o posicionamento estratégico dos destinos no mercado, contribuindo para a atração de visitantes, a expansão dos negócios e a geração de trabalho e renda. Tudo isso é feito com a participação ativa da comunidade e do empresariado em todo o processo de construção e consolidação da estratégia de marca do destino. Paracatu e Delfim Moreira são exemplos de cidades que estão avançadas nesse trabalho.

Situada no Noroeste de Minas, Paracatu tem uma particularidade: por ser um polo minerador, a cidade recebe, quase exclusivamente, turistas interessados em negócios. Porém, a atividade de mineração no local está prevista para se encerrar em 2030, o que motivou o poder público a adotar novas estratégias para diversificar a matriz econômica. Com isso, a valorização da riqueza material e imaterial do município tem ganhado cada vez mais destaque.

O projeto começou em 2021 e promoveu a imersão e reflexão sobre os temas, engajando os moradores. Na iniciativa de Políticas de Marca Lugar, foi lançado recentemente as marcas Paracatu: para tudo que a gente ama e Quitandas de Paracatu: um patrimônio, nossa preciosidade, realizado durante o 10º Festival do Patrimônio Cultural, em julho último. A iniciativa de promover a identidade de Paracatu – que em 2023 completou 225 anos – por meio de seu acervo cultural, histórico e gastronômico, tem forte apelo turístico e integra o Cidade Empreendedora, programa do Sebrae que transforma a realidade de municípios brasileiros com ações de desenvolvimento econômico e social. “Quando assumimos a prefeitura, revimos, em parceria com o Sebrae, toda a legislação relacionada ao turismo”, explica o prefeito Igor Santos. Como resultado, a Lei de Turismo e o Conselho de Turismo foram reformulados e foi criado o Fundo Municipal de Turismo para ampliar a captação de recursos e as possibilidades de sua aplicação. Foi elaborado, ainda, o Plano Municipal de Turismo, que deu origem a 52 estratégias para consolidar Paracatu como destino turístico. “O objetivo era termos um mapa estratégico de ações de fortalecimento da cadeia produtiva do setor”, completa o prefeito, destacando ações de valorização dos casarões históricos, das mestras quitandeiras e o fortalecimento das comunidades quilombolas.

Para a analista do Sebrae Minas Patrícia Dias de Rezende, a estratégia adotada para destacar o território de Paracatu desperta um senso de pertencimento nos moradores. “Criar uma identidade contribui para apresentar o patrimônio material e imaterial do território para o turista, morador e investidor. Estamos pensando no futuro da cidade e das pessoas”.

Indústria limpa

Marília Cordeiro administra o Hotel Veredas, em Paracatu
Crédito: Pedro Vilela

A estratégia de promoção do marketing territorial é bem-vista pela iniciativa privada. Nascida e criada em Paracatu, Marília Lepesqueur Cordeiro é sócia e administradora do Hotel Veredas. “O poder público, em parceria com o Sebrae Minas e o empresariado, vem fazendo um bom trabalho de governança na preservação da cultura e no incentivo do turismo como braço econômico importante”, avalia. Ela, que já presidiu a Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), observa que o turismo é uma “indústria limpa”, além de geradora de emprego, renda e recursos. “Investir no turismo é investir no futuro”, sintetiza.de uma churrascaria em Paracatu

O comerciante Aleandro Guzzon concorda que as ações dedicadas ao turismo favorecem a cidade de um modo geral. Catarinense, ele se radicou em Paracatu em 1998, quando se tornou gerente de um restaurante. No ano de 2020, ele assumiu o empreendimento como proprietário. A churrascaria e choperia Minas-Tchê acomoda, atualmente, 180 pessoas, e, em breve, terá sua capacidade ampliada para 400. “Além do público local, conto com os visitantes para manter e expandir meu negócio”, diz. Com o fim da atividade minerária, Aleandro concorda que o poder público deva dar visibilidade a atrações como o centro histórico, as cachoeiras, a culinária e as tradições quilombolas, que têm potencial para atrair turistas de todo o Brasil. “O trabalho ainda está no início, mas o caminho é esse”, opina.

Aleandro Guzzon está à frente de uma churrascaria
Crédito: Pedro Vilela

Vocação para o turismo

Belas cachoeiras cercadas por área de preservação ambiental, onde predomina o bioma da Mata Atlântica. Fincada no alto da Serra da Mantiqueira, no extremo Sul do estado e próxima à divisa com São Paulo, a cidade de Delfim Moreira tem clima ameno e é vocacionada para o ecoturismo. À riqueza natural junta-se um mosaico gastronômico variado, com produção de trutas e outros peixes de água doce. Sem falar nos queijos, azeites, produtos orgânicos, cachaças e frutas típicas do clima temperado, como marmelo, pêssego, kiwi e ameixas – matérias-primas dos famosos doces da região. Por conta desse rico acervo natural, que se soma ao artesanato e à música, o poder público aposta no potencial turístico para fomentar a economia.

Delfim Moreira está fincada no alto da Serra da Mantiqueira
Crédito: Jonaan Carvalho

Um passo importante foi dado no início de 2021, quando a prefeitura estruturou, com apoio do Sebrae Minas, o Plano Municipal de Turismo. Taynara Murad, secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Delfim Moreira, afirma que a prefeitura tem sido proativa na valorização das atividades turísticas por entender que a cidade pode se tornar conhecida regional e nacionalmente. Ela diz que o plano ainda está em andamento, mas muitas ações já foram efetivadas, como a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor – fundamental para apoiar os negócios do município, com orientações a formalização.

Outro grande feito foi o mapeamento turístico para o desenvolvimento de produtos e experiências, o lançamento do catálogo turístico, as realizações do 1º Congresso de Turismo e do 1º Festival de Inverno, além de capacitações voltadas para empreendedores das áreas de hospedagem, gastronomia, artesanato, música e comércio. A secretária ressalta, ainda, o projeto Estrada do Parque, no bairro do Rosário, que tem o intuito de levar turistas para conhecer o trabalho dos artesãos e produção associada. Ela lembra que, além do Plano de Turismo, o Sebrae Minas é parceiro no Plano de Desenvolvimento Econômico, com lei já aprovada na Câmara Municipal e em fase de escolha dos conselheiros.

Nova marca turística

Outro ponto positivo da parceria com o Sebrae Minas, segundo Taynara Murad, foi o fato de que, com as capacitações realizadas junto aos artesãos e comerciantes, muitas pessoas saíram da informalidade. “Havia empreendimentos que não tinham oportunidade de participar de feiras, dos eventos e nem adquirir conhecimento. Com apoio do Sebrae, o número de habilitados aumentou muito desde 2021, quando começaram as capacitações, chegando a cerca de 100 artesãos formalizados em dois anos. Isso ajuda a girar a economia e a gerar novas fontes de renda”.

Mateus Ribeiro trabalha com turismo empresarial em Delfim Moreira
Crédito: Jonaan Carvalho

Vale destacar que, em 17 de dezembro deste ano, data do aniversário da cidade, será lançada, oficialmente, a marca turística de Delfim Moreira, que vai reforçar o atual posicionamento do território como destino para os viajantes. O feito é comemorado por Mateus Ribeiro, ex-secretário de Turismo do município. “Quanto mais profissionalizado for o trade turístico, melhor para a cidade. A emoção é importante, mas é fundamental trabalharmos com a razão para colocarmos em prática ideias que unam o poder público, a população e o empresariado em prol do bem comum. Fico muito honrado de ter implantado, junto com o Sebrae, uma cultura de associativismo e cooperativismo na cidade, que gerou a associação Grimpeiros, formada por artesãos”. Fotógrafo e comunicador, Mateus abriu recentemente uma agência especializada em turismo empresarial, após ter participado do Empretec, seminário da ONU que é aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. “Resolvi empreender tendo como objeto algo que conheço desde que nasci, pois sou filho da terra. Aos 15 anos, comecei a fotografar e filmar as belezas da Serra da Mantiqueira, que divulgava via blog e canal no YouTube. Para mim, é uma alegria ajudar no desenvolvimento dessa região que tanto amo”, diz.

Preservação

Samara Pineschi é proprietária de um hotel fazenda
Crédito: Jonaan Carvalho

Por conta de sua riqueza natural, Delfim Moreira atrai empreendedores de outros estados, como é o caso da carioca Samara Pineschi. Nascida em Barra Mansa e formada em Engenharia Elétrica, ela migrou de área e, há seis anos, está à frente do Hotel Fazenda Boa Esperança. Para Samara, como o ecoturismo é o carro-chefe da região, uma palavra deve constar em todos os planos de desenvolvimento: preservação. “Esse é um valor inegociável. Nosso maior atrativo é a natureza exuberante que fica dentro da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. As cachoeiras e águas limpas são abundantes e qualquer tipo de exploração deve ser sustentável”, argumenta.

A empresária participou do Plano de Turismo desde o início de sua elaboração, como consultora convidada pela prefeitura. “Algumas ações foram implementadas, mas ainda há muito a fazer. O rumo está certo, pois o setor traz desenvolvimento, envolve uma cadeia enorme de serviços e gera emprego. Delfim Moreira tem um estilo de vida muito preservado e a produção em pequena escala é muito rica, tanto na gastronomia como no artesanato e na música. O delfinense é um povo acolhedor e afetuoso”.

Ainda segundo Samara, a proposta de ressignificação turística de Delfim Moreira tem tudo para dar bons frutos. “A cidade é estrategicamente bem localizada. Está próxima de destinos turísticos consolidados, como Campos do Jordão e Aparecida do Norte. Isso é um diferencial capaz de atrair público não só de Minas Gerais, mas também de outros estados”, conclui.

Transformações

Para a analista do Sebrae Minas, Andresa Paes, o trabalho da instituição no desenvolvimento do território em Delfim Moreira, realizado de 2021 a 2023, resultou em uma série de transformações no município, seja por meio de ações de apoio ao empreendedorismo, capacitação, formação de governança, associações, educação empreendedora, entre outras. “Todas as atividades são pensadas de forma estratégica para que possamos, de fato, ter desenvolvimento por meio da vocação que o município possui”, diz a analista. “Este processo ocorre em longo prazo, embora já consigamos mensurar muitos resultados. A parceria com o município só é possível porque contamos com um poder público comprometido com as ações, além do envolvimento da população e dos empresários locais. O território é forte quando é organizado e tem governança atuando”, conclui

Trabalho reconhecido

Igor Santos, prefeito de Paracatu
Crédito: Arquivo Prefeitura

Eleito prefeito aos 23 anos, Igor Santos não demorou para colher os frutos de seu trabalho em Paracatu. Em abril de 2022, pouco mais de dois anos após ter sido empossado, venceu a 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos. Para ele, a premiação foi o reconhecimento de uma gestão que acredita em crescimento econômico via estratégias diversificadas. “Desde o início, demos ênfase às políticas de desenvolvimento econômico como forma de nos anteciparmos ao desfecho do ciclo do ouro e da mineração”.

O prefeito informa que a cidade desponta como uma das grandes potências brasileiras no agronegócio. Uma gigante chinesa do mercado de sementes construirá seu parque industrial e científico em Paracatu, que passará a responder por cerca de 50% do segmento no Brasil. Outra empresa espanhola do ramo de energia fotovoltaica também irá para a cidade. “Estamos concluindo e estruturando dois distritos industriais e conseguimos, em parceria com os governos estadual e federal e os produtores rurais, retirar do papel a pavimentação e infraestrutura completa da bacia do Entre-Ribeiros, pertencente ao Vale do Rio Paracatu, que é a maior área irrigada da América Latina e uma das maiores do mundo”.

Outras ações foram implantadas junto ao setor de comércio e serviços da cidade. No turismo, o prefeito destaca o importante papel de valorização, incentivo e resgate da tradição e dos valores paracatuenses de maneira integrada. “Não temos como falar de gastronomia sem falar de artesanato, de musicalidade, de teatro, de cinema, de arte, pois aqui isso é muito conectado. Tanto a criação da marca-destino quanto a criação da marca coletiva das quitandas trazem justamente isso, o sentimento de amor por essa terra”.