Histórias de Sucesso

Setor Público

SERVIÇOS NA PALMA DA MÃO

Aplicativo Conecta Monte, de Monte Carmelo, é exemplo de inovação na esfera municipal


Ana Cláudia Vieira

Inovar é parte indissociável do planejamento de qualquer empresa que ambiciona crescer em longo prazo. O mesmo vale para o setor público, embora para este o foco seja ofertar serviços que impactem a vida dos cidadãos e estimulem a economia, de modo a gerar emprego e renda nas cidades. Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, tem uma história de sucesso e é exemplo de como a inovação pode ser incorporada ao setor público: o aplicativo de serviços Conecta Monte. Criada em 2021, a ferramenta tem contribuído fundamentalmente para os setores de construção civil e imobiliário da cidade, graças, sobretudo, à funcionalidade de emissão de alvará de construção civil.

Conforme explica o secretário de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fábio Gonçalves, com o aplicativo, a gestão municipal reduziu o tempo de aprovação de alvarás de construção de três meses para três dias, acompanhando o crescimento da cidade e do setor. A maior rapidez no início das obras também levou ao aumento no número de contratações, que cresceu 30% desde o lançamento do Conecta Monte. Atualmente, a cidade tem 18 novos loteamentos em andamento, que envolvem um conjunto de obras a levar adiante.

Fábio Gonçalves, secretário de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Monte Carmelo
Crédito: Pedro Vilela

Para a empresária e engenheira civil Daiane de Freitas, o aplicativo facilitou uma rotina que requer farta documentação e uma série de procedimentos. “O aplicativo agiliza o serviço, pois tudo pode ser feito on-line. Como trabalho sozinha, muitas vezes precisava colher assinaturas pessoalmente em diferentes locais, ir ao cartório, para só depois protocolar toda a documentação na Prefeitura. Agora, faço tudo com o Conecta Monte, a qualquer dia e horário. Para mim, foi uma economia de tempo e de recursos financeiros”, diz.

Com o protocolo feito, o acompanhamento se dá por meio do computador, facilitando possíveis correções e alterações. “Vou acompanhando as etapas e, se vejo que está no guichê, é sinal de que há algum problema relacionado a CPF ou CNPJ do cliente. Daí, já ligo e resolvo”, explica Daiane. Ela relata que, por meio do aplicativo, também é possível protocolar a regularização de Habite-se e de desmembramento e a retificação de área. “E essas são apenas algumas das opções disponíveis.”

Conheça

Clique aqui ou faça o download do Conecta Monte na App Store ou na Play Store

O aplicativo já conta com mais de 15 mil usuários e pode ser acessado por celular ou computador. Os serviços se estendem a reclamações no Procon, consultas a cartões de vacinação, vagas de emprego e outros. “O Conecta Monte coloca a Prefeitura na palma da mão do cidadão. Ou seja, simplificando e, ao mesmo tempo, desburocratiza uma série de demandas ligadas, por exemplo, a iluminação pública, combate à dengue ou denúncias de violência doméstica”, resume o secretário.

A empresária e engenheira civil Daiane de Freitas usa o aplicativo Conecta Monte
Crédito: Pedro Vilela

FOCO EM EFICIÊNCIA

O trabalho colaborativo teve participação de lideranças do Poder Público, da iniciativa privada e do Terceiro Setor de 11 cidades.

A criação do Conecta Monte veio na esteira de uma mudança de perspectiva proporcionada por uma parceria firmada pela Prefeitura com o Sebrae Minas, que propôs à gestão municipal pensar em uma aplicação prática de inovação que viesse a beneficiar a comunidade local. Começando em 2017, os gestores da microrregião se reuniram durante um ano e meio por meio do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O objetivo foi formatar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Coração do Cerrado, criando uma agenda de crescimento para os municípios e a região, com a inovação e o empreendedorismo como eixos centrais. “O Sebrae Minas foi a âncora que reuniu as lideranças locais e regionais e começou um processo de provocação. A partir daí, passamos a fazer reuniões mensais para discutir os problemas locais, com o intuito de melhorar os serviços prestados aos cidadãos”, conta o secretário Fábio Gonçalves, que, à época, era vereador.

A partir do Programa LIDER, foi criado o Centro de Inovação do Coração do Cerrado, além de um laboratório para certificação de água, leite e itens de origem animal, com o intuito de agregar valor à produção local e desestimular a comercialização clandestina. Em 2021, o trabalho promoveu a Oficina de Inovação para o Setor Público, da qual participaram os gestores das secretarias municipais vinculadas à Prefeitura de Monte Carmelo. Segundo o analista do Sebrae Minas Renato Moreira, o evento foi o ponto de partida para a criação do Conecta Monte, ao apontar a lentidão na emissão de alvarás de construção como um problema a ser tratado.

Renato explica que um comitê gestor, composto por colaboradores da Prefeitura, foi criado para revisar todos os processos relativos aos alvarás de construção civil e entender por que eles estavam parados. “A partir dessa revisão, eles próprios e outros servidores municipais passaram a se dedicar à implementação da inovação”, diz.

O exemplo de Monte Carmelo tem sido levado pelo Sebrae Minas Brasil afora, em eventos diversos. E os impactos de todo o trabalho em prol da mentalidade inovadora são observados. “Há genuína disposição dos gestores municipais para analisar e tomar decisões, principalmente que resultem em mais foco e eficiência, com melhores resultados.”