Histórias de Sucesso

Consultoria

CONHECE O GEOMARKETING?

Saiba o que é essa estratégia e como utilizá-la em seus negócios


Cristina Mota

Para ter bons resultados nos negócios, é muito importante estar atento às diversas estratégias disponíveis e avaliar as que melhor se adéquam às demandas da empresa, além de entender como aplicá-las. E, em um mundo cada vez mais digital, a crescente utilização de ferramentas de localização pelos consumidores, inclusive na busca por produtos e serviços pela internet, tem indicado a relevância do geomarketing.

A analista do Sebrae Minas Carla Gobb explica que o geomarketing é uma estratégia que utiliza a localização geográfica para direcionar ações de marketing, otimizar campanhas ou mesmo promover um maior entendimento sobre o público do negócio. “Ela usa tecnologias como GPS ou mesmo os dispositivos móveis para compreender o comportamento do consumidor da região onde o negócio se situa – que lugares o potencial cliente frequenta diariamente, quais são os produtos que ele pesquisa, o que ele compra etc.”

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Clique aqui para ouvir a entrevista com a analista Carla Gobb.

As possibilidades de utilização do geomarketing, por sua vez, são inúmeras. A ferramenta pode ajudar a otimizar a logística e a distribuição de produtos e serviços, seja por meio da melhoria do gerenciamento do estoque ou do estabelecimento de rottas de entrega, por exemplo. E os dados obtidos também podem influenciar positivamente a criação de campanhas publicitárias.

“É possível aproveitar melhor as preferências, as necessidades específicas das pessoas da região para estruturar uma campanha, instalando outdoors e outros meios de propaganda”, assinala.

Outro ponto de apoio pode se dar por meio da identificação de oportunidades de mercado. “Se o empreendedor está pensando em abrir outra loja, é possível ter informações sobre o perfil do público do entorno para tomar uma decisão mais estratégica com base nos dados coletados”, acrescenta.

ON E OFF-LINE

O geomarketing se divide em on-line e off-line. Os dois têm a mesma função, mas em ambientes diferentes. “O geomarketing on-line se refere aos canais digitais, enquanto o off-line diz respeito aos espaços físicos, a atividades presenciais e a interações”, explica a analista. Fazendo um comparativo prático panfletagem ou a instalação de um outdoor para uma região onde o público esteja mais presente. Já no on-line, essa ação é voltada para sites, redes sociais e mecanismos de buscas utilizados pelos consumidores.

Carla Gobb destaca que os empreendedores interessados em aprender mais sobre o geomarketing têm várias opções no Sebrae Minas. “A primeira delas é o Sebrae Play, nossa plataforma de conteúdos on-line, que disponibiliza materiais em diferentes formatos, todos muito acessíveis. Outra possibilidade é o portal de inovação do Sebrae Minas”, conta. Em ambos é feita uma curadoria de conteúdos relevantes para os empreendedores, com materiais específicos sobre a estratégia do geomarketing e de outros assuntos relacionados ao marketing digital.