Histórias de Sucesso

Franquia

Bom caminho para crescer

Minas Franquia lançou oito novas marcas franqueadoras em 2023


Josie Menezes

Ao buscar por jalecos diferenciados, Ana Luiza Gomes, moradora de Ipatinga, percebeu que este era um nicho de mercado a ser explorado. “Só encontrava modelos tradicionais, na cor branca”, relata. A partir de então, estudou tecidos e cortes e recorreu a estilistas para fundar a Jaleca, em maio de 2018. Os primeiros clientes foram colegas que cursavam Odontologia – segunda graduação da empreendedora, que também é farmacêutica – e profissionais de clínicas que ela visitava. A primeira loja foi aberta ainda naquele ano.

Dois anos depois, Ana Luiza decidiu participar do programa Minas Franquia, desenvolvido pelo Sebrae Minas, e os resultados surpreenderam. “Foi um divisor de águas em minha vida. Fiz a inscrição em meados de 2020 e, em 2021, vendi 20 franquias de junho a dezembro”, relata. Atualmente, a marca Jaleca está em Portugal e tem 23 unidades em operação em cidades mineiras e nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Outras dez unidades da franquia já foram comercializadas e devem começar a funcionar em breve.

Ainda hoje, a empreendedora destaca a importância do Minas Franquia para os resultados obtidos nos últimos quatro anos. “Os consultores me deram todo o know-how para formatar uma franqueadora. A partir daí, crescemos tanto que, em 2023, foi necessário pausar para rever processos e reorganizar os setores internos, de modo que a empresa pudesse continuar a evoluir de forma gradativa”, diz.

O caso da Jaleca é uma das muitas histórias que ilustram a potência do Minas Franquia. Desde 2019, mais de 200 franqueadores mineiros ampliaram seus mercados por meio do programa, e mais de 1,6 mil unidades foram comercializadas. Esses números estão alinhados à evolução do setor no estado, que apresentou um crescimento de 28% na comparação entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O mesmo estudo indicou que as empresas mineiras faturaram R$ 9,1 bilhões nos seis primeiros meses do ano, segundo melhor desempenho do país, atrás de Goiás. O número de empregos diretos gerados nas franquias de Minas Gerais, por sua vez, chegou a 142,5 mil entre abril e junho, salto de 10,9% em relação ao segundo trimestre de 2022.

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POTENCIAL DE MINAS

Para participar do Minas Franquia, os empreendedores precisam se inscrever e ter o potencial de seus negócios avaliado pela equipe do Sebrae. Se aprovados, passam por um processo de qualificação e preparação, com duração de seis meses a um ano. Depois disso, recebem quatro documentos – circular de oferta de franquia, estudo de viabilidade econômica do negócio, contrato para assinar com o franqueado e manual técnico-operacional –, que os habilitam de forma definitiva a comercializar a franquia.

Alessandra Simões, analista do Sebrae Minas, destaca o grande potencial de Minas para esse tipo de negócio, exemplificado pelo fato de várias cidades concentrarem entre 100 mil e 200 mil habitantes e de as redes de negócios terem uma gestão mais estruturada para inovações. “São empresas que colaboram entre elas mesmas e, com isso, impulsionam o mercado”, avalia.

Outro ponto detectado pelo Sebrae Minas é que o franqueamento fortalece os negócios, visto que há um empenho em aprimorar a empresa existente antes de criar uma rede em torno dela. “O empresário busca sempre aprimorar o seu empreendimento antes de replicar o modelo ideal para os demais”, explica Alessandra. O tempo de expansão varia de acordo com cada modelo de negócio. “Temos registros de venda de mais de dez unidades no primeiro ano, enquanto há casos de venda de 20, 30 unidades ao longo de cinco, seis anos. Não é a velocidade que vai impactar, mas sim o fato de ser um crescimento saudável, planejado e bem-estruturado”, enfatiza.

CONSUMIDOR DITA DEMANDA

Fabrício se sentiu seguro para formatar o modelo de franquia de sua clínica odontológica após participar do Minas Franquia
Crédito: Pedro Vilela

Outro caso de sucesso do Minas Franquia é a Orthoclínicas. Seu fundador, Fabrício Mendes, tinha uma clínica odontológica havia mais de 20 anos em sua cidade natal, Ilicínea. “Estávamos pilotando uma versão de franquia em outra cidade, mas de forma muito amadora. Até que ingressei no Minas Franquia, em 2018, e tudo mudou”, lembra. A partir dessa iniciativa, ele teve o estímulo e a segurança necessários para apresentar o projeto a outros empreendedores. “Com o Sebrae, transformei a minha franqueadora em um negócio realmente organizado e lucrativo para todos”, completa.

Como resultado, Fabrício ultrapassou as fronteiras do estado e, atualmente, a Orthoclínicas já chegou a Goiás e São Paulo. Em Minas, há mais 15 unidades que iniciarão as atividades em 2024. E o empreendedor adianta que a expectativa é triplicar o tamanho nos próximos cinco anos. “Somos uma franqueadora mais madura, com processos definidos e um time de franqueados que comprou o propósito da marca. Eles estão fazendo diferença nas suas cidades e estão ganhando dinheiro”, comemora.

O resultado obtido pela Orthoclínicas também foi mapeado pelo estudo da ABF. Segundo a pesquisa, os segmentos de franquia que mais cresceram no Brasil foram de hotelaria e turismo (18,5%), alimentação (16,9%), moda (16,8%) e saúde, beleza e bem-estar (15,9%). Alessandra Simões explica que o comportamento do consumidor é o fator de maior impacto. “Ao longo da pandemia, por exemplo, todos se viam mais em tela de celular e houve um investimento maior em estética, em odontologia, em tratamentos de cabelo, fora a alimentação via aplicativos, que também teve um crescimento enorme.” A analista conta que a moda circular é outro setor em ascensão. “São brechós, focados em sustentabilidade e no uso mais prolongado do vestuário, para que efetivamente se estabeleça um propósito em benefício do meio ambiente.” E modelos de negócio que oferecem ambientes diferenciados, por meio de tratamento especial e personalizado, também têm crescido. “É importante estar atento a oportunidades de oferecer atendimento direcionado ao cliente, visto que ele, de certa forma, está mais exigente e, também, mais carente de atenção”, conclui.

Dá um play

O Sebrae Minas tem duas novas séries sobre franquias no Sebrae Play. Acesse e assista quando e onde quiser

NOVAS FRANQUEADORAS MINEIRAS LANÇADAS EM 2023

  • New Guard: especializada em tecnologias protetivas para bicicletas de alto rendimento.
  • Colorê Festas Criativas: entretenimento para crianças por meio de oficinas e recreações criativas.
  • Efeito Treinamentos: consultoria para inclusão escolar.
  • E-VIBE: mobilidade urbana com bicicletas elétricas.
  • Dom Duqueijo: restaurante especializado em pães de queijo recheados, salgados, bebidas, café da manhã, lanche da tarde e macarrão na chapa, entre outros alimentos.
  • Hippo Pizza: oferece pizzas tradicionais e especiais, massas tradicionais e finas, saladas, sobremesas e carta de vinhos.
  • Let’s Fritas: fast-food que oferece uma vasta linha de produtos à base de batata, além de salgados e outros produtos.
  • Ritmhar Escola de Música: ministra cursos de violão, piano, violino, guitarra, baixo, bateria, teclado, ukulelê, canto, flauta doce e musicalização para crianças, adolescentes e adultos.

Para quem deseja atuar com franchising

Em 2023, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae lançaram o Portal Parceria Sebrae ABF, com conteúdo sobre gestão e franquias voltado para franqueados e franqueadores (potenciais ou já em atuação). Estruturado por consultores e especialistas do Sebrae, o site fica hospedado no Portal Sebrae e disponibiliza materiais em diversos formatos, como textos e vídeos, inteiramente gratuitos. Acesse clicando aqui.

As informações estão estruturadas em trilhas. A primeira é dedicada a quem quer iniciar a trajetória de franqueado e traz pontos de atenção ao avaliar uma franquia, além de habilidades e características que devem ser observadas antes de se definir se o negócio está alinhado aos seus objetivos pessoais. A segunda é para quem já é franqueado, com conteúdos exclusivos para ajudar a melhorar questões ligadas à gestão. Também há trilhas para quem deseja se preparar para ser franqueador e para quem deseja expandir seu modelo de franquias, além de materiais para orientar e dar suporte e treinamento para os franqueados.