Histórias de Sucesso

Sebrae Connect

Acesso facilitado à inovação

Pequenos negócios encontram soluções tecnológicas e digitais na plataforma criada pelo Sebrae Minas


Mariana Coelho e Tatiana Rezende

A pandemia de covid-19 impulsionou o processo de digitalização dos negócios, tornando a tecnologia uma aliada imprescindível. Passados mais de dois anos do retorno gradual das atividades, as pesquisas começam a evidenciar esse impacto. Na terceira edição do estudo Transformação Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas, encomendada pela Microsoft junto à agência Edelman em 2023, por exemplo, 98% dos entrevistados reconheceram o impacto positivo desse movimento em seus negócios. E um estudo realizado pelo Sebrae em 2022, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), comprovou o aumento contínuo do percentual de pequenos negócios no Brasil que utilizam ferramentas digitais – como WhatsApp, Facebook e Instagram: de 59%, em maio, para 74%, em dezembro daquele ano.

Para estimular a transformação digital dos pequenos negócios por meio da tecnologia e da inovação, o Sebrae Minas lançou o Sebrae Connect. A solução foi desenvolvida em 2020, de forma colaborativa com a consultoria Beta-i, e integra o Programa de Inovação Aberta, conhecido como Sebrae Open. Seu objetivo é conectar pequenos negócios a soluções tecnológicas e digitais disponibilizadas pelo mercado, especialmente por startups, e viabilizar o enfrentamento de desafios de forma rápida e segura. “Essa iniciativa foi extremamente positiva porque estávamos em meio ao caos pandêmico, com praticamente 100% das lojas físicas dos pequenos negócios fechadas e pouca ou nenhuma vivência das tecnologias disponíveis para a digitalização das atividades”, explica a analista do Sebrae Minas Laila Kallab.

O Sebrae Connect é dividido em três áreas: finanças e meios de pagamentos, marketing digital e gestão de operação e processos. “O maior diferencial do programa é a curadoria técnica, feita durante o processo seletivo das startups, para avaliar diversas soluções relacionadas à capacidade de atendimento das especificidades dos pequenos negócios, à equipe, ao suporte técnico, às garantias, ao preço (custo x benefício), entre outros quesitos”, destaca Laila.

Jornada de acompanhamento gratuito para implementação de uma ferramenta digital, de modo a aumentar a produtividade da empresa participante com melhorias rápidas e de alto impacto. Conheça clicando aqui.

O programa começou com 16 soluções tecnológicas de startups e atualmente disponibiliza 210 soluções para os pequenos negócios. Em 2023, mais de 2 mil empresas contrataram as soluções disponibilizadas via Sebrae Connect. Uma evolução significativa, que ocorreu por meio da parceria com o Programa ALI Transformação Digital. “O Sebrae Minas está na vanguarda desse processo. Temos experiência suficiente para seguir conectando cada vez mais negócios a soluções tecnológicas por todo o Brasil”, completa a analista.

Modelo de gestão empresarial que promove crescimento acelerado de um negócio por meio da troca de experiências e conhecimentos entre empresas, com aprendizado mais rápido e facilitação do processo de inovação em produtos e serviços.

Nos últimos três anos, o Sebrae Connect também contribuiu para tornar a instituição uma referência em inovação aberta, estimulando as startups a desenvolverem soluções para demandas internas e a criar ferramentas e projetos para clientes. Várias iniciativas surgiram nesse período: o Sebrae Open Corp, no qual várias soluções para demandas do próprio Sebrae foram apresentadas; o Sebrae Open Alumni, programa de relacionamento entre founders das startups participantes das várias ações de fomento ao empreendedorismo; e o Programa de Aceleração para Internacionalização de Startups, que selecionou 25 empresas para receber capacitações e mentorias sobre o processo de internacionalização e participar do Web Summit 2023, maior festival de inovação do mundo, realizado em Portugal. “Todos que participam das várias iniciativas passam a integrar o Sebrae Connect, podendo conectar-se com pequenos negócios e se inscrever em outras ações da jornada de inovação do Sebrae”, conclui Laila.

INOVAÇÃO NA VEIA

Gustavo Consoli é um dos empreendedores que oferecem soluções por meio do Sebrae Connect
Crédito: Pedro Vilela

Uma das soluções disponíveis via Sebrae Connect é o aplicativo de inteligência artificial Lais – as iniciais de Sistema de Inteligência Artificial Leve, de trás para frente –, criado pelo empresário Gustavo Consoli. Ele conta que a história do app se confunde com a dele próprio. “Não me formei em Tecnologia nem em Ciência da Computação, mas sempre fui curioso. Foram várias as tentativas até chegar a ele”, diz. O interesse natural por inovação levou a criações precursoras, como um site para a empresa da família, uma autoescola em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas; o Consoli Card, um cartão com crédito debitado a cada aula de direção; um sistema para cadastro da biometria dos alunos, além de sites e sistemas para vendas de produtos femininos.

Com a venda do negócio familiar, Gustavo passou a atuar como designer de inovação em uma franqueadora de calçados em Divinópolis, que possuía mais de 60 lojas. Na época, o dono tinha vontade de abrir uma loja on-line de chinelos e, assim, surgiu o Lais – ainda como um robô de respostas. A pandemia, porém, acelerou o desenvolvimento. “Fizemos uma plataforma semelhante a um PABX, que, em um primeiro momento, atendia só com opções de menu. Se não fosse possível resolver o problema, o cliente era transferido para um responsável”, detalha. Junto ao sócio João Victor Teixeira, o empreendedor agregou ferramentas como chat de comunicação interna, funil de venda, controle de chamados e tarefas. O diferencial? Tudo fica na mesma plataforma, sendo possível gerar metas e gráficos. Os supervisores também têm acesso a todas as conversas. “Com isso, o crescimento se deu de forma orgânica, e o Lais já acumula mais de 50 clientes e mais de mil usuários por dia”, comemora.

Gustavo é também diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Divinópolis e, por meio da atividade, conheceu o Sebrae Connect. “Eu me cadastrei imediatamente e, na primeira semana, várias pessoas já me procuraram. Na segunda, fechei meu primeiro contrato”, conta. O cliente foi o Espaço Fran Moura, um salão localizado em Santa Rita do Sapucaí, na região Sul de Minas. Francine Moura, proprietária do negócio, avalia como uma ótima medida a aquisição da plataforma. “Nosso desafio era melhorar o atendimento ao cliente e, com o Lais, conseguimos dar retorno em menor tempo. Além disso, temos a possibilidade de fazer campanhas, como de aniversários e de divulgação de serviços. O nosso próximo passo é fazer a integração com o Facebook e com o Instagram para evoluir ainda mais na interface com nossos clientes.”

Para otimizar ainda mais esse trabalho de suporte, o Lais deve, em breve, ser integrado ao ChatGPT. A ideia é que, quando o empreendimento receber perguntas de um cliente, a ferramenta possa dar a resposta mais adequada, já com uma linguagem voltada para vendas. “Quero escalar o app, e o Sebrae Connect é uma oportunidade de oferecer meu produto para várias empresas”, diz Gustavo.

CRIA DO SEBRAE

Rogério Alves e Paulo Martins iniciaram a trajetória empreendedora ainda na graduação, inspirados pelo Sebrae Minas
Crédito: Pedro Vilela

Exemplo de empreendedor que tem aproveitado as jornadas de inovação propostas pelo Sebrae Minas, Paulo Henrique Martins se considera uma cria da instituição. O primeiro contato foi em 2012, quando ele e seu sócio, Rogério Alves, ainda estavam na Gustavo Consoli e Paulo Martins estavam graduação. “Conhecemos o Desafio Sebrae, que, por meio de um jogo, simulava o dia a dia de uma empresa virtual. Tínhamos que gerenciar todos os departamentos, analisar informações e tomar muitas decisões. Esse foi o nosso start no empreendedorismo”, lembra. O programa reuniu mais de 150 mil estudantes universitários, e eles conquistaram o 3º lugar nacional.

Essa experiência foi a principal inspiração para a Inova GS. “Nosso primeiro produto, o EmpresáriUs Lab, é um jogo criado a partir dos inúmeros aprendizados que tivemos no Desafio Sebrae”, diz. O business game simula o dia a dia de uma empresa e promove conhecimento e experiência sobre gestão, empreendedorismo, negócios e mercado, de forma prática, muito mais rápida e livre de riscos reais. Inicialmente voltada para o mercado acadêmico, a solução foi aprimorada para empresas no formato de treinamentos e de programas de desenvolvimento e liderança. Outro produto criado pela dupla foi o site EstagioOnline, que, atualmente, tem cerca de 1,5 milhão de usuários cadastrados.

O empresário relata que os dois produtos permitiram à empresa crescer e começar a atuar no mercado de aquisições. A primeira compra foi a marca EngenhariaHoje.com, segundo maior canal de engenharia do país nas mídias sociais, com mais de 2 milhões de seguidores. Outra foi a Veduca.org, que já ofereceu cursos on-line gratuitos para mais de 3 milhões de alunos – a cada dia, cerca de 300 novos interessados acessam a plataforma. “Agora podemos dizer que somos um ecossistema de soluções de educação e de empregabilidade. Tudo isso só foi possível porque o Sebrae Minas nos inspirou”, testemunha Paulo.

PRESENÇA NO MAIOR EVENTO DE INOVAÇÃO DO MUNDO

Gustavo Consoli e Paulo Martins estavam entre os empreendedores selecionados pelo Programa Internacionalização de Startups para participar da missão organizada pelo Sebrae Minas para o Web Summit Lisboa 2023, realizado no mês de novembro, em Portugal. O evento reuniu startups, gigantes da tecnologia, empreendedores e chefes de Estado de todo o mundo – ao todo, foram mais de 73 mil participantes, 2,6 mil empresas, 153 delegações e 900 investidores, dos quais 43% eram mulheres.

Os representantes brasileiros fizeram visitas técnicas com foco em networking e na exploração de oportunidades de negócios. “Nunca imaginei que o Lais pudesse romper as fronteiras do Brasil e ser apresentado no maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Para isso, realizamos uma imersão de dez dias com o Sebrae para desenvolver e fortalecer nossa startup”, conta Gustavo. Para Paulo, o evento foi importante para conhecer a cultura do lugar, ter contato com as oportunidades disponíveis e entender como as pessoas se relacionam ao fazer negócios. “Conversamos com os participantes, visitamos incubadoras e universidades, entre elas a Nova School of Business and Economics, escola de negócios número 1 de Portugal e a 24ª da Europa. Agora, temos pela frente um trabalho de análise profunda para a tomada de decisões, pois vimos que temos grandes oportunidades de parcerias não só em Portugal, mas em toda a Europa.”