Regional Sul de Minas
Vale da Eletrônica
Criatividade e inovação reconhecidas internacionalmente
A cidade de Santa Rita do Sapucaí é conhecida como o Vale da Eletrônica e é um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico do país, reconhecida nacional e internacionalmente. Tudo começou com a criação da primeira escola técnica de eletrônica da América Latina (ETE FMC), em 1959. Posteriormente, houve a inauguração do Inatel e da FAI, instituições de ensino superior. E, com a presença de três incubadoras no município, foram criadas mais de 100 empresas no ramo de eletroeletrônicos.
Atualmente, há mais de 150 pequenas e médias empresas associadas e startups, que atuam nas áreas de eletrônica, automação industrial, telecomunicações, entre outras. O ecossistema tem apostado em ações de fortalecimento dos elos da economia criativa, com projetos como o Cidade Criativa, Cidade Feliz (CCCF) e aposta na parceria de longa data com o Sebrae Minas: por meio de consultorias e de programas como o Sebraetec, soluções inovadoras têm sido desenvolvidas para os negócios locais, que já têm 30 mil produtos no mercado.
No início de 2022, o Sebrae aprovou um plano para expandir o número de indústrias e a capacidade de exportação da produção de eletrônicos da região, aproveitando a certificação como parque aberto tecnológico concedida pelo Governo de Minas Gerais. Há ações em curto, médio e longo prazos, além de políticas públicas a serem implantadas objetivando atrair novos negócios e inteligências para o município, transformando Santa Rita do Sapucaí em uma referência internacional em vários segmentos.