Regional Sul de Minas

Sisvôo


Empresas trabalham juntas para desenvolvimento de solução personalizada

A Sisvôo Sistemas Eletrônicos, de Itajubá, produz placas eletrônicas para empresas que optam por terceirizar a montagem e a administração desses materiais. Com o desafio de criar um sistema de gestão da linha de produção, a empresa procurou o Sebrae Minas. E a solução veio com a Associação para Inovação em Empreendedorismo de Itajubá (Inovai).

A entidade desenvolve um programa de conexão entre startup e indústria, o Open Inovai, que auxilia micro e pequenas empresas de base tecnológica a identificar oportunidades de desenvolvimento de soluções inovadoras e a conquistar mercados. Por meio dele, uma startup também de Itajubá, a Pandô, criou um software personalizado, instalado nos computadores de cada linha de produção da Sisvôo. Dessa forma, as peças passaram a receber uma etiqueta de rastreio, permitindo um monitoramento de todas as suas etapas, inclusive defeitos, manutenção etc.

A rastreabilidade permitiu a geração de diversos relatórios de qualidade e de produtividade de cada linha. As informações passaram a ser compartilhadas, e a empresa estabeleceu uma cultura de orientação por meio de dados, fundamentais para a promoção de treinamentos, ajustes dos produtos, precisão de vendas e tomadas de decisão estratégicas.

Crédito: Arquivo pessoal

O Sebrae Minas facilitou a conexão entre a Sisvôo e a Pandô, que tornou possível aprimorar a qualidade dos nossos processos produtivos e indicadores. Hoje, temos duas plantas operando como sistema que desenvolvemos e registramos 30% de aumento de ganhos e índice de qualidade de entregas.
— Mauro Barbosa Martins Neto, empreendedor
Anterior
Anterior

Prática

Próximo
Próximo

Vale da Eletrônica