Região Triângulo

Coopercisco


Força coletiva abre mercados para o abacaxi

Minas Gerais é o terceiro estado com a maior lavoura de abacaxi no Brasil, e boa parte do que é colhido sai do município de Aparecida de Minas, no Triângulo Mineiro. São 9 milhões de frutos colhidos anualmente em quase 8 mil hectares.

De olho no acirramento da concorrência e na necessidade de ganhar novos mercados, 22 produtores recorreram ao Sebrae Minas em busca de capacitação, no ano de 2015. Eles participaram das consultorias do Programa Cultura da Cooperação, além de aulas sobre assistência técnica ministradas pela Emater e do curso Negócio Certo Rural, promovido pelo Senar.

Depois, sentiram necessidade de avançar e instituir a primeira Cooperativa de Produtores de Aparecida de Minas. E os resultados do cooperativismo logo surgiram, com a redução do custo de insumos via compra coletiva, a realização de visitas técnicas e a organização da 4ª Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi, principal evento da região. Além disso, conseguiram atrair representantes de grandes nomes da indústria de sucos, contatos que levaram o abacaxi produzido em Aparecida de Minas para além das fronteiras brasileiras.

O processo de capacitação teve continuidade em 2017, por meio do Sebraetec. O Sebrae Minas e instituições parceiras também auxiliaram na discussão e estabelecimento de um planejamento estratégico: temas como gestão de cooperativa, marketing e finanças foram trabalhados ao longo daquele ano, contribuindo para a consolidação da cooperativa e o sucesso das negociações entre os produtores e os grandes centros.

Crédito: Arquivo Sebrae Minas

Por meio da parceria com o Sebrae Minas conseguimos transformar o que era agricultura familiar em uma cooperativa de produtores. Hoje, o abacaxi da região é conhecido nacionalmente, e devemos isso à instituição.
— Luiz Júlio Dias Vieira, presidente da Coopercisco
Anterior
Anterior

Vale da Eletrônica

Próximo
Próximo

Landix