Regional Rio Doce e Vale do Aço

Turismo no Vale


Projeto impulsiona organização de negócios dedicados às várias frentes de atendimento a turistas

Um dos integrantes do Circuito Mata Atlântica de Minas (CTMAM), o município de Ipatinga foi considerado pelo governo federal um dos destinos indutores de turismo em Minas Gerais em 2010. O Sebrae Minas atua, desde então, para apoiar o desenvolvimento do turismo no Vale do Aço.

Confirmada, por meio de pesquisa, a forte vocação para o turismo rural e de negócios, o projeto Turismo no Vale avançou. De 2012 a 2015, foram realizadas ações e capacitações envolvendo vários atores. Em 2015, o grupo passou a ser liderado pelos próprios empreendedores locais, que se responsabilizaram pela elaboração do planejamento estratégico, execução das atividades e prestação de contas. Atualmente, há 50 participantes ativos e 15 empreendimentos apoiados, com negócios voltados para receptivo turístico, turismo de aventura, restaurantes, artesanato, entre outros, além da promoção de eventos, como a Feira de Turismo do Vale do Aço.

Todos os empreendedores envolvidos recebem apoio do Sebrae Minas para melhorar a gestão de suas empresas no Modelo de Excelência de Gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Após a iniciativa, o grupo alcançou grande maturidade e melhorou em quase todos os aspectos avaliados. O projeto continua ativo, com o principal desafio de apoiar a estruturação de roteiros, como a rota de ciclo turismo, com cerca de 200 km de extensão, passando por várias cidades da região.

Crédito: Pedro Vilela

O trabalho trouxe uma nova dimensão para o desenvolvimento turístico regional, especialmente apontando quem eram os potenciais clientes do destino, as suas necessidades e expectativas e a oferta adequada de produtos e serviços.
— Ana Cleide Santos, dirigente do Turismo no Vale
Anterior
Anterior

Polo Metal Mecânico

Próximo
Próximo

Amecafé