Regional Rio Doce e Vale do Aço

Polo Metal Mecânico

Trabalho estruturado beneficia mais de 270 empresas do Vale do Aço

O Polo Metal mecânico de Minas Gerais nasceu para atender às demandas das grandes indústrias da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), no Leste do Estado. É integrado por 274 empresas, 80% delas de micro e pequeno porte e localizadas em Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso.

Desde o início dos anos 2000 houve esforço de mobilização de empresas e instituições públicas e privadas para a melhoria da competividade do polo, com intensas atividades do Sebrae Minas e de outros parceiros. Foram promovidos cursos, seminários, visitas técnicas, feiras, rodadas de negócios, entre outras ações. Em 2005 teve início o projeto Metal mecânico do Vale do Aço, com a adoção da metodologia Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR), desenvolvida pelo Sebrae. Os resultados foram positivos, com destaque para a constituição do Arranjo Produtivo Local (APL) Metal mecânico, o primeiro a se formalizarem Minas com estratégia e estrutura de governança estabelecidas.

Em 2013, o Sebrae atuou também na estruturação do Núcleo de Inteligência de Mercado do polo, que tem contribuído para a tomada de decisões mercado lógicas. Nele, tendências são permanentemente avaliadas para o direcionamento de ações, ampliando a participação em novos mercados e o entendimento sobre aqueles nos quais as empresas já atuam.

Crédito: Pedro Vilela

Os resultados das ações do Sebrae Minas são evidentes para a região. Minha empresa teve um grandes alto com a Academia Lean. Aplicando o aprendizado, saí de dez funcionários, em 2010, para os atuais 64, além de ter dobrado o faturamento.
— Renato Aquino, diretor Financeiro do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço (Sindimiva)
Anterior
Anterior

Polo de São João de Manteninha

Próximo
Próximo

Turismo no Vale