Regional Sul de Minas

Amecafé


Produtoras do Sul de Minas mostram a força feminina na produção de cafés especiais

Nas últimas décadas, o Brasil viu crescer uma tendência no agronegócio: o envolvimento ativo de mulheres na produção de cafés. Um bom exemplo é a Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira (Amecafé): criada em julho de 2017, reúne cerca de 100 produtoras, em sua maioria de pequeno porte, que viram a necessidade de se unirem em torno de objetivos comuns.

A Amecafé tem contribuído para a valorização dos cafés especiais produzidos por mulheres por meio da promoção de cursos, palestras e troca de experiências em encontros realizados na associação. As associadas são dos municípios de Lambari, Cambuquira, Cristina, Olímpio Noronha, Jesuânia, São Gonçalo do Sapucaí, Pedralva, Carmo de Minas e Conceição das Pedras.

O Sebrae Minas atende as produtoras por meio do Educampo Café, que gera informações exclusivas e estratégicas, projeções, cenários e análises integradas para apoiar o planejamento e as decisões. Este grupo surgiu da parceria já existente entre a Southland Merchants e a AmeCafé, importadora de café sediada na Austrália, que viu no projeto uma importante oportunidade de conectar torrefadores e consumidores às produtoras, dando transparência ao processo de comercialização. Assim, além de as ações fortalecerem as pequenas propriedades, ajudam no aumento da renda familiar e incentivam a continuidade do negócio pelos jovens, por meio da sucessão familiar.

Crédito: Arquivo Amecafé

O Sebrae Minas abriu o caminho para termos mais conhecimento sobre o café. A partir dos programas, fomos a campo, aprendemos técnicas e tivemos a oportunidade de compartilhar experiências com outros grandes produtores.
— Simone de Moraes Sousa, presidente da Amecafé
Anterior
Anterior

Turismo no Vale

Próximo
Próximo

Kapeh