Regional Sul de Minas

Prática


Capacitações qualificam empresa para o mercado internacional

André e Luiz Eduardo Rezende, sócios da Prática, de Pouso Alegre, trazem o empreendedorismo no DNA: filhos de pai empreendedor, montaram, em 1987, um magazine com uma lanchonete padrão fast-food e uma panificadora. Com a inflação em alta na época e a falta de conhecimento em gestão, o negócio não deu certo, e eles venderam tudo. Ainda tentaram outro investimento, que também não se viabilizou. Por necessidade, procuraram novas oportunidades, separadamente.

Aplicando seus conhecimentos em engenharia, André decidiu, então, dar nova vida às máquinas restantes da antiga empresa, iniciando a fabricação de equipamentos mais econômicos e eficientes para padarias. Surgiam, assim, a Prática. E, quando um cliente pediu adaptações em seu forno para uso em restaurantes, ele percebeu outra oportunidade: com inovações, seus produtos apresentaram o mesmo desempenho dos importados, só que com custo muito menor.

Luiz Eduardo voltou ao negócio para ajudar o irmão, e, juntos, eles enfrentaram o primeiro grande desafio: com o apagão energético no Brasil, em 2001, precisaram adaptar rapidamente seus fornos elétricos para gás. Foi nessa época que André buscou o auxílio do Sebrae e participou do Empretec. Mais tarde, acessou também os programas ISO 9000, Qualidade Total, Sebrae Ideal, entre outros.

Munidos de conhecimento, André e Luiz Eduardo desenvolveram a empresa e suas equipes. A Prática expandiu sua atuação nacional e internacionalmente, contando hoje com nove concessionárias,12 centros de distribuição e 600 técnicos especializados.

Crédito: Arquivo pessoal

O Empretec foi transformador e o início de uma caminhada junto ao Sebrae Minas. Percebemos que cada conhecimento adquirido agregava mais, então ficamos fregueses. Isso foi muito relevante para que rompêssemos o limite de micro e pequena empresa para chegarmos aonde estamos hoje.
— André Rezende, empreendedor
Anterior
Anterior

Kapeh

Próximo
Próximo

Sisvôo