Região Triângulo

Setor Sucroenergético do Triângulo Mineiro


Projeto Encadeamento Produtivo preparou pequenas empresas para atendimento às demandas das usinas

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o maior produtor e exportador mundial de açúcar e o segundo maior produtor de etanol exportado. Minas Gerais contribui de forma significativa para esses resultados: ocupa o segundo lugar entre os estados na fabricação de açúcar e o terceiro em produção de cana e etanol. E o Triângulo Mineiro é estratégico, por abrigar grande parte das usinas mineiras. Diante do potencial e da contribuição dada pelo setor sucro energético ao Triângulo, o Sindicato da Indústria da Fabricação de Álcool e Açúcar de Minas Gerais (Siamig) buscou o apoio do Sebrae Minas para o desenvolvimento de ações junto à cadeia de fornecedores das usinas. Assim, o projeto Encadeamento Produtivo foi realizado em 2017, envolvendo 89 empresas de diversas áreas.

A iniciativa gerou ótimos resultados, superando as metas. Houve aumento de quase 37% no índice de competividade das empresas participantes; cerca de 71% delas regularizaram ações de saúde, meio ambiente e segurança; e 100% passaram a compor o quadro de fornecedoras das usinas. O projeto gerou ganhos para os pequenos negócios, que melhoraram sua gestão, e para as grandes indústrias, que passaram a ter tranquilidade de contar com fornecedores aptos a participar de concorrência se a oferecer serviços de qualidade.

Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Minas Gerais ocupa o segundo lugar entre os estados na fabricação de açúcar e o terceiro em produção de cana e etanol; o Triângulo Mineiro é área estratégica para o setor, abrigando a maior parte das usinas mineiras.

Anterior
Anterior

Sankhya

Próximo
Próximo

Fortmais