Regional Zona da Mata e Vertentes

FortMais


Por meio do associativismo, produção de biscoitos de São Tiago tem sido potencializada

Minas Gerais é reconhecida pelas tradições culinárias que remetem à fundação dos povoados e cidades. É assim em São Tiago, na região do Campo das Vertentes, onde a produção artesanal de biscoitos é a principal atividade econômica, além de um legado. E, para reconhecer a vocação e estimular ainda mais o empreendedorismo no município, o Sebrae Minas iniciou uma parceria com a Associação dos Produtores de Biscoitos de São Tiago (Assabiscoito) em 2004, no projeto Alimentos Artesanais de São Tiago.

Desde então, foi promovida a regularização das marcas, com reestruturação de layout, registro junto ao Inpi e adequação das etiquetas com informações nutricionais. Além disso, a aplicação da metodologia Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) agregou resultados significativos: em um ano, a produção de biscoitos cresceu 95%, com a quantidade de produtos comercializados subindo na mesma medida (95,73%) e a renda bruta mensal dos associados elevada em 117% (quase quatro vezes superior à meta de aumento de 30%traçada). O número de clientes comprando no atacado passou de 232 a 433 no mesmo período.

Em 2021, foi inaugurada a Central de Negócios de São Tiago, reunindo 12 indústrias de biscoitos, que acessaram várias soluções e produtos do Sebrae, como Sebraetec, consultorias e visitas técnicas. Os impactos foram perceptíveis: custos de produção menores e maior margem de contribuição, com bom resultado financeiro. Além disso, foi criada a marca coletiva de biscoitos Fortmais.

Crédito: Arquivo pessoal

O Sebrae nos auxiliou na Central de Negócios, uma iniciativa ainda nova, masque já demonstra sua importância. A partir dela, esperamos nos fortalecer no mercado e obter grandes resultados.
— Juraci Maria de Oliveira, empreendedora
Anterior
Anterior

Setor Sucroenergético do Triângulo Mineiro

Próximo
Próximo

Massas Universal