Regional Zona da Mata e Vertentes
Polo Moveleiro de Ubá
Sebrae Minas estimulou a vocação de região da Zona da Mata
A vocação para a fabricação de móveis da região de Ubá, na Zona da Mata, foi despertada na década de 1960, com o surgimento de pequenas marcenarias, que fabricavam móveis reutilizando a madeira de caixotes. Desde então, a atividade passou a se desenvolver e, atualmente, é considerada vital para a cadeia produtiva regional.
Por volta da década de 1990, o crescimento das indústrias chamou a atenção do Sebrae Minas, que, em 1996, passou a trabalhar na organização do setor, sempre em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). Naquela época, já havia a percepção das potencialidades do polo, que se consagrava como o maior do estado de Minas Gerais pelo número de indústrias do segmento.
Desde então, ações diversas foram promovidas para fortalecer e impulsionar as 300 empresas do polo, a maioria de micro e pequeno porte e responsáveis pela geração de 7 mil empregos em 22 municípios. Entre elas, destaca-se o Seminário Moveleiro de Ubá, que, em 2021, chegou à sua 9ª edição, fomentando a inovação e a integração em toda a cadeia produtiva do setor na região.
Em 2009, o Sebrae Minas implementou uma iniciativa pioneira para o reforço da competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL). Com base em estudos sobre hábitos de consumo mundiais e principais modificações nos polos fabricantes de móveis na Europa, foi construída uma nova visão de futuro para o APL de Ubá e identificadas quatro áreas prioritárias de melhoria – Ponto de Venda, Gestão de Produtos (design), Produção e Logística –, com estabelecimento de programas para o avanço em cada uma.