Regional Zona da Mata e Vertentes

Região das Matas de Minas


Ações impulsionam e valorizam os cafés especiais

Há mais de um século, o café é cultivado na região das Matas de Minas, na Zona da Mata, vem sendo responsável pelo desenvolvimento econômico e social dos municípios. Apesar da vivência com a cultura, os pequenos produtores precisavam de auxílio para evoluir na gestão dos negócios e no alcance de melhores resultados. Em 2008, eles buscaram a parceria do Sebrae Minas e, juntos, começaram um grande projeto.

Diversas capacitações e consultorias gerenciais e tecnológicas foram promovidas por meio do Educampo, ajudando na definição de custos, no contato com empresas parceiras, fornecedores e outros grupos de produtores, além da avalição sistemática dos resultados gerenciais e do estímulo ao cooperativismo. Com o resultado, os produtores melhoraram a gestão das atividades, com ganhos quantitativos e qualitativos agregados ao café, inclusive acesso a novos mercados nacionais e internacionais.

Além disso, o Sebrae contribuiu para a criação, estruturação e desenvolvimento do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, a conquista da Indicação Geográfica (modalidade Indicação de Procedência) Região das Matas de Minas e a criação e gestão do Selo de Origem da Região das Matas de Minas. Vários produtores hoje detêm o selo, tanto para cafés verdes quanto para os torrados e moídos.

Crédito: Arquivo pessoal

Com o apoio do Sebrae, evoluímos na governança, criamos a marca coletiva e conquistamos a indicação de procedência. Tudo isso fez com que a região das Matas de Minas se consolidasse como produtora de cafés especiais, com origem controlada.
— Sérgio Cotrim D’Alessandro, presidente do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas
Anterior
Anterior

Polo Moveleiro de Ubá