Regional Zona da Mata e Vertentes

Polo Audiovisual de Cataguases


Minas tem um dos principais centros de formação e produção de obras cinematográficas

Com sede em Cataguases, o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais foi inaugurado em 2010, reunindo143 cidades. É reconhecido como um dos principais centros de formação e produção audiovisual em funcionamento no interior do Brasil, registrando 30 grandes obras cinematográficas já finalizadas.

O Sebrae Minas é parceiro do polo desde 2007, atuando desde a modelagem e planejamento estratégico até a organização do Arranjo Produtivo Local (APL), que tem grande impacto no desenvolvimento regional. O estímulo ao setor foi essencial para formar a Rede de Cooperação, que, ao longo de 12 anos, reuniu investimentos de R$ 20 milhões para fomento direto à produção e pós-produção das obras audiovisuais, organização de fóruns e festivais e realização de planos de formação e qualificação profissional. Como resultado, tem-se o fortalecimento do mercado audiovisual em Minas, a promoção de um modelo de governança e o impacto de R$ 165 milhões para a economia da Zona da Mata, do Estado e do Brasil, além da criação de 2,5 mil postos de trabalho e a abertura de negócios na região por mais de 40 novos empreendedores.

Em 2022, um novo ciclo será iniciado com a inauguração, em Cataguases, do Animaparque, um centro de formação e produção de filmes e séries de animação.

Crédito: Arquivo pessoal

Entre 2010 e 2018, o Brasil experimentou o seu maior ciclo de produção audiovisual, revelando toda a força da criatividade e da diversidade cultural brasileira. O Sebrae foi agente para a valorização e posicionamento do setor enquanto uma indústria promissora, realizando pesquisas, estudos, programas de qualificação profissional, entre outras ações.
— César Piva, gestor cultural
Anterior
Anterior

Massas Universal

Próximo
Próximo

Polo Moveleiro de Ubá