Regional Rio Doce e Vale do Aço

Polo de São João de Manteninha


Passo a passo, Sebrae Minas contribui para evolução das atividades

Moradora do distrito de Vargem Grande, município de São João de Manteninha, Iza Maria de Mendonça começou no ramo de costura para complementar a renda familiar. Logo viu melhores oportunidades de ganhos com as peças íntimas, fundando a Meury Kiss, a primeira confecção do local, em 1985. Irmãos, cunhados, filhos, genros e funcionários seguiram o exemplo, aprendendo o ofício e abrindo suas próprias confecções.

O crescimento do polo tomou fôlego a partir de 2005, com as primeiras ações do Sebrae Minas junto aos empreendedores. Na época, 14 fábricas operavam sem processos produtivos eficientes e com foco nas vendas via representantes. O Sebrae mostrou que era preciso abrir lojas próprias para exibir produtos e receber clientes e preparou o grupo, via capacitações, para desde a gestão de negócios até o atendimento ao cliente. Também prestou suporte em áreas como cooperação, eficiência produtiva, capacitação financeira e gerencial, melhoria de layout de produção e organização de visitas a feiras especializadas.

Depois, o trabalho para fortalecer o associativismo e o cooperativismo no grupo levou à criação da Associação dos Empreendedores de Confecções, Indústrias e Comércios de São João do Manteninha e Região (Assecon). E o conjunto de ações mudou a realidade local, com cenário que permanece em evolução. Atualmente, hámais de 35 fábricas de moda íntima registradas no distrito, todas com lojas próprias, recebendo clientes de Minas Gerais e outros estados.

Crédito: Reprodução Instagram Meury Kiss

No início ninguém tinha loja, era tudo muito caseiro, meio que ‘fundo de quintal’. O Sebrae chegou para ajudar no desenvolvimento do Polo, com seus cursos, e, com isso, nossas vendas foram crescendo. Hoje, contamos com mais de 35 empresas e vendemos lingerie para todo o Brasil.
— Ilza Maria de Mendonça, empreendedora
Anterior
Anterior

Flor da Nêga

Próximo
Próximo

Polo Metal Mecânico