Regional Rio Doce e Vale do Aço

Flor da Nêga


Em um momento de crise, a bagagem de aprendizados faz a diferença para encontrar soluções

As irmãs Giovanna e Bethânia Couto Pinheiro e Neves, proprietárias do Flor da Nêga, empreendimento de cerimonial e floricultura de Itabira, passaram por momentos muito delicados durante a pandemia. Até março de 2020, 70% do faturamento vinha do trabalho de gestão de eventos, como casamentos, formaturas ou encontros empresariais, que foram suspensos como medida sanitária. Atendidas pelo Sebrae Minas desde a fundação do negócio, elas não hesitaram em novamente buscar apoio para lidar com o desafio.

A proximidade e a confiança estabelecidas com o Sebrae, além de aprendizados anteriores, foram fatores cruciais para que o Flor da Nêga sobressaísse às adversidades. A empresa já tinha participado, por exemplo, do Programa Lean, um modelo de gestão baseado em medidas simples, mas decisivas.

Para o novo momento, foi feito um trabalho de consultoria a distância, por meio do qual as possibilidades de ação foram analisadas. Com isso, o Flor da Nêga se reinventou, tendo sempre os clientes e potenciais clientes em foco: cestas especiais, vinhos e mini eventos passaram a compor a cartela de produtos e serviços, incrementados pelo delivery. O fato de a maior parte dos negócios já ser fechada de forma on-line facilitou o processo.

 Crédito: Pedro Vilela

O Sebrae é o melhor amigo do pequeno empresário, e muita gente não sabe disso! Nossa empresa se transformou, otimizou processos, aderiu ao mundo digital, se organizou financeiramente, e, com tudo isso, foi possível enfrentar momentos difíceis e superar muitos desafios.
— Bethânia Couto, empreendedora
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