Regional Jequitinhonha e Mucuri

Hágil Terapêutica


Com base em um planejamento consistente, o laboratório conquistou certificações e status diferenciados no mercado veterinário.

Percebendo uma lacuna no mercado de produtos homeopáticos para animais, o engenheiro agrônomo Sérgio Cangussu Santana se uniu a um médico veterinário e criou, em 2009, a Hágil Terapêutica. O laboratório, especializado em medicamentos homeopáticos para animais, da cidade de Teófilo Otoni, lançou produtos inovadores para fortalecer o sistema imunológico e nutricional e, com excelente aceitação, logo passou de micro para pequena empresa.

Entretanto, a gestão não acompanhava o crescimento. Além disso, Sérgio tinha o desafio de obter a certificação de qualidade ISO 9001 para ampliar a carteira de clientes. Por isso, ele buscou o Sebrae Minas, no qual acessou as consultorias tecnológicas do Sebraetec. Com a melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços, Sérgio evoluiu o processo de gestão e adequou a Hágil aos requisitos da norma, obtendo a ISO 9001 em 2017. Na sequência, já emplacou outra certificação, a IBD, tornando-se o primeiro laboratório homeopático mineiro registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Após as certificações, a empresa passou a vender para distribuidores que antes não conseguia acessar. E, com o apoio do Sebrae, a Hágil reduziu custos com a organização dos processos e passou a ter um planejamento mais adequado e seguro.

Crédito: Arquivo pessoal

Uma bússola. É isso que o Sebrae Minas tem sido desde que iniciei minha carreira, aos 17 anos. Fiz cursos diversos, participei do primeiro Empretec em Teófilo Otonie posso dizer: a instituição é a impulsionadora de desenvolvimento, crescimento e inovação.
— Sérgio Cangussu Santanta, empreendedor
Anterior
Anterior

Artesãs do Jequitinhonha

Próximo
Próximo

Região do Serro