Regional Jequitinhonha e Mucuri

Artesãs do Jequitinhonha


Fortalecer a identidade, proteger a origem e promover a cultura de cooperação são objetivos do trabalho

O artesanato do Vale do Jequitinhonha é uma tradição passada de geração a geração. Desde 2008, o Sebrae Minas vem atuando junto a 130 artesãos, em sua maioria mulheres, das comunidades de Coqueiro Campo e Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes). A proposta é torná-las protagonistas do desenvolvimento local e fortalecer a identidade e a origem do território como diferencial competitivo.

 O trabalho reúne iniciativas para apoiar o acesso a mercados estratégicos, conferindo mais visibilidade aos trabalho sem grandes eventos do setor. Há também soluções voltadas para a gestão dos negócios e novas metodologias de trabalho, utilizando a inovação e o design, além do fortalecimento da cultura de cooperação entre os artesãos. 

No ano passado, o Sebrae Minas, em parceria com o Conselho das Artesãs do Vale do Jequitinhonha, lançou a primeira marca território voltada para o artesanato. A iniciativa fortalece a identidade e divulga a origem das peças, além de estimular e valorizar o artesanato regional. Tudo sempre preservando o saber ancestral e gerando renda para as comunidades.

Crédito: Arquivo Sebrae Minas

Com a parceria do Sebrae Minas, conseguimos participar de mais feiras, o que garantiu maior visibilidade para o nosso trabalho e um aumento nas vendas. O Sebrae vem sendo esse grande apoio.
— Anísia Lima de Souza, artesã
Anterior
Anterior

Programa Mind 4.0

Próximo
Próximo

Hágil Terapêutica