Unidade de Educação e Empreendedorismo

Escola do Sebrae


Há 28 anos, instituição é referência em educação empreendedora

Relações-públicas, administrador de empresas e cientista político, Stefan Bogdan Salej sempre acreditou na importância da formação de jovens com capacitação gerencial para apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Por isso, ao ocupar a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas entre 1991 e 1994, ele idealizou e fundou a Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte (ETFG-BH), hoje Escola do Sebrae (EFG), uma referência em educação empreendedora para jovens no país.

Com projeto baseado em um modelo austríaco, a escola recebeu as primeiras turmas em1994, visando formar cidadãos empreendedores e sujeitos críticos, preparados para o mercado de trabalho e a vida. Hoje, a Escola do Sebrae se destaca por ser uma instituição de ensino atenta aos desafios do mundo contemporâneo. O DNA da inovação é o pilar da sua metodologia, que busca uma formação para além das disciplinas tradicionais.

Em 2022, a Escola do Sebrae completa 28 anos, com mais de 10 mil alunos formados pelo Sistema de Formação Gerencial (escola própria e escolas licenciadas), além do projeto social para estudantes de escolas públicas, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). Criado em 2010,em parceria com o Governo do Estado, o curso gratuito de formação técnica em Administração já formou mais de 2,4 mil jovens de baixa renda, seguindo a mesma metodologia de ensino aplicada na Escola do Sebrae. O modelo do NEJ foi replicado na Bahia e no interior de Minas, impactando ainda mais pessoas.

Crédito: Arquivo Sebrae Minas

O futuro da empregabilidade está nas pequenas empresas, por isso, estimular a preparação dos empreendedores é fundamental. A Escola do Sebrae tem como objetivo formar jovens como líderes de transformações empresariais e sociais.
— Stefan Salej, ex-presidente do Sebrae Minas, idealizador e fundador da Escola do Sebrae
Anterior
Anterior

Embaixadores da Educação

Próximo
Próximo

Sirius