Unidade de Educação e Empreendedorismo
Embaixadores da Educação
Projeto mobiliza estudantes a agir pela melhoria de suas escolas e de seu futuro
“Como retornar para a sociedade a oportunidade que nós tivemos?” Foi essa pergunta que levou Guilhermina Abreu e um grupo de amigos e ex-alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), da Escola do Sebrae, a fundar a ONG Embaixadores da Educação. O ano era 2011, e eles uniram ideias com um propósito: mobilizar estudantes da rede pública de ensino a tornar-se mais proativos e promover melhorias nas próprias escolas. Dois anos depois, o projeto começou em uma instituição de Belo Horizonte. Hoje, o grupo é capaz de reunir milhares de estudantes no Mineirão.
Filha de surdos, Guilhermina aprendeu em casa sobre as mudanças que a educação pode promover na vida das pessoas. Com a vivência na Escola do Sebrae, o interesse pela área foi estimulado, assim como ampliado o acesso a uma série de ferramentas e metodologias que inspiraram as ações dos Embaixadores da Educação.
A ONG atua hoje com três programas. O principal, Embaixadores na Escola, consiste em uma metodologia em que, por meio de jogos, dinâmicas e reflexões, os estudantes podem identificar problemas e criar maneiras de solucioná-los, com os recursos disponíveis ao seu redor.
O segundo programa é o Crie o Impossível, um evento de alto impacto motivacional realizado em parceria com o Sebrae, que oferece uma série de palestras com histórias inspiradoras para despertar sonhos e abrir perspectivas para estudantes da rede pública. E o terceiro é o Empower, uma plataforma de desafios on-line, na qual o aluno cria projetos de melhoria para a sua escola e ganha pontos e prêmios.