Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Consórcio Amog


Articulação regional contribui para formalização de negócios, melhorias no processo produtivo e maior desenvolvimento

No último semestre de 2021, o Sebrae Minas, a Associação de Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) e o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (Cimog) iniciaram a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa tem a importante missão de legalizar e regulamentar o comércio regional de produtos de origem animal, agregando vários benefícios para pequenas empresas e produtores rurais. 

A partir de então, gestores municipais da Amog apresentaram projetos de lei para aprovação pelas Câmaras Municipais. Técnicos e analistas do Sebrae e entidades parceiras, por sua vez, trabalharam no alinhamento das recomendações técnicas e na realização de treinamentos e capacitação para os produtores. E a certificação foi iniciada nos municípios de Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Nova Resende e São Pedro da União. 

O processo leva a melhorias nas condições higiênicas e sanitárias dos produtos fabricados regionalmente, além da formalização dos negócios. E o uso de um selo atestando a certificação permite que haja maior área de comercialização, melhorando os resultados para os produtores e contribuindo para a geração de mais empregos e renda, com impacto direto na economia regional.

Crédito: Arquivo pessoal

Projeto em parceria como Sebrae Minas vai ampliar a área de comercialização dos produtos, e isso vai mudar a realidade do setor. O produtor rural terá mais renda, e a região do consórcio, um maior desenvolvimento.
— Marco Antonio Godoy, secretário executivo do Consórcio Amog
Anterior
Anterior

Sirius

Próximo
Próximo

Mazé Doces