Região Noroeste e Alto Paranaíba

Região do Cerrado Mineiro


Há 50 anos, a dedicação e a força coletiva geram resultados extraordinários.

A região do Cerrado Mineiro abrange 55 municípios do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado, sendo reconhecida pela produção de cafés especiais. O cultivo começou em 1972 e, neste ano, celebra 50 anos, assim como o Sebrae Minas.

Há mais de duas décadas, os produtores contam com o apoio da instituição por meio de capacitações, aplicação de novas estratégias de valorização do produto, busca de certificações, entre outras. Foi no Cerrado Mineiro, inclusive, que a primeira edição do Educampo Café, ocorreu, em 2001.

A primeira Denominação de Origem (DO) para cafés do Brasil foi conquistada pela região em 2013, a Indicação de Procedência (IP) chegou em 2005, e o selo do Programa de Qualidade do Café (PQC), em 2019. O Cerrado foi também a primeira região no mundo a obter a certificação ISO 9001 e a estampar a marca coletiva nas sacas do grão.

Desde 2015, um Plano de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Promoção da Região do Cerrado Mineiro contempla ações de treinamento e consultoria aos produtores para a pós-colheita. Atualmente, a região soma 4.500 cafeicultores e 255 mil hectares de lavouras e produz uma média de 6 milhões de sacas por ano, em um sistema que conta com sete cooperativas e seis associações. E, neste ano, será alcançada a marca de 1 milhão de sacas certificadas com Origem Cerrado Mineiro.

Crédito: Arquivo pessoal

Com muitos anos de parceria com o Sebrae Minas e por meio de projetos desde a gestão em propriedades, passando por boas práticas agrícolas, certificação da origem, governança e promoção da marca, o nosso café está em mais de 30 países, de todos os continentes.
— Juliano Tabaral Gonçalves, superintendente na Federação dos Cafeicultores do Cerrado
Anterior
Anterior

Programa Líder

Próximo
Próximo

Cirúrgica João