Região Noroeste e Alto Paranaíba
Programa Líder
Metodologia estimula interface entre atores diversos para o desenvolvimento regional
Com topografia plana, clima favorável, mananciais de água suficientes para atividades agropastoris e posição geográfica de fácil acesso, a região do Coração do Cerrado se tornou uma das principais áreas do agronegócio nacional. Composta por 11 municípios (Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte e Romaria), a área destaca-se na produção de soja, milho, café, pecuária leiteira e de corte, entre outras atividades. Mas a desarticulação entre o poder público e as lideranças setoriais se colocava como um desafio para o desenvolvimento.
Por isso, em 2017, o Sebrae Minas deu início ao Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) para mobilizar, qualificar e integrar as lideranças dos setores público e privado e do terceiro setor. Como resultado, em 2018 foi lançado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Coração do Cerrado, contemplando os eixos Turismo, Ambiente de Negócios e Inovação, Políticas de Fomento e Agronegócio. Ações foram promovidas, resultando na reestruturação do Consórcio Intermunicipal dos municípios, na criação do Centro de Inovação do Coração do Cerrado (Inovaccer), na realização de eventos regionais etc.
Também foi lançada a marca Coração do Cerrado, uma referência à grandeza produtiva e à representatividade do bioma brasileiro daquela região. Entre as estratégias previstas, está a construção de uma usina de beneficiamento e transformação do lixo em energia limpa.